segunda-feira, 15 de abril de 2013

Esquema de Interruptores Three Way

Não vou falar aqui sobre como fazer a instalação de interruptores three way. Não sou eletricista e ainda não cheguei nesse nível de especialização. Enfim, não quero ver ninguém botando fogo em casa por minha culpa! Mas gostaria de, primeiro, explicar o que são os interruptores three way e falar um pouco sobre suas vantagens.

Explicar o que são interruptores com esquema three way é bem simples. Sabe quando você tem uma lâmpada na sala que você pode acender e apagar tanto de um interruptor que fica na entrada do cômodo, quanto de um outro interruptor que fica láááá do outro lado, quase chegando na cozinha? Então, isso é o que chamamos de um esquema de interruptores three way.



Aqui no meu apartamento, eu coloquei esse esquema apenas no corredor que leva a sala à cozinha e em dois pontos do quarto. No corredor, posso controlar as luzes tanto na entrada da sala, quanto na da cozinha e no quarto, posso acender e apagá-las através do interruptor junto à porta e de um outro, estrategicamente colocado ao lado da cama.

Esquema de interruptores triway do corredor e quarto no meu apartamento.

As vantagens são óbvias: você não precisa atravessar cômodos no escuro. Se você possui uma entrada de serviços, por exemplo, mas o interruptor das luzes da sua cozinha ficam apenas do oooooutro lado do cômodo, você vai precisar atravessá-lo inteirinho no escuro, para poder acender as luzes. Isso sempre acontece comigo. Diacho! Mas se eu tivesse colocado um sistema de interruptores three way na cozinha, teria como acender as luzes logo quando entrasse e depois apagá-las quando quisesse ir para a sala.

Esquema de interruptores da minha área e cozinha, onde não coloquei triway.

"Ah, mas isso deve ser complicadíssimo de se fazer, dona Bianca! O eletricista não vai saber!"

Eu sei que disse que não seria um post passo-a-passo, mas sei também que qualquer eletricista que se preze sabe fazer esse tipo de instalação. Tem mistério nenhum. E se ele não souber fazê-la, acho melhor contratar outro, porque considero isso o básico do básico.

Então, antes de começar sua obra, não se esqueça de pensar na iluminação e na posição dos interruptores. Você agradecerá a si mesmo no futuro!

Outros posts sobre o tema iluminação:

http://reformareforma.blogspot.com/2011/10/comprando-luminarias.html

http://reformareforma.blogspot.com/2012/02/furando-teto-para-encaixar-luminarias.html

10 comentários:

  1. Lá em casa temos vários desses... e quem fez foi meu pai, que nem é eletricista, ou seja, um eletricista vai saber como fazer... minha diversão era deixar o interruptor posicionado no meio pra meus pais não conseguirem acender a luz da outra parede... malvada eu...

    Só que tem gente que conhece eles como "interruptor paralelo". Então se o eletricista não conhecer o three-way, pode pedir por paralelo que pode ser que aí ele entenda.

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site, ficou muito bom, trabalho na área de franquias de reparos e reformas e sempre que posso vou visitar o seu site para ver se encontro alguma novidade, abs

    ResponderExcluir
  3. Lá em casa tenho vários, mas chamamos aqui de chave hotel, fica muito bom.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. MUITO LEGAL MESMO, AQUI EM CASA TENHO NO MEU QUARTO, ACENDO TANTO DO MEU LADO QUANTO DO LADO DO MARIDO DA CAMA, MUITO BOM, BJS

    http://realizandosonhovirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aqui no ape tenho em varios pontos, a sala tem 3 pontos, o quarto tem em dois lugares, mas precisava de um na cozinha tb!
    Adorei o post nem sabia o nome disso!
    BJaum

    ResponderExcluir
  6. Bianca, esse esquema é realmente um adianto. Os eletricistas conhecem também como ligação paralela (ao invés de three-way). Quando se tem dois pontos de comando, chama-se three-way ou paralelo e quando se tem mais de dois pontos, chama-se four-way. Na minha reforma fiz nos quartos, sala, corredor e garagem. Essa ligação é bem fácil de fazer. Qualquer eletricista pé-de-cachorro consegue. Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Na verdade seria three way de "três caminhos".

    ResponderExcluir
  8. Na verdade seria three way de "três caminhos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, vc tem toda razão, faz todo o sentido. Me senti até burrinha agora :P
      Já corrigi o texto. Muito obrigada!

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...