quarta-feira, 9 de novembro de 2011

3 portas de correr e sua fixação

Desde o início, minha vontade era ter portas de correr separando o quarto da sala. Minha dúvida era apenas em relação ao número de portas, tamanhos etc e tal.

Acabei escolhendo a opção de abrir a quina toda do quarto com as tais portas, como vocês podem ver na planta e ilustrações abaixo:






Ok,ok. Agora imaginem a seguinte situação: temos um vão de 3,20 m por onde deverão correr 3 portas de madeira. Como fazer para prender essas portas?

Pra começar , eu queria que as portas corressem de fora a fora. Para isso precisaríamos de um trilho correndo no chão e outro no teto.  E isso para cada porta. Mas, se vocês estão atentos e ligados, vão se lembrar, que arrancamos fora uma viga que dividia a sala em 2 ambientes, mas que não era estrutural. Resultado você vê abaixo, um super vão de 3,20 x 3 m.

Bom ninguém aqui é doido de colocar em casa 3 portas de 3 metros de altura, principalmente porque eu teria que mandar fazer portas super fora do padrão, o que sai caro. Sem falar no peso que essas portas teriam!

Ok, a altura delas seria reduzida, ainda assim ficamos com a pergunta: Como prender essas portas, já que o trilho não correrá no teto do apê?

Mais uma vez, entra em ação meu super pai engenheiro. Aproveitando madeiras de um armário que resolvi eliminar do apê, o marceneiro juntou várias toras e usando super parafusos, prendeu-as uma a outra, criando uma mega-viga, que corre abaixo do teto, de fora a fora no vão.

Pro meu desgosto, essa super viga ficou mais baixa do que eu queria. Mas não tínhamos outra opção. Como o marceneiro precisava encaixá-la dentro das paredes nas laterais, uma viga de concreto, que existia nas paredes do apê, nos impediu de colocá-la mais alta...

 Abaixo você vê como as tiras de madeira foram presas umas às outras. Só com parafusos mesmo.

O único pedaço que recebeu cola foi onde a grande viga se encontra com a viga da porta lateral.


Repare que os furos para os parafusos atravessam a madeira. Assim, de um lado o parafuso entra e do outro prendemos a porca. Para que o acabamento ficasse ainda melhor, foi feito um sulco da largura das porcas e da cabeça do parafuso. Desta forma, a cabeça dos parafusos e as porcas ficam escondidinhas na própria madeira. A broca usada para isso você vê abaixo:

Pra terminar, nas laterais, a vigona foi chumbada na parede.




Lindo trabalho, mas que não termina por aí. Desde quando uma viga de madeira com 3,2m de comprimento consegue segurar 3 portas? Não consegue! Ela ficaria abaulada no centro. É muito peso, coitada! E é aí que entra a mente criativa de quem trabalhou com engenharia durante anos. Super-power-ultra-mega cantoneiras descem do teto e suportam a viga. Gente! Eu nem sabia que existia uma cantoneira desse tamanho todo!!! Acontece que o espaço entre a viga e o teto era tão grande, que nem mesmo as maiores cantoneiras do mercado o preencheriam. Por isso precisamos aparafusar uma na outra, como você vê nas fotos abaixo:

Antes de começar a furação para entrada dos parafusos, é importante marcar o ponto do furo,
martelando-o com uma ponteira. Se não fizermos isso, a broca desliza,
quando você começa a usar a furadeira.

Outro detalhe importante: quando o tamanho do furo precisa ser muito grande, é aconselhável começar o furo
com uma broca menor, para só depois expandí-lo com  a broca correta. 

De vez em quando é bom molhar a broca com água raz ou solvente,
pra que ela deslize melhor e não esquente muito.

Aqui você vê o detalhe das cantoneiras presas uma a outra

Repare como elas são enormes!

Bom, cantoneiras fixas uma a outra, partimos para a fixação delas no teto e na viga de madeira. Para isso, "parafusos-chumbadores" foram... tcharan! Chumbados no teto! Vejam na imagem abaixo:


Esse é o "parafuso-chumbador". Pra prendê-lo ao teto, você fura o concreto e vai aparafusando a porca,
de maneira que suas "pernas" se abrem e o fixam dentro do buraco.

Parafusos devidamente presos ao teto, nosso querido marceneiro de plantão, Toninho, prendeu então as cantoneiras neles e depois fez furos na viga, para prendê-las a ela também.


