Mostrando postagens com marcador canos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador canos. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Entortando canos de PVC

Se você também arrumou um encanador que já estava pensando na sua aposentadoria e fez tudo mais-ou-menos-quem-sabe-ninguém-percebe, pode precisar da dica a seguir. O que aconteceu foi o seguinte: depois que as paredes foram rebocadas e azulejadas, percebemos que o cano de esgoto do vaso do banheiro de serviço havia ficado muito grudado na parede. Resultado, o vaso teria que ser instalado meio de ladinho, quase que na diagonal, senão a pessoa não conseguiria se sentar nele. Gostei não!

Mas quando o mestre-de-obras da primeira fase da reforma (que consistiu em hidráulica e elétrica) viu a besteira que seu empregado havia feito, se prontificou a corrigi-la! Um viva para o Ari! Vejam como ele resolveu esse porém:

Primeiro foi necessário quebrar o chão em volta do cano que estava mal posicionado.

Em seguida, ele tirou o cano antigo e colou um novo mais comprido.

Com a ajuda de um maçarico, ele esquentou o cano de PVC, até que ele ficasse flexível e moldável

Aí foi só dar uma leve entortada para o lado, afastando-o da parede.

Caprichoso que só, o Ari mediu direitinho a nova distância do cano à parede.

Pra arrematar, cortou o cano na altura correta!

Não existe reforma sem erros, mas muitos deles podem ser resolvidos de maneira rápida e simples! Ainda bem!




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fotografando tudo com medidas

Pensar no futuro é sempre muito importante. E não estou falando aqui sobre pensar na poupança do seu primogênito, na sua aposentadoria, na quantidade de armários que vai precisar ou na praticidade de um banheiro todo azulejado ao invés de pintado. Dessa vez estou falando de algo que fica escondido. Muito bem escondido, depois que sua obra acaba. Os canos e os cabos!

Pois é. Pode parecer besteira e um trabalho árduo e chato, mas tenha certeza de que no futuro você vai agradecer ao seu eu do passado, por ter tido esse cuidado. Pra evitar que você não acerte algum cano ou tome choque, quando for pendurar algo nas paredes, sugerimos que tire fotos de tudo tudinho antes que o pedreiro tape os buracos. 

Melhor ainda, é fotografar já com as medidas anotadas. E foi isso que fizemos! Dicas a seguir!

Primeiro tenha em mãos um rolo de fita crepe larga, caneta para retroprojetor e uma trena ou metro. Ah, sim! Uma câmera fotográfica também ajuda, né? :P







De posse desse material, você começa a tirar as medidas. Anota-as na fita crepe e cola ao lado de cada cano ou conduíte. Na foto abaixo você pode ver um exemplo. Importante sempre indicar (como fizemos com as setinhas) a origem do ponto inicial da medida. No caso da imagem abaixo, as medidas foram feitas a partir da parede à esquerda do ambiente. Por isso as setinhas apontam pra esquerda.


Você também pode usar como ponto de referência objetos que não ficam escondidos, como a válvula da descarga, torneiras, saídas de esgoto ou registros.



Crie padrões. No nosso caso, definimos que todas as medidas partem do centro dos seus objetos. Ou seja, a distância medida entre o cano e a parede, conta a partir do centro do cano. Assim você não fica na dúvida depois se mediu contando do canto esquerdo ou direito ou da parte de cima ou de baixo do objeto. Em alguns casos, deixamos isso bem claro, como na foto abaixo:


No caso de ambientes como banheiro e cozinha, onde o contra-piso ainda não está finalizado, prefira usar o teto como referência ao invés do chão. Mesmo que você pretenda rebaixar o teto e precise calcular essa diferença entre as medidas tiradas e o rebaixo de gesso, a medida fica mais exata, pois o chão sem contra-piso é muito irregular. 


Não economize nas fotos. Com as fotos digitais, ninguém mais precisa gastar dinheiro com revelação, certo? Então, quanto mais você fotografar tudo de todos os ângulos, com close ou sem close, melhor. Assim você não terá dúvidas daqui a milhões de anos, quando precisar rever as fotos.


Mas você pensa que parou por aí? Nada disso! Lembre-se que depois que tudo estiver coberto de cimento, terra e areia, pintadinho, azulejadinho, você não vai mais reconhecer foto nenhuma desse campo de guerra. Significa que, tão importante quanto fotografar, é organizar essa bagunça.

Uma boa prática é renomear suas fotos, com nomes que dão dicas de cada ambiente e objeto fotografado. Pra organizar ainda melhor, coloque o nome do ambiente antes da dica. Assim, quando você for olhar os arquivos no seu computador, eles ficarão ordenados por ambiente. Exemplos:

area_parede_tanque
banheiro_social_parede_bancada
banheiro_social_parede_box
cozinha_canto_aquecedor
cozinha_parede_bancada

Se você for ainda mais organizado, separe em pastas, cada uma com fotos de cada ambiente.

