quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Erros na reforma - parte 3

E pra quem quer aprender com a desgraça alheia, aqui vai mais um post da série "Erros na reforma"! Pra alguma coisa meus errinhos hão de servir, né? ;)

1) Não comprei um condicionador de ar split

Aconteceu o seguinte, no meio da reforma pintou a dúvida: Colocar ou não colocar um split? Eis a questão! Cheguei a contactar uma empresa, pra fazer um orçamento. Um consultor (leia-se vendedor) passou aqui no apê e fez uma análise do local. A sugestão dele foi a de instalar o split acima da porta de entrada do apê, fazendo um rebiaxo de gesso que esconderia o duto, que seguiria até a janela do quarto.



Olha... Ainda daria tempo de refazer o projeto. Mas sabe quando dá aqueeeeela preguiça? E você avalia e acha que vai ficar feio pra caramba? E pensa na mão de obra, no custo e no trabalho e no seu saco que já está pra lá de cheio... Aí desisti da ideia.

Eis que o verão chegou, junto com ele o calor senegalês do Rio de Janeiro e eu me arrependi profundamente. Instalei um condicionador de ar de janela no meu quarto, mas a sala continuou quente. Resultado: nenhuma visita durante o verão. Somente nos dias de calor mais ameno e com vários ventiladores ligados.

É claro que posso instalar outro condicionador de ar tradicional na sala, mas o buraco na parede estragaria um pouco do isolamento acústico das janelas... Enfim. No próximo verão eu decido o que fazer :P


~ ~ ~ ~ ~


2)  Falta de iluminação sobre a pia da cozinha

Essa aqui foi outra falha de projeto. Mas isso se deve mesmo à minha falta de experiência com iluminação mesmo. Aconteceu o seguinte: No armário acima da pia, eu resolvi colocar uma báscula com um escorredor de pratos. Acho super prático e me deixa a bancada livre.


Só que eu não atinei pro fato de que a báscula aberta faria sombra sobre a pia! Pois é, caras colegas de trabalho... Toda vez que eu vou lavar a louça, eu me deparo com esse problema.

Aqui podemos ver a iluminação sobre a pia, quando a báscula está fechada.

Quando eu abro a báscula, ela faz sombra sobre a pia e fica escuro pra lavar louça...

E a solução é simples. Na verdade eu teria duas opções:

a) Poderia ter distribuído as luminárias no teto de forma diferente;

b) Poderia ter projetado luminárias debaixo do armário, já deixando fios saindo da parede no local onde ficaria a báscula, ligados a um interruptor.

Mas nem tudo está perdido. Ainda acho que se eu procurar, encontro alguma luminária à pilha, que poderá ser instalada embaixo do armário. E ficará tudo certo :)


~ ~ ~ ~ ~


3)  Posição dos interruptores junto do escritório

Esse errinho não tem muita solução, mas é só mais uma prova de que projetar é mais do que importante antes de começar sua reforma.

No espaço que simpaticamente chamo de escritório, aqui no apê, fiz um rebaixo de gesso pra colocar a iluminação. Tudo certo, tudo lindo, menos... o local que escolhi pra colocar os interruptores. Resolvi que eles deveriam ficar na parede no fundo da bancada, quando eu poderia tê-los colocado na parede lateral, ali eles ficariam bem do meu ladinho.


Se tivesse feito assim, não precisaria nem levantar da cadeira pra acender e apagar as luzes. Do jeito que ficou, preciso me levantar e me esticar para alcançá-los. Nada grave, nada grave. Mas poderia ter sido mais inteligente. E eu gosto de soluções inteligentes :)



~ ~ ~ ~ ~


4)  Falta de triway na cozinha e na sala

Esse caso já foi falado em outro post, então quem quiser saber dos detalhes, dá um pulinho lá, que hoje eu já estou cansadinha de escrever :P


22 comentários:

  1. Oii, quero que meu armário por cima da pia seja que nem o seu. Onde vc mandou fazer o escorredor ou ja comprou pronto? Tirou medidas? Acha que realmente a culpa da falta de iluminação é da bascula?

