quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Armário no teto do corredor

De tanto falar, meu pai me convenceu de que seria muito útil aproveitar o pé direito alto do corredor do apê, pra colocar ali um armário no teto. A gente sempre tem uma mala ou um cacareco qualquer que não precisa ser usado sempre, mas que ocupa muito espaço. Já que o corredor aqui é comprido e o pé direito tem 3 metros, custa nada, né? Ou melhor... custa. Mas pode valer à pena.

Nas fotos abaixo vocês podem ver como o pé direito do corredor é alto:





A parte chata ficou por conta da iluminação. Meu pai não quis, de jeito nenhum, que eu colocasse as lâmpadas penduradas no que seria o chão do tal armário e teto do corredor. Como o teto passaria a ser de madeira, meu pai ficou com medo de que algum curto pudesse provocar um incêndio. Ok, ok. Eu achei meio dramático da parte dele, mas pra acabar com a discussão (que acreditem, se estendeu), concordei em colocar luminárias de parede do corredor, as famosas arandelas.

Mas então, como foi feito esse armário? Mistério nenhum. O armário se constituiria simplesmente de um rebaixo em madeira no teto, com duas portas. Aliás, madeira era o que mais tínhamos de sobra aqui no apê, resultantes de dois armários que foram desmontados quando o quebra-quebra começou. Então só faltou comprar cantoneiras de alumínio, que foram presas nas paredes, como vocês veem nas fotos abaixo:





Feito isso, ficou fácil. Toninho, nosso fiel marceneiro, catou as tábuas de madeira, cortou-as nos tamanhos corretos e as aparafusou nas cantoneiras!

Aqui vemos o Toninho aplainando as tábuas de madeira

Antes de aparafusar o fundo do armário nas cantoneiras, cada tábua foi posicionada,
pra nos certificarmos de que suas larguras estavam corretas.

Aqui elas já estão aparafusadas por baixo, de forma que as cantoneiras não ficam visíveis.
Um calço de madeira ajudou a escorar as tábuas, enquanto elas eram presas.


E voilá! Armário de teto pronto!


Ou quase pronto... Faltam as portas, né? Pois bem, eu queria portas presas à parede com dobradiças. Mas novamente, fui convencida de que seria mais prático termos tábuas soltas como portas, do que portas com dobradiças. O que me convenceu, na verdade, foi o fato de que seria muito difícil nivelar as portas com o resto do armário. Com o tempo elas acabariam empenando ou coisa parecida e não fechariam bonitinhas.

Pra falar a verdade, nem me lembro mais quais foram todos os argumentos do meu pai. Tem horas, numa obra, que você só quer saber de concordar com o mais forte, pra que as coisas andem mais rápido. Sim, amigos leitores, já estou nessa fase do "ok, ok, vai assim mesmo!" :P

Nas fotos abaixo vocês entendem melhor como as portas funcionam:

A porta é solta e pra abrí-la, basta que se empurre a tábua pra cima e depois tire-a do local

Pra que elas fiquem encaixadas, quando fechadas, foi feito um dente de cada lado delas

Pronto! Agora eu tenho um alçapão de 4 metros de extensão! Só falta pintar de branco, pra ficar com cara de teto.


E haja cacareco pra guardar nele!


19 comentários:

  1. Gostei da ideia, sempre tem uma escada, ou uma ferramenta que precisamos ter e não temos onde guarda.
    Já vou copiar a ideia do seu pai! rsrsrs...

    Adoro o seu blogjá estou seguindo a um tempinho!
    Bjão!

    Realizando Sonhos...
    alessandra-soares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra!

    Pode copiar à vontade! Fico feliz em ter ajudado compartilhando essa ideia.

    E conheço seu blog! Já passei por lá. Assim como vc, conheço outras pessoas que tb compraram apês na planta. Uma novela!

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a idéia, gostei.
    E Arandelas nas paredes são um charme, eu adoro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é, arandelas são charmosas, mas acho um pouco sombrias pra um corredor. De qq maneira, vai ficar bem legal :)
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Achei uma ótima ideia também, mas como você vai alcançar as coisas que ficarem mais longe da porta?

