segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Trocando o interruptor da sua luminária

Alguns posts atrás, eu falei sobre a luminária feita com pedestal de microfone que montei e coloquei aqui na minha sala. Pois bem, ela possuía um interruptor comum, daqueles que você liga e desliga com a mão. Resolvi trocar o interruptor por desses que você aciona com o pé. Abaixo uma foto dos dois interruptores:

Então vamos ao passo-a-passo!
Primeiro você vai precisar abrir o interruptor. Dããã! Coisa simples, basta usar uma chave de fenda (no meu caso precisei usar uma do tipo Philips).  


Ao abrir o interruptor vemos que um par de fios se liga ao interruptor e o outro par se liga um ao outro.


Esse é o princípio de qualquer interruptor.  E tanto faz qual fio se liga a qual. 

Na imagem abaixo temos o seguinte cenário: À direita, o par de fios que sai da luminária, e à esquerda o par de fios que seguira até a tomada. Percebam que, de cada lado, o par de fios se separa. Ao chegar no interruptor, acontece o seguinte: Um dos fios que sai da luminária é unido a um dos fios que segue até a tomada (nº 1), enquanto que os outros dois fios que sobram, tanto o que vem da luminária, quanto o que segue para a tomada, são conectados a um dos polos do interruptor (nº2). 


Entendendo esse funcionamento, fica fácil montar qualquer interruptor. Chegou a hora de abrirmos, então, o interruptor de pé e passar os fios por ele.


Depois de aberto podemos ver que além de locais para encaixe dos fios no interruptor, ele também possui um lugar para conectarmos os fios que se unem. Achei isso muito bem feito.


Acho que agora ficou fácil, né? Pegamos um fio de cada lado e os unimos usando a "caixinha" bacanona própria para isso (nº 1), os outros dois fios que sobraram de cada lado são, então, conectados a um dos polos do interruptor (nº 2).


Feito isso, colocamos tudo de volta nos seus devidos lugares.


Prendemos tudo com os parafusos e peças destinadas a isso (realmente esse interruptorzinho é bem feitinho mesmo...)


E fechamos a caixa e... Prontíssimo!!! Chega de abaixa e levanta pra acender a luminária!


20 comentários:

  1. Oiiii

    nunca tinha visto esses interruptores para acionar com o pé....
    ameiiiiiii

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara,
      Esse interruptores são super práticos!
      bjos, Bianca

      Excluir
  2. Adorei, muito inteligente vc

    Depois da uma passadinha no meu blog, e fique a vontade para me seguir!

    Leticia http://construidominhacasaminhavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um abajur com esse interruptor de pé. Agora fiz outro abajur pequeno e não existe pra comprar o bendito interruptor. Vc sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara,
      Olha,eu comprei esse interruptor numa loja de luminárias mesmo, em Copacabana. Mas acredito que em qq loja que venda produtos para iluminação você os encontre.
      bjos, Bianca

      Excluir
  4. Muito Bom esta Explicação. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Excelente, parabéns. Muito obrigado.

    Angelo Barbosa

    ResponderExcluir
  6. Não encontro essa peça pra comprar! Só achei no site abaixo mas demora uns 50 dias pra chegar...

    http://pt.aliexpress.com/item/Table-lamp-floor-lamp-black-foot-switch-line-power-cable-plug-wire-lighting-lamps-diy/1742222862.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu comprei essa peça em loja de luminária e acessórios. Costuma ter em loja de material elétrico também, mas não sei dizer onde encontrar na internet.

      Excluir
  7. Obrigada pelas instruções! Consegui montar meu abajur de pé, que precisava do interruptor! Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ajudado, Márcia! Que bom! Bjos!

      Excluir
  8. Vou comprar um deste!!!!!
    kerbus.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=97

    ResponderExcluir
  9. eu já conhecia,mas estou procurando para comprar e não acho,onde encontrar?celsonavila@globo.com

    ResponderExcluir
  10. Agradeço muito suas orientações! Adorei!!! Eu precisava instalar esse modelo em uma luminária e não sabia fazer. Deu tudo certo!

    ResponderExcluir
  11. e se houver fio de terra onde se liga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei dizer onde entraria o fio terra no caso desse interruptor, mil desculpas...

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...