terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Erros na reforma - parte 1

Nada como aprender com os erros, não é mesmo? Principalmente se forem erros dos outros :P

É por isso que resolvi postar aqui, detalhes da minha reforma que poderia ter feito diferente ou que escaparam ao meu olho, pra que vocês não os repitam. É claro que vocês podem até repetí-los, mas ai será porque não concordam comigo ou porque são teimosos! Não vou poder dizer que que não avisei! ;)

1) Posição do toalheiro no banheiro

Olha... Vou falar pra vocês que isso aí foi vacilo mesmo. Em todos os desenhos e simulações que fiz do banheiro, eu assumi que o toalheiro seria daqueles que já vem acoplado à pia. Vejam no desenho abaixo:

Eis que, em algum momento do meu projeto, resolvi colocar um armário embaixo da pia e passei a achar que o toalheiro ali, atrapalharia a abertura das portas. Ah, sim. Também teve o susto que levei, com o preço da pia que já vem com toalheiro. Milhões de vezes mais cara que a outra. Desisti da ideia.

Aí a reforma começa e você pensa: "Detalhe! Depois eu arrumo um lugar pra toalha!".

Reforma terminada e você olha pra lateral da pia e pensa: "Caraca!!! Por que é que eu coloquei essa porcaria de interruptor de luz logo aí? Seria o lugar perfeito pra pendurar a toalha de rosto!!!"

Interruptor bem no meio da parede onde poderíamos ter um toalheiro...

A solução tava na cara, era só colocar o interruptor na outra lateral da parede... Afff!!!

Resultado... Toalha pendurada na frente do espelho.

Estou falando da toalha de rosto, ok? A toalha de banho nunca foi uma preocupação pra mim de verdade.
O banheiro é pequeno demais pra isso tudo. Ou ela fica na porta do box, em dia de visita, fica no varal.


~ ~ ~ ~ ~

2) Cor do piso do banheiro 

Desde que eu tive um banheiro com chão branco, que prometi a mim mesma: chão branco, nunca mais!!!

Beleza. Tratei de escolher um chão cinza claro dessa vez. Crente, crente que seria a solução... Ledo engano. Cinza claro também suja! Principalmente se você tiver longos cabelos escuros...

Calma, gente, não estou defendendo chão preto não, ok? Tem gente que gosta, mas essa pessoa não sou eu. Acho pesado. Principalmente em ambientes pequenos. Mas se você odeio cabelo espalhado pelo chão, trate de escolher qualquer coisa, menos algo claro. Pode ser um chão estampado, pode ser rajado, pode ser imitando madeira. Mas se for clarinho e lisinho, vai sujar! Acreditem!


Pior é que eu adoro esse chão imitando cimento queimado... Acho tão chique... 

O jeito foi comprar uma pá e uma vassourinha e deixá-las apostos num cantinho do banheiro.



~ ~ ~ ~ ~


3) Posição do sofá

Já cheguei a falar sobre esse detalhe em outro post. Então serei breve aqui. No meu projeto inicial, tinha escolhido uma outra posição pro sofá. Na foto abaixo temos a nova posição, que acabei preferindo depois que o sofá chegou e preencheu a sala. Problema nenhum mudar o sofá de lugar, certo? Certo, se eu não tivesse duas tomadas na parede logo acima dele. Feio, né? Fazer o que? No projeto original, ali deveria entrar a televisão. 


Mas, como sou uma pessoa flexível e criativa, já resolvi o problema com um poster que eu ADORO! Esse foi fácil!



~ ~ ~ ~ ~



4) Chuveiro e vaso sanitário na área de serviços

Sonho meu, sonho meu, acreditar que alguém usaria um banheiro no meio da área de serviço, sonho meu! 

