Eba! A obra acabou!!! Posso limpar a bagunça e jogar todos os restos no lixo!!! IUPIIII!!!
Sim... Você pode fazer isso... Mas depois não diga que eu não avisei, tá?
Ok. Eu ainda não avisei, mas vou avisar agora. O pós-obra é tão importante quanto a obra em si. E vocês vão entender o porque agora.
Imagine, que daí a um ano, você precise quebrar a parede do banheiro, por conta de algum vazamento (cruz-credo-isola-bate-na-madeira-três-vez!!!). Ou então você resolve retocar a pintura da sala. É chato, mas acontece. Agora... se você não tiver tomado cuidado com o seu pós-obra, o que é chato, pode virar dor de cabeça. Porque é nessa hora que você descobre que não se lembra mais o nome da tinta que usou na sala. Ou, pior ainda, não guardou um azulejo sequer. Aí é um tal correr atrás do nome e da marca do dito cujo e quando vai comprar novas peças, descobre que a fornada agora saiu com uma cor um pouco diferente da que está na sua parede!!! É, meus queridos... Tudo isso acontece! E é por isso que o pós-obra é muito importante pra sua paz de espírito futura.
Então vamos a algumas dicas:
1) Compre sempre uma quantidade maior de pisos e azulejos. Normalmente calcula-se 10% de peças a mais do que o necessário pra sua reforma. Na hora de guardar o restante, anote tudo. Nome, marca, onde usou. Pode ser nas próprias caixas, num caderninho ou, pros mais modernos, numa planilha excel.
 |
Pra que cada pacote ficasse mais leve, resolvemos reembalar os azulejos, separando-os em menos peças. Tudo anotado. |
2) Se sobraram latas de tinta, anote em cada uma delas onde foram usadas, nome da tinta e seu código. Se você não estiver com saco, nem tiver espaço pra guardá-las, anote tudo em algum caderninho: nome, código, tipo de tinta (acrílica, super-lavável etc), marca e onde foram usadas.
3) Peças pequenas devem ser etiquetadas e guardadas todas no mesmo lugar. Assim fica mais fácil encontrá-las mais tarde.
4) Se você também possui o
caderninho da obra, guarde-o para todo sempre, amém! Você também pode fotografar as páginas mais importantes, caso seu caderno já esteja caindo aos pedaços como o meu :P
Com atitudes pequenas como essas, você garante uma dor de cabeça um pouco menor, quando a dor de cabeça for inevitável...