segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Organização pós-obra

Eba! A obra acabou!!! Posso limpar a bagunça e jogar todos os restos no lixo!!! IUPIIII!!!

Sim... Você pode fazer isso... Mas depois não diga que eu não avisei, tá?

Ok. Eu ainda não avisei, mas vou avisar agora. O pós-obra é tão importante quanto a obra em si. E vocês vão entender o porque agora.

Imagine, que daí a um ano, você precise quebrar a parede do banheiro, por conta de algum vazamento   (cruz-credo-isola-bate-na-madeira-três-vez!!!). Ou então você resolve retocar a pintura da sala. É chato, mas acontece. Agora... se você não tiver tomado cuidado com o seu pós-obra, o que é chato, pode virar dor de cabeça. Porque é nessa hora que você descobre que não se lembra mais o nome da tinta que usou na sala. Ou, pior ainda, não guardou um azulejo sequer. Aí é um tal correr atrás do nome e da marca do dito cujo e quando vai comprar novas peças, descobre que a fornada agora saiu com uma cor um pouco diferente da que está na sua parede!!! É, meus queridos... Tudo isso acontece! E é por isso que o pós-obra é muito importante pra sua paz de espírito futura.

Então vamos a algumas dicas:

1) Compre sempre uma quantidade maior de pisos e azulejos. Normalmente calcula-se 10% de peças a mais do que o necessário pra sua reforma. Na hora de guardar o restante, anote tudo. Nome, marca, onde usou. Pode ser nas próprias caixas, num caderninho ou, pros mais modernos, numa planilha excel.

Pra que cada pacote ficasse mais leve, resolvemos reembalar os azulejos, separando-os em menos peças. Tudo anotado.




2) Se sobraram latas de tinta, anote em cada uma delas onde foram usadas, nome da tinta e seu código. Se você não estiver com saco, nem tiver espaço pra guardá-las, anote tudo em algum caderninho: nome, código, tipo de tinta (acrílica, super-lavável etc), marca e onde foram usadas.



3) Peças pequenas devem ser etiquetadas e guardadas todas no mesmo lugar. Assim fica mais fácil encontrá-las mais tarde.



4) Se você também possui o caderninho da obra, guarde-o para todo sempre, amém! Você também pode fotografar as páginas mais importantes, caso seu caderno já esteja caindo aos pedaços como o meu :P


Com atitudes pequenas como essas, você garante uma dor de cabeça um pouco menor, quando a dor de cabeça for inevitável...


17 comentários:

  1. Nossa, adorei as dicas.
    Nunca tinha parado para pensar nesses detalhes.
    Parabéns pela organização :)

    Beijos e ótimo comecinho de semana p vc.

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    1. Oi Lívia,
      Que bom que gostou das dicas. Fico sempre feliz, qdo ajudo alguém.
      beijos e boa semana!

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  2. Oi Bi!
    Ótima dica, sabe que nem tinha pensado nisso! Ainda não comecei esta etapa de acabamentos, mas já vou criar meu caderninho e tudo mais que a obra tem direito!!
    Daqui a 30 anos vou lembrar "bem que a Biancolina me avisou" kkk
    Bjokas flor
    Cris

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    1. Oi Cris,
      Que bom que gostou das dicas e ainda tem tempo de usá-las.
      Que bom que eu te avisei! hehehe
      beijos,
      Bianca

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  3. Nossa, ótimas dicas! Nunca tinha pensado nisso, muito bom! Rs... E é verdade. Só tive uma sorte, quando ganhamos a casa, não fomos morar ainda, alugamos por 1 ano e meio, então todos os problemas que deu, deu com os inquilinos rsrsrs... E a construtora ia lá e arrumava, a gente nem teve que se meter. Então a casa agora tá perfeitinha, rs... E toda branquinha. Mas quando eu pintar vou fazer isso que você disse! Beijos!

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    1. Muita sorte mesmo! São poucas as pessoas que tem cobaias pra morarem e arrumarem a casa na sua frente!
      beijos!

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  4. Aqui a gente tem um pequeno depósito no terraço com sobras mais de pisos mesmo, alguma coisa de rejunte e mais umas coisinhas...é super válido guardar, mesmo com vontade de colocar tudo na caçamba! rssss...bjsss

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    1. Ai, que inveja de vcs que tem um depósito! Quem me dera, eu tivesse esse espaço. Foi tudo pra casa dos meus pais. hehehe
      beijos!

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  5. Bianquinha,
    você é a mais mais da organização! Quando eu crescer, quero ser igual a você!!! hahahahha Parabénsss!!

    Bjsss!
    Manoela
    www.minhaqueridareforma.com

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    1. Obrigada, Manoela! Mas muita coisa foi ideia do meu pai. Eu só copio!
      bjos!

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  6. Bia o que é isso menina nunca vi tanta organização!!!!!!
    Parabéns!!!!! Nossa Show!!!!!!!

    Quer ir lá pra casa não?????? rsrsrs.....

    Bjosssssssss

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    1. Sabe q eu já pensei em trabalhar como "personal organizer"? Dizem que dá dinheiro, né?
      beijos!

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  7. Boa dica hein, organização é tudo! Sempre guardar os contatos tb é otimo.
    Obrigada
    bjs

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    1. Os contatos estão todos no meu caderninho! Tem tb uma listinha aqui no blog, dos que eu recomendo. Na página Fornecedores e Profissionais (http://reformareforma.blogspot.com.br/p/fornecedores.html). Qdo precisar...
      beijos!

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  8. A dica é ótima e todo mundo esquece disso no final da obra. O problema é ter onde guardar essas sobras de material pq são volumosas e pesadas. O seu foi para a casa dos pais, caso não fosse onde vc ia enfiar isso tudo? na área de servico?
    bjos

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  9. Oi...via sua arrumação horizontal (na maioria) das sobras e achei legal. Mas eu li em algum lugar que os porcelanatos devem ficar na Vertical. Vc achou alguma dica sobre horizontal/vertical sobre o piso comum?

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