quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Caderninho da Obra

Me lembro até hoje de um dos meus primeiros dias num dos meus primeiros estágios, quando meu grande amigo, Lallo, me deu a dica: "Tenha sempre um caderno para anotar tudo referente a seu trabalho. Se você centralizar todas as suas anotações num só lugar, você sempre vai encontrar a informação que procura."

Sei que pra muita gente, essa prática não é nenhuma novidade. Sei também, que não foi ele quem a inventou, mas foi com ele que a aprendi. E daí pra frente a adotei. Passei a ter um caderno pro trabalho, um pra viagens e lógico, um pra obra.

Ele é pequeno, meio A4, assim cabe na minha bolsa e eu posso levá-lo sempre comigo. Tudo que acontece na obra, fica anotado lá. Nada de milhões de pedaços de papel, espalhados pelas gavetas.

E eu gosto tanto dele, que resolvi apresentá-los pra vocês :D.

A capa fui eu mesma que fiz e mandei encadernar com folhas de um caderno qualquer.


Nele posso fazer rabiscos,


anotar medidas,


preços e informações importantes.


Costumo usar as últimas páginas para anotar todos os telefones e contatos dos fornecedores e os gastos com operários.

E pra guardar cartões, notinhas e papeizinhos com informações importantes, peguei um bolso de plástico e encadernei-o junto com as folhas, no final do caderno. Assim nada se perde!

Eu já me afeiçoei tanto a ele, que estou pensando seriamente em mandar emoldurá-lo no final da obra e pendurá-lo na parede do apê! :P

~ ~ ~ ~ ~

P.S.: Ter uma pasta pra guardar as notas fiscais e outra pra separar folhetos de lojas, recortes e orçamentos também é uma boa pedida!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Primeiros Socorros

Seguro morreu de velho, e a gente NUNCA deve se esquecer disso numa obra.

Mas... a gente sempre acaba esquecendo...

Toninho, nosso marceneiro de plantão, que o diga. Esta semana ele nos deu um susto e tanto!

Pra finalizar os acabamentos das portas de correr, resolveu subir na escadinha. Aquela de 4 degraus, que é tão prática quanto vagabunda. Então. Depois de meses de obra, a dita cuja já estava nas últimas. Tanto é que, quando me dei por mim, Toninho já estava estatelado no chão! Que susto! E que corte!!! Sim senhores! Um corte fundo no cotovelo. Eu cheguei a fotografá-lo, mas achei que não seria de bom tom publicar a foto aqui. O machucado foi feio...

Na minha cabeça de hipocondríaca, ele deveria ter levado uns pontos naquele cotovelo, mas... cobra criada que é, disse que estava tudo bem e continuou seu trabalho.

Enfim, tudo isso nos fez lembrar, mais uma vez, que em obra, todo cuidado é pouco. Repito:
Em obra, TODO CUIDADO É POUCO!!!

E um kit de primeiros socorros nunca é demais. Afinal, eu tive que correr na farmácia, pra comprar um!

Fica a dica!


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cores pela casa

Lá vem ela falando novamente sobre cores. Ah, gente! Eu não resisti! Esta semana passei lá no apê e dei de cara com as paredes coloridas devidamente pintadas! Foi uma surpresa linda!

Ok. Ainda está com cara de mal pintado, porque foi só a primeira demão. Mas quis compartilhar com vocês, ainda assim :D

Tcharam!!!

Essa é a parede onde ficará a cabeceira da minha cama!

Rosinha, Bianca? Pois é... rosinha. Afinal, sou menina :P
Mas juro pra vocês que não é tão rosa quanto aparenta na foto :)

E com vocês, a parede vermelha da minha cozinha!!!

Não adianta. Depois de muuuito escolher, caí na minha cor preferida!

Dizem que vermelho abre o apetite. Espero que NÃO!!! Até porque, é uma parede só, né?
Não vejo a hora de me mudar!!!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Furando teto para encaixar luminárias

Depois da primeira deão de tinta, chegou a hora de furar o teto para encaixe das luminárias embutidas. Fotografei o passo-a-passo, que mostro aqui pra vocês :)

Pro banheiro e pra cozinha, a luminária escolhida foi a da foto abaixo:


Por sorte, ela é toda desmontável, então conseguimos usar uma parte dela como molde, para o traçado dos buracos. No caso dos spots, não tivemos essa sorte. A solução foi encontrar alguma coisa redonda com o mesmo diâmetro das luminárias. Acabamos usando um rolo de fita adesiva :)

Aqui vemos a luminária sem o vidro

E aqui é o "balde" de metal da luminária, que foi usado como molde

O passo seguinte foi medir o teto e marcar onde eu queria que as luminárias entrassem. Depois foi só pegar o tal "balde" da luminária e usá-lo como molde para traçar o corte.


Pra cortar o teto de gesso, o Ari usou uma serrinha de fita. Primeiro fez um buraco no meio, depois cortou "raios" do meio para as pontas e por último cortou a circunferência.

Reparem não, mas tem dois traçados aí, porque a gente marcou e depois eu mudei de ideia :P

Prontinho! Tetos da cozinha furados! Depois que o sinteco e a pintura estiverem prontos, basta encaixar as luminárias nos seus devidos lugares.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

E por falar em cores... Falemos de fachadas

Nessa minha busca pela cor da parede ideal, comecei a reparar mais em cores de um modo geral. E descobri, espalhadas pela cidade, várias fachadas bacanas. Fui fotografando cada uma delas, pra depois postar aqui. Lógico!

Então deixo vocês com fachadas coloridas para este final de semana!