Infelizmente não consegui achar uma solução melhor pro banheiro de serviços. Não tinha como separá-lo da área, quando escolhi ampliar a cozinha, o espaço ali atrás ficou apertado. Pensei em colocar uma cortina, um box, uma parede de vidro separando o chuveiro do restante da área, mas seria desperdício de um espaço importante que uso para cesto de roupa suja, aspirador, carrinho de feira, essas coisas. Tive que me contentar com a ideia de que esse chuveiro e esse vaso aí serão muito uteis no dia em que meu banheiro social pifar. E só.



E você? Também errou feio e quer compartilhar seu drama?

40 comentários:

  1. Nossa, ótimo você falar isso, quando eu for reformar vou pensar nisso tudo rs... Mas você até que deu solução para quase todos né, só a do cabelo que não tem jeito rs... Ah, sua sala está linda! Amei esses toques coloridos, amei. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      Que bom que vai te ajudar. E fica ligada, porque ainda pretende escrever outros posts como esse.
      beijos!

      Excluir
  2. Moro num ap alugado de piso branco na casa toda, pense na minha aflição com meus cabelos pretos compridos. Acabo de varrer a casa e 2 minutos depois já tá tudo sujo de novo. É um inferno. Vou começar uma reforma agora no meu ap próprio, estava pensando em colocar piso gelo nos quartos, mas depois dessa acho que vou optar por um porcelanato com alguns riscos, detalhes, pra ver se disfarça mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acho que piso gelo realmente vai te trazer o mesmo problema. Tente alguma coisa com pequenas estampas. Sei que não é tão bonito, mas vai te dar muito menos trabalho e a casa vai ficar com mais cara de limpa.
      beijos!

      Excluir
  3. Olá tudo bem?!
    Acabei de criar um blog bem lindinho e vim te convidar para conhecer!!
    Não deixe de acompanhar, pois vai rolar muita coisa linda por lá!
    Já estou por aqui te acompanhando tbm!

    Bjks *.*

    ResponderExcluir
  4. Hum, me identifiquei com alguns erros, o piso do nosso banheiro é bege e liso, eu sou muito cuidadosa com esse negócio de cabelo, tenho mania de escovar e ir juntando, depois pego e já jogo no lixo, até os do ralo do box eu termino o banho e já recolho, mas marido tem cabelinhos cacheados que teimam em cair e não é só no banheiro é na casa toda!
    Agora, um grande erro do qual me arrependo muuuuuuuuito, foi de ter usado rejunte cinza na parede do banheiro, tô pensando seriamente em pintar de branco, além de ter escolhido um revestimento sem ser retificado e com um leve relevo cinza claro (que eu até gosto), errei feio no rejunte, parece que diminuiu o espaço, sei lá, acho que eu sou chata mesmo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmmm, rejunte cinza realmente dá uma escurecida no ambiente, né? Não sei se vai adiantar pintá-lo. Acho que vc teria que usar tinta epoxi e pode ficar um pouco estranho. Sugiro que vc faça um teste em algum cantinho escondido primeiro :)
      beijos!

      Excluir
  5. Eu ainda não fiz a reforma no meu apê, mas é muito bom aprender com os erros dos outros sim! Sobre o banheiro na área de serviços... lá em casa a gente tb tem e quase não usa, mas ele já salvou a gente muitas vezes quando tivemos problemas com o banheiro "oficial".
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que o seu banheiro de serviços já teve utilidade. Fico menos arrependida, hehe.
      beijos!

      Excluir
  6. Oi, passo pelo mesmo dilema, meu banheiro é branco, e aparece um fio de cabelo a distancia, eu odeio, e tenho a maior vontade de colocar um piso preto, pelo menos no chão e na parede do chuveiro, mas entre outras coisas mais urgentes esta esta ficando para o futuro....

    bjs, Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não colocaria piso preto. Mas isso é questão de gosto, eu acho que fica com cara de casa de vampiro :P

      Mas se algum dia resolver trocar, sugiro colocar alguma coisa rajada ou com textura.
      beijos