Agora, se você for top-de-linha-plus-master-über-organizado, você faz um desenho de cada parede, indicando os canos, os conduítes e as medidas. Ainda pretendo chegar nesse nível. Se eu conseguir, prometo postar o resultado aqui :)


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Por que estar sempre presente?
Ou o caso dos conduítes pelo chão

Como já foi falado em outros posts, é muito recomendado que você passe pela obra ao menos uma vez por dia. Seja de manhã bem cedo, ou no final do dia, antes que os operários vão embora. Mas por que tanta presença?

Bom, como também já foi falado por aqui, por mais que você explique, rabisque as paredes, imprima plantas de todos os tamanhos e as deixe bem à vista, sempre vai surgir uma dúvida ou um imprevisto. E não pense que os caras vão te ligar pra perguntar como devem proceder. Mesmo que você insista para que te liguem a cobrar, eles vão preferir resolver da cabeça deles. Sim, eles certamente tem experiência para encontrar soluções para qualquer problema. Mas nem sempre a solução deles é a melhor ou a que te agrada.

Vamos a um exemplo prático que acabou de acontecer lá na obra e que ilustra bem o que quero dizer.

Desde o início fomos claros com o mestre-de-obra e seus assistentes, que sempre, sempre, sempre que possível, passassem os cabos e canos pelas paredes ou teto rebaixado. Mas por que essa exigência? Simples: o chão nem sempre tem profundidade pra comportar conduítes e canos. Com isso, pode acontecer de, na hora da colocação do piso, o contra-piso amassar o conduíte e interromper a passagem dos fios. Isso aconteceu comigo em outra reforma e tivemos que arrancar tacos e refazer um pedaço do chão, depois da reforma terminada. Olha que chuchu!

Em relação a canos de água e esgoto a situação pode ser ainda pior. Se você tem uma infiltração na parede, em pouco tempo você perceberá. A parede irá escurecer no ponto em que a água vaza e rapidamente estufará sua pintura. É chato, mas pra consertar é mais fácil. Você quebra a parede, resolve o vazamento e pronto. Agora, imagine se esse vazamento acontece em algum cano que passa pelo seu chão. A água vaza por ali e lá fica, vai acumulando. E até que você descubra que alguma coisa está acontecendo debaixo dos seus pés, sua laje já virou uma piscina e o vazamento foi parar no teto do seu vizinho debaixo. Não é lindo? Já aconteceu com meu pai e ele precisou deixar o chão quebrado e aberto durante dias até que a laje secasse...

Por conta disso enchemos o saco com essa questão de passar cabos e canos pelas paredes e teto.

Pois bem, com isso em mente, criei todo um projeto pensando que onde tivéssemos vigas descendo do teto, precisaríamos de alguma prateleira de gesso ou rebaixos. Projetei, inclusive, uma prateleira de fora a fora numa das paredes da sala, só pra esconder conduítes. Veja na imagem abaixo.








Tudo projetado e explicado, chego hoje na obra e me deparo com a seguinte cena:




Conduítes pelo chão! Nooooooooooooo!!!

Lógico que o eletricista quis se justificar, dizendo que esse era o melhor caminho a se fazer, que de outra forma teríamos muitas curvas nos conduítes e caixas de passagem, que ele havia cavado bem o chão, pra evitar problemas futuros etc etc e tal.

Não me convenceu. O caminho por cima é o mesmo que por baixo, o número de curvas é o mesmo, eles é que se confundiram e acharam que melhor seria escavar o chão. Azar! Vão ter que refazer o trabalho. Até porque, por mais fundo que eles tenham escavado o chão, não o fizeram na parede. Reparem na foto abaixo como o conduíte não ficou fundo o suficiente na parede. Quando fôssemos colocar o rodapé, esse certamente amassaria o conduíte. Tsc, tsc, tsc...


E assim, voltamos ao início do texto. Esteja SEMPRE presente. Se não for possível, contrate alguém que o faça. E nesse caso, mantenha um bom diálogo com essa pessoa. ;)

~ ~ ~ ~ ~

P.S.: Dica de uma amiga minha: tente não colocar armários em paredes onde passam os canos ou vice-versa. Pode aparecer um vazamento justo na parede onde você tem esse armário. Aconteceu com ela (mas nem foi sua culpa, o vazamento era no vizinho e o apê era alugado) e seu armário foi todo estragado por dentro e teve de ser trocado. :(

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...