Minha ideia inicial era fazer um vídeo pro blog. Mas já existem tantos vídeos bons por aí, que achei que fotos e dicas seriam mais objetivas e de mais ajuda.
E o post ficou tão grande, que resolvi dividí-lo em partes. Vamos, então ao que interessa! Primeira parte, materiais e preparação!
MATERIAL
Papel de parede (dããããã)
Cola especial pra papel de parede
rolinho para tinta ou pincel
espátula de plástico e de metal
estilete
balde de plástico
plástico e jornal para forrar o chão
A quantidade de papel de parede varia de acordo com o tipo de estampa. Se for liso, você precisa de um pouco menos, se for estampado, o gasto é um pouco maior, pois você desperdiça alguns pedaços, quando vai encaixar a estampa. No vídeo-aula da Leroy Merlin tem uma boa explicação de como fazer essa conta (com tabelinha no minuto 3:25).
Além do papel, você vai precisar da cola, que é em pó e é vendida em saquinhos de 10, 50 e 100 g. Cada 20 g rende o suficiente para um rolo de papel. A boa notícia é que a cola é atóxica e sai com água facim facim!
E por fim você vai precisar de espátulas de plástico, para ajudar na fixação do papel na parede. É bom ter também uma espátula de metal ou mesmo de plástico, só que mais afiada, para auxiliar no corte.
PREPARAÇÃO
Primeiro você deve começar preparando a cola. Cada 10 g deve ser diluído em 600 ml de água. Misture tudo muuuito bem dentro do balde plástico. E não exite em meter a mão na massa, literalmente. A cola cria bolinhos, pelotas ou como voê queria chamar, assim como acontece com a cola de farinha ou maizena que a gente fazia na escola. Essas pelotas devem ser todas dissolvidas e nada melhor do que seus dedos para fazê-lo.
![]() |
Gominhos de cola devem ser bem dissolvidos |
Depois que a cola estiver bem diluída, com uma consistência gelatinosa, você deve deixá-la descansar por cerca de 2 a 3 horas. É... Cola também merece descanso antes de trabalhar!
Se quiser, já pode seguir preparando o resto do material e do espaço.
Escolhemos forrar o quarto com plástico. Minha amiga comprou um plástico bem fininho mesmo. A intenção é proteger o chão da cola, que sempre vai escorrer e cair. Mas cuidado, eu levei alguns escorregões nas poças de cola e quem quase caiu fui eu. Toda atenção é pouco!
E para que tudo ficasse bem protegido mesmo, fixamos o plástico com fita crepe nos rodapés. Foi o suficiente.
Enquanto a cola descansa, você também já pode seguir cortando as faixas do papel. O ideal é deixar cerca de 10 cm de sobra além da altura da sua parede (pé direito). Por exemplo, se sua parede tiver 2,70 m de altura, corte uma faixa com 2,80 m.
Caso o seu papel de parede seja liso, você não precisa se preocupar com o encaixe de nenhuma estampa e pode seguir cortando o restante das faixas necessárias para forrar sua parede.
Mas... a Mariana quis complicar, é claro, e escolheu um papel estampado e floral (nada geométrico!), o que dificultou um pouquinho o processo de colocação. Isso porque a gente precisa cortar as faixas de forma que seus desenhos se encaixem lado a lado. Pra terem uma ideia, na primeira tentativa, fizemos o corte errado e tivemos que jogar uma faixa inteira fora. Então aprendemos que o melhor a fazer é abrir a segunda faixa ao lado da primeira, encaixar o desenho e só depois, cortar o papel.
![]() |
Encaixe bem o desenho do papel, antes de cortar as demais folhas |
Com certeza vai haver desperdício nesses casos, mas é por isso que devemos sempre comprar um pouco mais de papel do que a medida necessária.
![]() |
Para que o encaixe fique correto, provavelmente haverá um pequeno desperdício de material. Compre sempre um pouco mais de papel que o necessário |
E pra não se perder, na hora de aplicar o papel na parede, anote no seu verso a ordem de colocação, de preferência no topo de cada faixa, assim você já sabe qual o lado de cima e qual o lado debaixo.
Agora que você já separou o material e já preparou tudo, pode começar a colocação! Mas isso fica pro próximo post, porque eu já cansei de escrever por hoje!
Inté!
~ ~ ~ ~ ~
Da mesma série:
Acho super bacana quando colocam a mão na massa! Eu coloquei meus papeis no ape e achei facil e o resultado tb foi muito bom, ninguem diz que nãofoi feito por profissional rs! Tenho certeza que vcs arrebentaram e ficou lindo. Tô curiosa!
ResponderExcluirOi Sessa,
ExcluirPois é, tb adoro colocar a mão na massa. Realmente não é complicado, só trabalhoso mesmo. Em breve mostrarei os resultados.
beijos!
Adorei o post, tb vou querer colocar na minha casa. Ansiosa para o próximo post!
ResponderExcluirO segundo post já saiu, mas ainda farei mais uns 2! Muitas dicas!
Excluirbjos
ah, fiquei curiosona pra ver o resulatdo srrsr! eu ja encomendei o meu, qdo chegar vou te chamar pra me ajudar hein srrsr!bjos e parabens pelo post explicadíssimo!
ResponderExcluirOi Patricia,
ExcluirContinue acompanhando que tem mais posts sobre o assunto!
Acho que vou começar a cobrar por colocação de papéis! hahaha
beijos!
Huumm...curiosa pra ver a parte 2 e dando nota em tudo!
ResponderExcluirObrigada!
Juci
Oi Juci,
ExcluirA parte 2 já foi publicado,mas ainda vem mais dicas por aí.
beijos!
Háaaaaaaa nãooooooooo agora que tava ficando bom!!!!!..........
ResponderExcluirQueremos ver como ficou!!! rsrsrs......... Quem sabe me animo e coloco eu mesma no meu quarto?
Bjosssssss
Calma Áurea! Já publiquei a parte 2 e ainda teremos mais posts! Você vai se animar com certeza!
Excluirbeijos!