    ResponderExcluir
  6. Oi Raphaela,
    Essa é uma boa pergunta! Bom, as coisas não devem ficar muito longe, pois, esqueci de dizer, o armário terá duas portas. Ainda assim, se alguma coisa ficar muito pra dentro dele, eu amarro uma cordinha, de forma que consigo puxá-la pra porta. A gente pensou em criar um sistema de carrinho dentro do armário, mas eu acho desnecessário, pois só pretendo guardar coisas grandes nele, como malas e afins.
    Mas sua pergunta procede!
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que estava curiosa para ver como funcionaria o armário no teto. Uma dúvida, qual a altura do armário? Digo, se o pé direito tem três metros, quanto você rebaixou para fazer o armário? Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Alexandra,
    Se vc der uma olhada logo na primeira foto deste post, percebe que no meio do corredor temos uma viga. Essa viga tem uns 50 com de altura, por conta disso, tivemos que rebaixar o armário cerca de 60cm. O teto ficou com 2,40m, o que ainda consegue ser mais alto do que muito apartamento novo que vemos no mercado :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Prima, adorei,e axo q vc tem q aproveitar o oe direito e fazer armarios nos tetos q puder. No seu quarto vc podia faze los na testa de dentro da porta de correr q fica pra sala...pensa nisso!

    ResponderExcluir
  10. Oi prima!

    Eu confesso que não sou fã de tetos rebaixados demais. Por isso só fiz o armário no corredor.
    Em cima da porta não dá pra fazer armário, pq como serão 3 portas, vai ficar muito pesado. Qto menos peso em cima delas, melhor pra viga não empenar.

    Valeu pelas dicas! beijos!

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, temos que proveitar qualquer buraco, pois é tanta tralha que se junta (apesar que eu não sou assim não) Tenho armarios vazios aqui no ape, em todos os comodos, exceto no escritorio, onde marido ama juntar cacarecos! bjaum da familia

    ResponderExcluir
  12. Eu costumo guardar tralhas, porque sempre acho que posso reaproveitá-las. Mas tenho tentando fazer um exercício contrário. Ainda assim, achei o armário no teto ótimo pra objetos como malas e até mesmo restos de azulejos e pisos.
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Amei, isso!!!!
    Quero fazer igual aqui nomeu corredor.
    Pena que não tenho um Toninho.

    ResponderExcluir
  14. Gostei do armário, mais não da forma como você prendeu a chapa de madeira por baixo da contoneira, o risco é muito grande, como tempo,o peso do material guardado, umidade, fadiga e outros você corre o risco te ter esta chapa de madeira dispencado em cima de você. O ideal seria que as chapas entrassem por cima das cantoneiras e que você fizesse um acabamento que escondesse as cantoneiras. No mais a idéia é super legal e cria um aproveitamento de espaço incrível, muito bom.

    ResponderExcluir
  15. ADOREI A IDEIA ERA TUDO QUE EU PROCURAVA E IQUAL O MEU CORREDOR ,SO QUE TBM VOU COLOCAR A CANTONEIRA FICANDO POR FORA AMANHA MSM VOU FAZER O ORÇAMENTO BJOS E OBRIGADA PELA IDEIA .SUELI .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou, Sueli! Fico muito feliz :)

      Qq dúvida, estou às ordens!

      Excluir
  16. Esse armário foi uma ideia de genio,seu pai tá de parabéns.Amei,faria na minha casa.Quem teve a ideia não deve ter feito para cair na sua cabeça rsrsrs,então não vejo perigo.
    Bjs Nana.

    ResponderExcluir
  17. Muito legal,gostei mesmo,o espaço que vcs usaram até parece com o que tenho em meu apertamento rsrsrs,qdo se tem pouco espaço como eu,precisa otimizar,parabéns,abzsss

    ResponderExcluir
  18. Parabéns ao seu pai pela ideia, realmente sempre temos aquela mala, que não sabemos onde guardar, em cima no guarda roupa acaba, ocupando muito espaço, mas com esse armário suspenso tudo fica ótimo, pois ela estará guardadinha ocupando espaço que ela merece ocupar, e pode ser guardado outras coisitas a mais. Valeu pela dica.

    Ass: Camila Ribeiro

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...