    Leticia. http://construidominhacasaminhavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Também tive problemas com iluminação na bancada da cozinha, mas resolvi colocando uma fita de led na parte de baixo dos armários. Ficou lindo e iluminado!
    Ahh mas tem que ser uma fita de led à prova d'agua...

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Nem me fale nisso, tb aconteceu comigo na pia da churrasqueira, coloquei basculante e a iluminação fica zero com ela aberta... mas vc tb pode colocar fita de led e acender na tomada... eu to pensando seriamente em fazer na minha! Tb errei com os interruptores e an iluminação da minha sala, mas acho que ainda consigo corrigir. E vc é louca mesmo, o RJ é terrivel de calor, sei disso pq marido vai duas semanas do mes e as vezes vou junto... pensa num lugar quente e coloca 2x mais... é o RJ! rs
    Bjaum

    ResponderExcluir
  4. Nas lojas americanas vendem spots de luz por cerca de 5 reais...
    Desses aqui (sem os imas) http://1.bp.blogspot.com/-H9jkvf1zR0U/Tny1M2Mm7dI/AAAAAAAAAe4/5I0BJS-NYJ0/s1600/DSC01664.JPG
    Pode ajudar a resolver o problema na bancada da cozinha.

    Verônica

    ResponderExcluir
  5. Poxa, tive problemas com o posicionamento do interruptor também, não me toquei e esqueci de pedir para mudar durante a reforma, e agora estou com preguiça demais para mandar fazer isso rs... O Split eu coloquei no nosso quarto e no quarto de hospedes, mas me arrependi de não ter colocado na sala de TV que é onde passamos a maior parte do tempo! :/ Mas... aos poucos a gente dá um jeito, beijos!

    ResponderExcluir
  6. olá... com relação à iluminação da cozinha, já vi no mercado, luminárias de led que vão à pilha e tem adesivo para colar onde quiser, são redondas e pequenas... acho que seria uma solução barata e fácil pra você!!! Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Sobre o item 2, da uma procurada na Multicoisas (ou na Tok Stok) que tem umas lampadas de led que acendem/apaga quando vc aperta (esqueci o nome, mas é uma "rodinha" de várias cores, tem vermelho, prata, preto, branco...), acho que no seu caso funcionária. :)

    ResponderExcluir
  8. Oi... Eu tive problema semelhante em casa e encontrei uma lâmpada de Led que tem fita adesiva e funciona com pilhas; deu super certo...
    A minha é dessa aqui
    http://www.flc.com.br/produto/45/49/2/Super_Led-Touch-Touch#.Ugy_P9I3vko
    E o preço é bem em conta:
    http://www.walmart.com.br/produto/Casa-e-Seguranca/Lampada/FLC/379586-Touch-Light-Branco---FLC
    Você procura por Lâmpada de LED Touch!
    Quanto aos interruptores e o Split, aí não tem outra, só com quebradeira mesmo!!! Se bem que o interruptor está fácil, se cortar a parede com a máquina certa, faz pouca sujeira e da pra puxar deste outro ponto... Deixa de preguiça, afinal você este é o seu lar, é onde você deve passar os MELHORES momentos e que pretende viver por um bom tempo né, não seria legal ter que conviver e ver diariamente algumas coisas que você não gosta muito só por preguiça! Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa ,aqui aconteceu o mesmo , comprei o ar de janela e no final não instalei pra não atrapalhar o isolamento da janela só que do quarto. Adorei o armário com o escorredor embutido, já fui a várias lojas mas não achei ele vazado assim, só em cima de madeira e acho que assim aja armário ( leia-se $$$$$) hahaha .