E pra terminar com a certeza de que está tudo muito bem feito, partimos para nosso teste de qualidade! Eu e Toninho nos penduramos na viga, pra ver se ela estava firme mesmo. Ou melhor, o Toninho se pendurou, eu apenas tentei. Não foi por falta de força que não consegui, tá? Mas é que a madeira tinha os cantos muito retos e machucava pra caramba. Mas juro que tentei, gente!


E aqui, o resultado final!!! Duvido que essa viga caia!!!





20 comentários:

  1. Amiga, obra mesmo provoca uma bagunça hein!
    Gostei da sua ideia, acho que vai ficar lindo e super original...Agora essas suas ultimas fotos kkkk, você parece uma sem abrigo (estou brincando viu).Bjx

    ResponderExcluir
  2. A gente sofre com a obra, mas tem q saber rir de si mesmo, né? Sei q estou horrível na foto, mas tá engraçadona, não?
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Você é daqueles que coloca a mão na massa mesmo!
    rsrs... Adorei esse post, a gente tem mesmo é que curtir todos esses momentos.bjão

    Tenho uma Rosa pra você no meu Blog!
    Realizando Sonhos...

    ResponderExcluir
  4. Oi Alessandra,
    Adoro botar a mão na massa, mas dessa vez, só participei do teste de qualidade mesmo :P

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse Marotta... ;c))

    A ideia de fixação das vigas foi perfeita...

    Cogite colocar trilhos só na parte superior... aqui ao lado, na Frei Caneca, tem trilhos e rodízios que suportam peso justamente para isso. As duas portas de correr aqui de casa não tem trilhos no chão...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. NOSSA SUA OBRA TÁ CAMINHANDO RAPIDO, E Q IDEIA ORIGINAL ESTA DAS PORTAS, MAS O MAIS DIVERTIDO COM CERTEZA FOI AS FOTOS KKKKKK VC TAVA SUPER ENGRAÇADA. TOU TE SEGUINDO ME SEGUE TB DEIXA UM COMENTARIO BJS http://www.nossominiapartamento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. .. Aqui tbem n tem trilho no chão...

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei a idéia das portas de correr, mesmo porque em casa também tenho 3, 2 correm suspensas de uma barra metálica e a outra corre dentro de uma parede de drywall. Vou acompanhar sua obra.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Estou acompanhando seu blog porque achei muitas coisas em comum com a reforma que estamos fazendo - inclusive semelhanças no layout do apartamento.
    Por exemplo, também temos um quarto (escritório) fechado por portas de correr... Gostaria de ver como ficou pronto. Vc já tem fotos? Suas dicas são muito boas! Parabéns pela disposição!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosilene,
    As portas ainda não estão prontas. Falta mandar fazê-las, inclusive. Mas pode deixar, que vou colocar tudo por aqui. É essa a ideia do blog :)
    E que bom que gostou das dicas.
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado por compartilhar uma boa dica.
    Estamos em obra e a minha esposa resolveu colocar uma porta de correr.
    Um abraço!
    marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo,
      Fico muito feliz em saber que ajudei. Boa sorte na sua reforma!!!

      Excluir
  12. Adorei a reforma com os detalhes. Estou fechando um espaço em minha casa, que é uma lavanderia, vou aproveitar a dica, e colocar uma porta de correr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portas de correr ocupam menos espaço. São mais complicadas de se fazer, mas pode valar à pena.
      bjos

      Excluir
  13. Oi, vocês são daqui de SP/Capital ?
    Se forem, gostaria de saber se esse marceneiro é bom ? E se poderiam me indicar ?
    Muito obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty,
      Sou do Rio e o marceneiro também. Espero que encontre alguém de confiança :)
      beijos,
      Bianca

      Excluir
  14. Olá Bianca, também sou do Rio e procuro desesperadamente por um marceneiro que faça uma porta de correr que dividirá a sala do quarto de hóspedes do meu apartamento. Você poderia me dar o contato do marceneiro que fez a sua? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika,
      Infelizmente o marceneiro que fez minhas portas está com problemas de saúde e está impossibilitado de trabalhar no momento. Mas acredito que qq bom marceneiro saberia fazer portas de correr.
      Abs.,
      Bianca

      Excluir
  15. Olá Bianca, por favor me diz como foi que você fez essa imagem virtual do projeto, preciso muito de um programa desse.
    Desde já te agradeço.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gavião,
      Eu usei o programa Chief Architect e fiz um post sobre programas que fazem esse tipo de desenho: http://reformareforma.blogspot.com.br/2011/08/brincando-de-arquiteto.html
      Abraços!

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...