Essa foto não ficou muito boa, porque foi tirada com a câmera do celular.
Mas eu gosto dessa combinação creme com marrom. Realça bem esse estilo meio Europa da casa :P

Amarelo com azul e branco fica muito fofo, né? Adoro quando as janelas tem uma cor diferente das paredes :)

Mais uma casa amarelinha e branca. Adorei!

Essa combinação, na minha opinião, é das mais bonitas! Esse verdinho com os detalhes em branco, combinando com a cor do telhado (que inclusive foi usada pra pintar partes da fachada também) ficou maravilhosa!!!

Infelizmente só consegui fotografar essa casa de lado, porque ela fica numa vila fechada. Mas não resisti, tive que registrar essa combinação do azul com o branco e com o cinza. Deu toda uma vida pra fachada, que se fosse toda monocromática, ficaria sem graça.


E termino com uma ideia que achei genial! A mesma casa se divide em dois estabelecimentos diferentes. Pra separá-los, olha o que os donos fizeram: usaram as mesmas cores (vermelho e branco), só que aplicadas de forma invertida. Sensacional! 



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Banheiro - janela e box

No mesmo dia em que as janelas da cozinha chegaram, vieram também a janela do banheiro e o box. Acabei não escrevendo sobre esses itens, porque o post das janelas ficou tão grande, que resolvi deixar esses itens pra depois. E agora, o depois chegou :)

A sugestão para a janela do banheiro foi uma Maxim-ar. Trata-se de um modelo de janela basculante, cujo vidro vira 180º. É bem bacana e por isso aceitei de cara. Mas pra não ficar muito indiscreta, escolhi colocar um vidro fixo na base da janela. Ah, sim! Os vidros são do tipo mini-boreal, que é quase como se fosse jateado. Fotos ilustram:
Janela do banheiro vista de dentro
Janela do banheiro vista de fora

E pra combinar com o branco + madeira do meu banheiro pequeno e fofo, resolvi que os metais que sustentam o blindex seriam branquinhos também. Ah! E os vidros transparentes, que é pro piso bacanão ficar à vista, né?





Gostaram? Eu amei!

E por hoje é só, pe-pe-pessoal!


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Branco que é branco, não é branco!

Então você resolve que quer pintar sua casa toda de branco, pensando que assim, simplifica as coisas. Mas... Você vê em várias revistas uma coisa bem legal: uma parede quase branca com rodapé e alisares branquinhos; e resolve que é isso que você quer na sua casa. Aí você vai até a loja, feliz e faceira, achando que basta chegar lá e pedir um balde de tinta branca mais escurinha e outro de branco neve e tá tudo certo. 

Ahã, Claudia, senta lá...

Senta lá e chora, porque você se depara com a gama infinita de brancos que existe nas palhetas de cores dos fabricantes de tintas. É um tal de branco inspiração pra lá, branco gelo pra cá, passando pelo sopro de neve, pela peça de cristal, pelo branco minimalista, dando um giro pelo branco natural e finalizando em outros oitocentos e noventa e sete mil, quinhentos e trinta e nove tons de branco diferentes! Um é mais rosado, o outro mais azulado, tem vários esverdeados e amarelados e acinzentados! Ufa! Nem esquimó consegue perceber a diferença entre eles. 

Agora, imagine você, uma menina super "decidida" como eu, tendo que escolher um tom de branco pra parede do seu apezinho no meio desse espectro gigantesco. Preciso falar mais?

Não sei se preciso, mas vou falar: não tenho mais paredes para experimentar os brancos!!! E pra piorar a situação, acabei de descobrir que as cores das latinhas de testes, não ficam iguais às cores da lata grande!!! Pode um negócio desses??? (Segundo meu pai, a loja é que está com a máquina de misturar as cores descalibrada...)

A parte boa, é que gostei de um dos tons da latinha de testes, então estou pensando em pedir pro próprio pintor fazer uma mistura da cabeça dele, seguindo o tom que mais me agrada. E torcer pra que dê certo! Ou então, vou chutar o balde, escolher um branco qualquer e rezar pro santo dos tons de branco pra que fique lindo de morrer!

Parede da sala pintada com brancos diferentes

Outra parede da sala com dois tons de cada lado

Testes com tons de branco na parede da cozinha

Mais testes na parede da cozinha


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tá ficando chato...

Hoje, à caminho da obra, com meu pai, fiz o seguinte comentário: "Pai, acho que você está se estressando muito com detalhes. Coisas nas quais nem vamos reparar, um mês depois de prontas." E ele concordou.

Mas pra que??? Pra que é que eu fui dizer isso??? Bastou ficar meia horinha na obra, pra eu começar a achar um monte de defeitos em tudo. E o foco hoje foi o acabamento das portas de correr. Comecei a encrencar com o fechamento que esconde os trilhos. Estava muito mal feito. Em seguida comecei a questionar como esconderíamos os defeitos e blablabla whyskas sachê, whyskas sachê blablabla. Não preciso nem dizer que foi um estresse só, porque quem cuidou dessa parte foi o meu pai, tadinho, e ficou parecendo que eu estava cobrando isso dele.

Pois então, sabem o que eu ouvi dele? "Mas você mesma acabou de me falar que não deveríamos nos estressar com esses detalhes, que depois de um mês passariam desapercebidos!"

Toda razão, pai, toda razão... My Lord! What a morning! (traduzindo, porque estamos no Brasil, e eu acho um saco essas pessoas que vivem soltando frases e palavras em inglês: Meu Senhor, que manhã!).

Enfim, saí da obra lamentando: "No começa estava legal, agora já está ficando chato! Muito chato..."

Desculpem o desabafo, mas eu não aguento mais! Não quero mais brincar disso, não...


Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...