    ResponderExcluir
  10. Oiii

    gente eu adorei a ideia do escorredor de pratos.. e nunca tinha pensado no fato de fazer sombra
    vc fez um post muito util... adorei!!!!
    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  11. Tem sorteio no Blog,participa lá!

    Ótima Semana!Bjus :)

    ResponderExcluir
  12. Oi, esse escorredor você comprou onde?
    Adorei a praticidade.
    PArabéns

    ResponderExcluir
  13. Erros de reforma sempre acontecem.... não tem como fugir, mas no seu caso acho que todos tem solução.
    Sobre o ar condicionado já pensou em comprar portátil? Eu sei que eles são mais caros, mas se você pensar que vai ter que gastar com pintura, gesso, pedreiro para colocar o convencional talvez a diferença não seja tão grande assim e ele ainda tem a vantagem de poder levar para outro comodo.
    Qdo fui fazer o projeto de iluminação no apto, a arquiteta mencionou a falta de luz que pode ficar em cima da pia da cozinha. Ela falou que a solução é colocar uma fita de led na parte de baixo do armário. O resultado seria algo parecido com isso http://images03.olx.com.br/ui/4/67/72/1353676124_455856572_6-Fitas-de-leds-rgb-5050-com-controle-sem-fio-5-mts-Bahia.jpg
    Na época achei um exagero e acabei não colocando... e no meu caso não faz sombra, mas fica tão bonito o efeito que penso em futuramente colocar.

    ResponderExcluir
  14. E ai depois de algum tempo vc tem outra coisa a reclamar do seu escorredor de prato? achou que mofou os mdf? ou que o escorredor enferrujou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Le,

      Até agora está tudo tranquilo. Nem mdf mofado, nem escorredor enferrujado.

      bjos!

      Excluir
  15. Oi poderia simplesmente contratar um arquiteto ou profissional da área... Com certeza nenhum desses erros teria acontecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza que um profissional da área previna tais erros. Já vi vários projetos justamente com os erros que são exemplificados nesse blog.

      Excluir
    2. Eu não queria dizer isso, mas já que o Daniel levantou a bola, também conheço mais de um caso onde os arquitetos erraram feio. Coisa piores do que essas que descrevi. E como até gosto de uma reforma, resolvi encará-la sozinha mesmo. Até porque o resultado acaba ficando realmente com a sua cara.
      Mas pra quem não tem paciência ou não leva jeito, acho que um profissional da área ajuda bastante.

      Excluir
  16. Também resolvi a iluminação da pia: não com uma fita de led, mas com uma barra de led. No início, estudei a possibilidade de usar uma lâmpada de tubo incandescente. Mas a altura da lâmpada e do suporte consumiriam todo espaço da pia. A barra led só tem 5mm de altura e um transformador que embuti escondido no armário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia, Daniel! O meu maior problema é que acima da pia eu tenho um escorredor de pratos, com fundo vazado. Não sei se teria como embutir uma lâmpada ali. Mas vou pensar no assunto e fazer uns testes. Obrigada!

      Excluir
  17. Oi Bianca, ia dar a idéia da fita de LED mas percebí que cheguei uns 8 meses atrasado...rsrsrs De qq forma foi assim que solucionei na minha casa. A fita é bem fininha (1cm ou menos), pode ser comprada por metro (R$18/m). Ela vem com uma fita atrás para ser colado. Colei na base do armário, mas vc pode colá-la no azulejo mesmo. Ela é transparente e fica bem discreta. Liguei a uma fonte escondida dentro do exaustor e o interruptor fica junto à tomada tb do exaustor. Achei que foi uma solução prática e barata.

    ResponderExcluir
  18. To adorando teu blog, tem muita informação legal e ideias boas! :)
    Adorei teu estilo e a cozinha com aquela parede vermelhona ficou linda! Adoro paredes coloridas.
    Obrigada por compartilhar tudo isso!

    Bjs
    http://meucafofopitoresco.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...