quarta-feira, 28 de março de 2012

Tapando buracos com poliuretano

Esse material eu ainda não conhecia, então resolvi compartilhar minha descoberta aqui com vocês: Espuma de Poliuretano Expansível.

Parece coisa de indústria pesada, né? Nem é. Você o encontra em lojas de ferragens e materiais de construção. Ele vem num tubo desses de aerosol. Quando você o aplica ele sai líquido, mas logo se expande e forma uma espuma dura.

Aqui você vê o poliuretano já expandido

Ok, dona Biancolina, mas qual a utilidade disso, além de ficar brincando de transformar líquido em espuma? Respondo como uma descrição do produto encontrada na internet: "Utilizada para fixação, preenchimento de espaços, isolamento térmico e acústico, acabamento e vedação - Ideal para instalação de batentes de portas, janelas, telhas, placas de isolamento térmico, acomodação de banheiras de hidromassagem, isolamento de aparelhos de ar condicionado, enchimento de canos de ventilação, fixação de vidros, revestimento de barcos, eliminação de goteiras, reparos de trincas, câmaras, painéis e portas frigoríficas, junções de paredes, divisórias e tetos". UFA!!!

Enfim, descobri esse material, quando foram instalar as janelas anti-ruído lá em casa. Sabem como é instalação de janelas, né? O vão nunca fica certinho, as paredes são pra lá de tortas e no final, a janela nunca encaixa perfeitamente no lugar, como vocês podem ver na imagem abaixo:

Se eu morasse no primeiro andar, ficaria com medo de baratas e outros bichos entrando por esse buraco!

E agora, José? Agora você chama o fornecedor das janelas e ele chega com esse maravilhoso e milagroso produto pra aplicar nas frestas entre janela e parede. Vejam!

Aqui o vão na lateral da janela já está vedado com o poliuretano

Sim, eu sei, ficou horroroso. Mas depois de resolvido o problema do buraco da lacraia, o pintor passou uma massa corrida e os fornecedores das janelas colocaram uma chapa de alumínio pintado de branco, pra fazer o acabamento. 

Janela já com o acabamento em alumínio

Ninguém diz, que aqui tinha um buraco de rato, né não?!

O mesmo foi feito nas janelas da cozinha. Só que nesse caso o acabamento foi apenas massa e pintura. Reparem:

Antes - super fresta entre janela e parede (torta, lógico!)

Durante - espuma de poliuretano devidamente aplicada

Janela já com acabamento em massa e pintura

Close no canto que foi vedado
O poliuretano expansível também é muito utilizado para fixar portais, mas o nosso marceneiro de plantão não aconselha o uso desse material para isso. Com o tempo ele esfarela e o abre e fecha das portas pode contribuir para que o material se desfaça e o portal solte. Aí você me responde: "Ora bolas! Mas janelas também abrem e fecham!" Sim, senhores, só que a diferença aqui é: usei o poliuretano para vedação e não para fixação. Sacaram?



20 comentários:

  1. Q mega dica!!!!

    Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa espuma é show... utilizamos ontem nas janelas e portas da casa da minha irmã que está sendo construida, show de bola..


    bjks e vlw por compartilhar

    ResponderExcluir
  3. Nossa, voce acabou de me dar uma ideia maravilhosa la pro apê!!eu ja sabia da existencia desse produto(viciada no programa ecorrenovação, eles so falam disso la,rsrsrrs)mais não sabia todas suas funcionalidades.Vou testar, sede certo te aviso.ogb pela informação, foi muito util.bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avisa, sim! Nos diga onde e como utilizou. Qto mais informação melhor, né?
      beijos!

      Excluir
  4. Genial. Resolve muitos problemas essa espuma aí.

    ResponderExcluir
  5. E quando vi a foto achei que era massa de pão!
    Adorei porque corrige pequenas imperfeições!
    Boa dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Massa de pão, é ótimo! Realmente parece tudo menos uma esponja dura, né?
      beijos!

      Excluir
  6. Não é magia, é tecnologia! Muito bom! Rs...

    ResponderExcluir
  7. Tem gente que coloca a porta no vão só com isso. É perfeito =D
    O poli estará na minha obra o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      o nosso marceneiro de plantão não aconselha prender portas e janelas só com essa espuma. Ela resseca e esfarela depois de um tempo e com o movimento da porta, pode se desfazer. Mas se vc já viu e deu certo, é bom saber!
      beijos!

      Excluir
  8. Sem dúvidas é uma espuma multi-usos! Pra proteção acústica é muito boa também!

    Besos desde Madrid!

    Atelier Decor team
    www.atelierdecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. oii... otimo esse produto neh!!! to tentando trocar as portas lá de casa como não entendo muito quero saber se qualquer pessoa consegue usar ou so empresas especificas rsrsr o deus dificil neh!!! sou nova no mundo da reforma...kkkkkk se souber me fala... ? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      O produto é super fácil de aplicar, meu pai mesmo e o pintor aplicaram em alguns casos. Mas se está na dúvida, faz um teste primeiro num pedaço de jornal ou coisa assim, só pra entender como ele se comporta.

      Boa sorte!

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...