Gente, essa me deixou emocionada e com esperanças na humanidade. Existem operários bacanas no universo das obras!
Então, o mesmo cara que genialmente usou sua técnica do caminho pelos tijolos, pra passar os conduítes pelas paredes, mostrou que também sabe aprender com seus erros. Olha que lindo!
Certo dia, chego na obra e me deparo com o seguinte conduíte preto, destoando dos demais, na parede onde ficará a tv:
Antes mesmo que eu fizesse qualquer pergunta, o Dalmir já veio me explicar porque havia usado um conduíte mais largo apenas naquele trecho da parede. Segundo ele, numa das últimas reformas que havia feito, usou conduítes da mesma espessura para passagem de todos os cabos e fios do apartamento. Qual não foi sua surpresa, ao descobrir que um dos cabos da tv (que não sei dizer qual é) era ser mais grosso que os demais. Por conta disso, não passava de jeito maneira pelo conduíte mais fino, quando por ele passavam outros cabos. Então, muito espertamente, ele decidiu que daí por diante, colocaria um conduíte mais grosso numa das caixas de eletricidade da tv.
Não é ótimo?
Olha, eu odeio termos como pró-atividade, mas nesse caso, não tem como usar outro, não é?
P.S.: Segundo meu colega de trabalho, Marcos, esse conduíte serve para cabos como VGA, HDMI ou RCA. Valeu pela dica, Marcos!
Dicas, "causos", o que fazer e o que não fazer na sua obra! Se não tem como fugir da reforma, a gente se diverte com ela!
Mostrando postagens com marcador conduítes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador conduítes. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Fotografando tudo com medidas
Pensar no futuro é sempre muito importante. E não estou falando aqui sobre pensar na poupança do seu primogênito, na sua aposentadoria, na quantidade de armários que vai precisar ou na praticidade de um banheiro todo azulejado ao invés de pintado. Dessa vez estou falando de algo que fica escondido. Muito bem escondido, depois que sua obra acaba. Os canos e os cabos!
Pois é. Pode parecer besteira e um trabalho árduo e chato, mas tenha certeza de que no futuro você vai agradecer ao seu eu do passado, por ter tido esse cuidado. Pra evitar que você não acerte algum cano ou tome choque, quando for pendurar algo nas paredes, sugerimos que tire fotos de tudo tudinho antes que o pedreiro tape os buracos.
Melhor ainda, é fotografar já com as medidas anotadas. E foi isso que fizemos! Dicas a seguir!
Primeiro tenha em mãos um rolo de fita crepe larga, caneta para retroprojetor e uma trena ou metro. Ah, sim! Uma câmera fotográfica também ajuda, né? :P
De posse desse material, você começa a tirar as medidas. Anota-as na fita crepe e cola ao lado de cada cano ou conduíte. Na foto abaixo você pode ver um exemplo. Importante sempre indicar (como fizemos com as setinhas) a origem do ponto inicial da medida. No caso da imagem abaixo, as medidas foram feitas a partir da parede à esquerda do ambiente. Por isso as setinhas apontam pra esquerda.
Você também pode usar como ponto de referência objetos que não ficam escondidos, como a válvula da descarga, torneiras, saídas de esgoto ou registros.
Crie padrões. No nosso caso, definimos que todas as medidas partem do centro dos seus objetos. Ou seja, a distância medida entre o cano e a parede, conta a partir do centro do cano. Assim você não fica na dúvida depois se mediu contando do canto esquerdo ou direito ou da parte de cima ou de baixo do objeto. Em alguns casos, deixamos isso bem claro, como na foto abaixo:
No caso de ambientes como banheiro e cozinha, onde o contra-piso ainda não está finalizado, prefira usar o teto como referência ao invés do chão. Mesmo que você pretenda rebaixar o teto e precise calcular essa diferença entre as medidas tiradas e o rebaixo de gesso, a medida fica mais exata, pois o chão sem contra-piso é muito irregular.
Não economize nas fotos. Com as fotos digitais, ninguém mais precisa gastar dinheiro com revelação, certo? Então, quanto mais você fotografar tudo de todos os ângulos, com close ou sem close, melhor. Assim você não terá dúvidas daqui a milhões de anos, quando precisar rever as fotos.
Mas você pensa que parou por aí? Nada disso! Lembre-se que depois que tudo estiver coberto de cimento, terra e areia, pintadinho, azulejadinho, você não vai mais reconhecer foto nenhuma desse campo de guerra. Significa que, tão importante quanto fotografar, é organizar essa bagunça.
Uma boa prática é renomear suas fotos, com nomes que dão dicas de cada ambiente e objeto fotografado. Pra organizar ainda melhor, coloque o nome do ambiente antes da dica. Assim, quando você for olhar os arquivos no seu computador, eles ficarão ordenados por ambiente. Exemplos:
area_parede_tanque
banheiro_social_parede_bancada
banheiro_social_parede_box
cozinha_canto_aquecedor
cozinha_parede_bancada
Se você for ainda mais organizado, separe em pastas, cada uma com fotos de cada ambiente.
Agora, se você for top-de-linha-plus-master-über-organizado, você faz um desenho de cada parede, indicando os canos, os conduítes e as medidas. Ainda pretendo chegar nesse nível. Se eu conseguir, prometo postar o resultado aqui :)
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Conduítes que passavam pelo chão, foram pro teto
Nesse post aqui, mostrei pra vocês um caso clássico que prova o porque de precisarmos estar sempre presentes na reforma. Os conduítes que deveriam correr pelo teto, foram passados pelo chão. Não quis saber. Mandei os caras refazerem o trabalho.
Vejam o antes e depois:
Vejam o antes e depois:
ANTES
DEPOIS
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Maneira criativa de passar os fios pela parede
Essa pra mim é novidade e achei a solução criativa e inteligente. Sabe aquela trabalheira que o eletricista tem de rasgar um longo caminho na sua parede para passar os conduítes? Pois bem, ela pode ser minimizada, se seu eletricista for tão esperto quanto o nosso! Vejam como ele, sabiamente, reduziu o quebra-quebra aproveitando os buracos dos próprios tijolos como passagem dos conduítes:
Assinar:
Postagens (Atom)













