Como vocês já devem ter percebido, portas de correr dão assunto pra milhões de posts, né não? Mas se você não aguenta mais ler sobre esse tema, vai ter que esperar pelo próximo texto, pois hoje falarei sobre como fizemos para instalar os trilhos no chão.
Bom, se você tem acompanhado meu humilde bloguito, já deve ter percebido que tenho portas de correr separando a sala do quarto. E como essas portas correm num espaço maior do que o vão que elas fecham, não tem como colocar uma guia no chão, como é feito normalmente em portas de correr (já falei sobre a guia aqui).
Tá, eu sei, os trilhos e as roldanas correm no topo da porta. Mas se você não tem nem trilho, nem guia no chão, a porta fica pendurada e balança de um lado pro outro. Isso, com o tempo, pode danificar os trilhos superiores e as roldanas. A solução? Trilhos no chão.
Beleza. Mas trilhos no chão podem ser um obstáculo. Você acaba tropeçando e chutando eles o tempo todo, o que também irá estragá-los com certeza. Como resolver esse porém?
Tcharan! Cavando um sulco no chão!
Pra variar, as imagens falam melhor do que as palavras. Então vamos ao passo-a-passo ilustrado:
Pra começar, no local onde entrariam os trilhos, os tacos foram removidos, o chão foi cavado um pouco mais e em seguida foi acimentado |
Uma tábua de madeira maciça foi, então, colocada no local. Essa tábua deve ficar mais funda que os tacos, de forma que os trilhos fiquem margeando com a altura dos tacos. |
A tábua vai de fora a fora |
A seguir, os tacos foram colocados no entorno da tábua. O acabamento foi feito com os tacos sobrepondo a tábua e... |
... com ripas de madeira arrematando as bordas do vão. (Aqui o sinteco já está pronto também) |
Depois do sinteco pronto, chegou a hora de prender os trilhos. Com uma ripa de madeira, você faz um gabarito, pra marcar melhor a distância entre o trilho e a lateral do vão. |
Os furos para os parafusos são feitos com uma furadeira. |
E acabou!!! Agora minhas portas correm de fora a fora!
Ficaram lindas! Meninaaaa! Sou louca por parquet, ainda mais assim, clarinho. Acho muito, mas muito bonito, mas dá um trabalho... Abraço!
ResponderExcluirNossa eu fico admirada com o que fez com o Ap.. ficou lindoooo.. e espaçoso.. essa idéia da porta foi bem lega.. e acho lindo o seu tacos.. na casa da minha mãe tem e quando passa cera fica brilhoso demais..
ResponderExcluirbeijos e parabéns..
Que lindo que ficou, olhando as primeiras fotos nem parecia que ia ficar lindo desse jeito! Amei... para o apto novo também vou querer colocra portas de correr no meu quartto e do meu filho!
ResponderExcluirHoje é o ultimo dia pra participar do sorteio do livro Dez leis para ser feliz do Augusto Cury, lá no meu blog... basta ser seguidor e deixar o nome!
http://psicologaregina.blogspot.com.br/2012/05/sorteio.html
O sorteio será hoje(08/06/12) as 18:30.
Beijos
Maravilhoso esse resultado final!!! Muito bom! Parabéns! Beijão e bom fim de semana...
ResponderExcluircantinho da galega.blogspot.com
Ficou muito bom, trabalho super bem feito. E que diferença do antes hein?!
ResponderExcluirPor isso eu amo ver reformas! Bjos!
Oi Biancolina! Támbém sou do Rio e estou pensando em fazer uma reforma. Pra ter uma ideia de quanto preciso juntar, gostaria de saber quanto você gastou com essa reforma. Sem os gastos de decoração (armários, etc), só com a parte de construção(material + serviço). É só pra eu ter uma base, depois vou pesquisar tudo direitinho ^^.
ResponderExcluirObrigada!
Expert em portas de correr, hein, moça? Muito legais as dicas! Beijão!
ResponderExcluirAdorei suas portas, tb vivo um dilema com as minhas e o atual dilema são os puxadores, qual a marca desses que vc colocou nas portas? Gostei muito e não encontro assim =/
ResponderExcluirOI Kelly,
ExcluirNão tenho a menor ideia da marca dos puxadores. Comprei-os numa loja na rua Frei Caneca, 87 (rio de janeiro). É só do que me lembro...
Abs
Bianca,
ResponderExcluirOlá!!!
Acabei de ler todo o seu blog e estou super instruída a respeito da minha futura construção, gostei por de mais de lê-lo, tú és muito detalhista até no blog vc detalha tudo.
Já estou lhe seguindo...e se quiser dá uma espiadinha lá no meu terreninho ( o bloguinho está desatualizado devido a e$$$pera, contudo logo, logo estarei trazendo novidades), vou amar sua visita.
Está sendo um prazer conhecer seu cantinho.
Bjos,
Luciene Azevedo
Olá!
ResponderExcluirGostaria de saber se você colocou algum tipo de roldana ou alguma coisa para a porta correr em cima do trilho?
Não é necessário, Maria Alice, basta que a porta tenha um chanfro na sua base, para correr pelos trilhos. Neste post aqui você vê fotos disso. Apesar da porta deste outro post não ter trilhos no chão, o funcionamento é o mesmo.
Excluirhttp://reformareforma.blogspot.com.br/2012/03/como-funcionam-as-portas-de-correr.html