      Excluir
  7. Eu tenho o erro da toalha tbm, acabei colocando o suporte mais pra cima da tomada. Eu tbm tenho este problema com o piso do banheiro ser claro e meu cabelo cair mais que tudo na vida. Ah! e sobre o toalheiro acoplado na pia dizem que não é bom, pq vc com a mão molhada quando vai secar acaba molhando o chão. Vivendo e aprendendo, né? bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina,
      Sabe que depois que li seu comentário, resolvi trocar o toalheiro de lugar e funcionou? Obrigada!
      beijos, Bianca

      Excluir
  8. Adorei suas dicas e seu post mt divertido seu geito de falar com a gente é bem descontraída.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Muito bem observado!!!
    Vou prestar atenção a estes detalhes enquanto há tempo, mas sempre iremos achar que algo poderia ter sido feito diferente, sabe "vivendo e aprendendo"!!!
    Adoro seu blog e o toque de cor que você dá ao seu apê.
    Parabéns
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud,

      Pretendo escrever outros posts como este, então fique ligada. Quem sabe não te ajuda na reforma?
      beijos!

      Excluir
  10. Oie!
    Minha cuba é igual a sua e tb não comprei com toalheiro por causa da diferença absurda de preço, mas tb tô na mesma, onde vou por a toalha? Lá no apê a pia tem duas cubas, logo terei que ter dois toalheiros? Mto detalhe pra pensar, não tenho a mínima ideia, até hj só usei uma toalha!!!
    Qut ao piso claro é mto verdade. Optei por beje por isso.
    Amei sua almofada by Romero.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Não sei se vc precisa de dois toalheiros. Vai depender da disposição das suas cubas. Acho que só seria necessário, se vc costuma usar a pia junto com outra pessoa. Acho meio exagero ter dois toalheiros.
      Ah, a almofada não é by Romero. É inspirada nele, só.
      beijos

      Excluir
  11. Oi Bianca! Estive pensando, por que não fazer também um post dos acertos da obra? Tipo: a instalação da janela em vidro duplo (funcionou?), manutenção dos tacos/ajuste de altura do piso, maleiro no teto do corredor (viajei ou vc instalou isso?). Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      Adorei sua ideia. Vou juntar alguns detalhes que me deixaram muito feliz e fazer um (ou mais) post(s) sobre eles.
      beijos!

      Excluir
  12. Biancolina,
    A questão do porta toalhas no banheiro, poderia ser resolvido apenas alterando-se a altura do interruptor para 1,10 metros. Me parece que ele está em torno de 1,40 m de altura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      O problema é que a toalha ficaria por cima do interruptor, o escondendo. Atualmente eu troquei o toalheiro de lugar, coloquei ele bem no cantinho, perto do espelho e acima do interruptor. Tem dado certo :)
      Obrigada pela dica!

      Excluir
  13. Que diferença a foto do sofá. Como as almofadas fizeram toda a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem mesmo, né? Por isso que eu o enchi de almofadas coloridas!
      beijos!

      Excluir
  14. Essa do piso claro é clássica. Como meu cabelo é bem escuro, groso, e cai bastante, marido pegou um fio do cabelo e levou na loja de material de construção. A cada piso que ele gostava, coloca o cabelo em cima pra ver como ficava, haha.

    Mas não adiantou nadinha..

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Por que não tive essa ideia??? Poderia ter escolhido algum piso que disfarçasse um pouco mais, ao menos!
      beijos, Bianca.

      Excluir
  15. Menina, esse post já é antiguinho, mas ainda vale a pena, se vc ainda nao arrumou o baneiro da área de serviço, pode fazer isso com blindex.. de box mesmo, fica super bacana, vou separar minha cozinha da área de serviço com blindex jateado, tem uns com dezenhos ou faixas, dá privacidade ao banheiro, e por ser fino, não ocupa tanto espaço... #ficaadica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,

      Eu pensei bastante sobre colocar blindex ou cortina na área de serviço, mas o espaço é muito pequeno. Ia atrapalhar muito mais do que ajudar. E até agora não vi necessidade de usar o chuveiro, então está tranquilo. Mas valeu pela dica! beijos!

