quarta-feira, 20 de março de 2013

Ar condicionado de janela? Atenção à inclinação do apoio!!!

Essa é uma dica rápida, mas que pode te poupar muita dor de cabeça.

Quando comprei a janela do meu quarto, já a encomendei com um vão para o condicionador de ar. Na época fiz uma rápida pesquisa na internet pra descobrir os formatos dos aparelhos, de forma que o buraco ficasse com a medida certa, pois eu só pretendia colocar o aparelho no futuro. Além das esquadrias, encomendei também um apoio de alumínio, sobre o qual o condicionador de ar ficaria apoiado.

Aparelho de ar condicionado com base de apoio em alumínio


Eis que o calor infernal e senegalês do Rio de Janeiro não me deixou esperar mais e fui às compras no início do ano. Escolhido o modelo, comprei, encaixei-o no vão na janela e coloquei-o pra funcionar! Qual não foi minha surpresa, quando descobri que a água do aparelho estava escorrendo pela sua base e não pelo dreno na sua traseira.

Corri atrás do manual e descobri que o aparelho precisa ser apoiado na janela com uma inclinação de, pelo menos, 6 cm 6 a 8 mm de altura (eu tinha escrito cm, mas o correto é mm). Ok, ok. Arrumei uns calços e inclinei o bendito aparelho. Adiantou? É claro que não!
Eis o (cof cof) calço que eu coloquei pra elevar a frente do condicionador de ar


Depois de um vai e vem de técnicos e muito aborrecimento, descobri que a inclinação indicada no manual não é a ideal. Esse modelo precisa ficar ainda mais inclinado que o indicado nas instruções de instalação. Sem falar que a base de alumínio que encomendei veio sem inclinação nenhuma. Se bobear, ela está até um pouquinho inclinada pra frente, o que faz com que meus calços de nada adiantem. Resultado: agora vou ter que correr atrás do fornecedor das janelas, pra ajustar a inclinação da base do condicionador de ar. Sacoooooo!!!

Então, fiquem atentos! Quando contratarem alguém pra fazer um buraco na sua parede pro seu aparelho de ar condicionado ou quando comprarem esquadrias de alumínio pra servir de base pra ele, lembrem-se da inclinação!

#ficaadica

Obs. 19/02/2018 - Depois de um certo tempo, a água do ar parou de escorrer para dentro do apartamento. Os calços devem ter dado certo. Mas fiquem sempre atentos a esta inclinação.

21 comentários:

  1. Oi Bia,
    Ótima dica !!
    Vale ficar atenta as especificações técnicas.
    Eu mesma também planejo colocar algumas coisas na casinha só futuramente, então, vou ficar mais atenta.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud,

      Que bom que ajudei! Essa é a intenção do post!
      beijos!

      Excluir
  2. Nossa, ÓTIMA dica!!! Que pena ter essa dor de cabeça agora heim :/ Espero que tudo se resolva rápido. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana,
      Que bom que gostou da dica! Vou te falar que até hj não entrei em contato com o pessoal da janela. Deixei por isso mesmo. Está funcionando...
      bjos! Bianca

      Excluir
  3. Adorei a dica, super bem vinda. Bjkas e fique na paz.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bianca. Tô com esse problema me tirando o sono!!!! Mandei fazer janelas de alumínio já com o buraco para o aparelho. Tragédia: ele ficou maior que o buraco! Quando fizer o ajuste (sei lá ajuste é esse) preciso saber da inclinação? É isso? Pode me explicar pra eu não fazer outra burrice? Obrigada! Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, geralmente os fabricantes de janelas de alumínio já as montam com a inclinação correto para ar condicionado. Nós aqui é q fizemos a besteira de pedir pra o apio ficar a 90 graus, o q é errado. Então acho que basta vc dar uma lembrada pro fabricante, que precisa de inclinação do apoio do ar. Eles já estão acostumados. Beijos e boa sorte!

      Excluir
  5. A inclinação é de 6 a 8 milímetros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confirma essa informação? Não são 6 "cm" como diz no post? Obrigado"

      Excluir
    2. Olha, eu confesso que nem sei mais. Acabei não mexendo mais na inclinação e até agora o ar tá funcionado. Como não sou especialista, seguiria a dica de um ou o manual mesmo.

      Excluir
  6. Oi Bianca,

    Essa janela de alumínio não trepida com a vibração do ar condicionado? Estou buscando uma solução para esse problema, já que as janelas aqui de cada são antigas, esquadrias de alumínio e a trepidação do ar na janela é quase insuportável.

    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suellen, eu confesso que a vibração não me incomoda. Mas se você quer fugir disto, acho que a melhor solução é fazer um buraco para o ar na sua parede.

      Abs.,

      Excluir
  7. Oi Bianca, vc utilizou suporte de alumínio preso a janela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa que instalou a janela, colocou o suporte junto. No lugar de um dos vidros, entra o suporte como extensão da janela. Acho que a resposta é sim :)

      Excluir
  8. Acabei de descobrir isso.rsrs Estou pesquisando o que o fabricante recomenda. Acho que 6 cm é muito alem de ficar feio para parte de dentro. Eu nao fabricaria algo assim e nao imaginei que o fariam, so pensei no retorno da agua da chuva. Pequenas mundancas na estrura eliminaria este problema. Obrigado pena que te encontrei depois kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, eu escrevi 6cm, mas o certo é 6mm a 8mm. Vou até corrigir lá no texto.
      Depois de um tempo meu ar parou de vazar pra dentro. Acho que o calço resolveu.
      Então pense numa inclinação de 8mm, que deve funcionar.
      Abs e boa sorte!

      Excluir
  9. eu mudei de casa e não tava entendendo pq nessa nova casa a agua estava entrando.. agora tá explicado! obrigadooo! heauheauhea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noutro dia, quando caiu uma chuvarada de verão aqui, foi uma cachoeira pra dentro de casa :/
      Ainda tô pra resolver esse problema...

      Excluir
    2. Até hoje não resolvi, acredita? Toda vez que chove forte, tenho que colocar um monte de pano de chão na janela. A solução mais chata seria mandar refazer o suporte, a mais simples, mas q tb não sei se resolveria, seria vedar a volta do ar condicionado com silicone.

      Excluir
    3. Coloca espuma espancaiva

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...