      Excluir
  16. Eu coloquei no meu minúsculo banheiro algumas prateleiras em cima do vaso sanitário e um balcão branco em baixo da pia do banheiro. Minha inspiração foi o banheiro 9 dessa pagina aqui: http://www.designdeinteriores.org/decoracao/decoracao-de-ambientes-pequenos/

    ResponderExcluir
  17. Eu coloquei no meu minúsculo banheiro algumas prateleiras em cima do vaso sanitário e um balcão branco em baixo da pia do banheiro. Minha inspiração foi o banheiro 9 dessa pagina aqui: http://www.designdeinteriores.org/decoracao/decoracao-de-ambientes-pequenos/

    ResponderExcluir
  18. Esses detalhes são super importantes mesmo, mas passam batido no afã do momento, assim como fotografar o box com a calcinha pendurada ao fundo... hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vc deveria trabalhar como detetive, hein? Eu mesma não tinha percebido, mesmo depois de olhar um monte de vezes esta foto!

      Agora... por que não assinou seu comentário?

      Excluir
  19. Eu também coleciono erros e arrependimentos da reforma: deveria ter deslocado os sanitários um poukiiinho pro lado pra encaixar um pia decente em um banheiro e um boxe maior no outro; porcelanato claro em casa de cabeludos; não ter testado todas as tomadas na época da quebradeira; não ter colocado portas de correr em todos os cômodos; não ter investido em um rejunte epóxi para os banheiros; ter topado a ideia de reaproveitar ralos e por aí vai! Coisas de principiante :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o que me consola é que conheço pessoas que reformaram seus apês com arquitetos e decoradores e ainda assim, o projeto ficou cheio de erros. Pelo menos os erros foram meus e eu não paguei por eles :P
      Errar é humano, né? E depois de um tempo, a gente nem repara mais neles.
      beijos! Bianca

      Excluir
  20. Ótimas dicas!
    Estou com o mesmo dilema da toalha de rosto... KKK
    Beijos ;*
    www.construindonossacasa252.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece, né, Gislaine. A gente sempre deixa passar alguma coisa ;)

      Excluir
  21. rsrsrsrsrsrindo ate umas horas!!!pois estou construindo 2 casas e minha cuca verve de pensar em tantas coisas ao mesmo tempo, mas vou com calma, e vou ficar atento a estes problemas que aconteceu com vcs.

    ResponderExcluir
  22. Quarto da minha filha ficou em volta de 3 áreas molhadas, se der vasamento é dor d cabeça na certa, numa parede ta o banheiro dos fundos, area serviço é gourmet e o banheiro q ela divide c irmão, ou seja jamais façam isso, pois n tenho segurança de colocar um papel de parede ou movel planejado com medo de vasamentos, a única parede livre é a da janela, isso arquiteta q fez🙄.
    Outra coisa q qdo vi ja tinham feito foi deixar o revestimento em pé do banheiro em vez de colocar deitado, ficou horroroso, obra vc mesmo estando tdo dia verificando, tem coisas q sai do controle,minha dica é contrate profissionais qualificados, tenha planta de interior e exterior, gastei horrores c tomadas porq netinha projeto interiores, a construtora ficou de fazer o projeto eletrico e hidráulico e nunca fez.
    Fiz contrato mas n foi colocado e eu n percebi ai ficou de boca e já era n tenha pressa em fazer contrato e se tiver um advogado de confiança leve p dar uma olhada! Me arrependo d n ter feito isso..evitaria transtornos sérios q depous tive q contratar um advogado p resolver..obra n é barato e tem q ser com profissionais sérios e capacitados ou vc vai na mão de golpistas.

    ResponderExcluir
  23. Tenho 2 aspiradores, 1 p limpeza mais pesada e 1 q menor e fácil de manuseio p limpar rapidamente dentro carro, banheiro, acho prático, mesmo passando pano na casa sempre sobra um cabelinho, ai o aspirador resolve.

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...