quarta-feira, 3 de agosto de 2011

As vigas (e colunas) que atrapalham nossas vidas - capítulo 4

Dando prosseguimento à novela das vigas e colunas do apê...


~ ~ ~ ~ ~ ~  Vigas e colunas na cozinha - caso 1  ~ ~ ~ ~ ~ ~

Na cozinha a coleção de vigas e colunas não poderia ficar pra trás, né? Reparem nesse cantinho na foto abaixo. Coluna, viga, viga, viga. Vixe!

O que fazer, o que fazer? Bom, como a viga do meio não é assim tão baixa, resolvi que vou rebaixar o teto da cozinha até essa altura. Aí em posso embutir as luminárias, o que fica mais bonito mesmo. E nesse dente junto da coluna, onde antes ficava o tanque, vou colocar um armário baixo. Acima dele coloco o aquecedor.





~ ~ ~ ~ ~ ~  Vigas e colunas na cozinha - caso 2  ~ ~ ~ ~ ~ ~

Essa é a parede contrária à das janelas. No fundo da foto vocês podem ver a porta para o corredor do apê. Antigamente a parede que separava a cozinha da área ficava logo ao lado desta coluna d´água, onde vocês podem ver os tijolos aparentes. Esta coluna d´água não pode sair daí, pois é do prédio, mas depois de derrubada a parede, ela acabou ficando no meio da minha cozinha. Junto a ela, temos um rebaixo. Que nada mais é do que firula. 


Solução: resolvi que a firula vai continuar onde está e terminará assim mesmo na coluna. Minha idéia é rebaixá-la um pouco mais, até a altura da porta. Assim eu crio uma espécie de nicho, no qual posso, inclusive, embutir uns spots. A figura abaixo ilustra isso melhor. Mais uma vez as cores são apenas para ressaltar melhor a ilustração. Mais tarde eu decido que cores usar.

Eu bem adorei essa idéia!



~ ~ ~ ~ ~ ~  Viga no corredor  ~ ~ ~ ~ ~ ~

Esta aqui me deu a maior dor de cabeça. Vejam vocês, uma viga no meio do corredor! A solução até que veio rápida: rebaixar esse teto até a altura da viga e usar esse espaço como um armário. Excelente idéia do meu pai, que vive repetindo que eu vou precisar de armários. Principalmente pra guardar minhas 496 malas de viagem (que só existem na cabeça de le e da minha mãe)! Acabei achando a idéia boa, porque corredor pode ser mais baixo mesmo. 
Mas... (sempre tem um mas, né?) Minha vontade era a de embutir uma luminária no fundo do armário (que passará a ser o teto). E foi aí que o problema todo começou.



O fundo do armário será de madeira e meu pai não quer, em hipótese alguma que eu embuta uma luminária num teto de madeira. Esquenta! Fios passando por dentro! Curto, curto, curto!!! Depois de muuuuuito brigar, resolvi abrir mão dessa iluminação de teto e aceitei colocar luminárias do tipo arandela na parede. Eu tive um milhão de outras idéias loucas, das quais falarei depois, mas acabei ficando com o convencional mesmo. Não me agrada muito, não. Temo até que fique escuro. Mas... pai é pai e ele tá me ajudando pra caramba. Achei melhor ouví-lo um pouquinho :)


~ ~ ~ ~ ~ ~  Viga na área  ~ ~ ~ ~ ~ ~

Atrás das portas, que você vê mna imagem abaixo, tínhamos o banheiro de empregada. Ele vai continuar ali, mas será um pouco maior, e dividirá seu espaço com máquina de lavar e tanque. Beleza. Uma viga na área não mata ninguém. Mas... (olha o mas de novo aí, gente!) meu pai acha que preciso de armários. Sim, armários, muitos armários. Afinal... onde vou guardar  minhas tralhas (tralhas???) ou os azulejos que terei que guardar depois de findada a obra? (E foi com esse argumento que ele me convenceu). Pois então, resolvi ter mais um armário de teto. Esse será bem pequeno, só mesmo pra guardar os ditos restos de obra :)





~ ~ ~ ~ ~ ~  Coluna no banheiro ~ ~ ~ ~ ~ ~

E pra terminar, não poderia deixar de mencionar esta coluninha do banheiro. Mas sobre ela já falamos aqui, só não queria deixá-la de fora do post! ;)


2 comentários:

  1. Muitas vezes as vigas são verdadeiros obstáculos pra pôr em prática as nossas idéias. Mas, as vezes, elas podem até incrementar o visual.. hoje fiz um post justamente sobre isso no Modo Construção: http://modoconstrucao.blogspot.com/

    Já linkei o blog de vcs por lá!

    Abs!
    Bruna Sodré

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,
    é verdade, esse seu exemplo é bem bonito. Tb não sei se faria tantos rebaixos se não tivesse as vigas e colunas. Elas me ajudaram a compor o ambiente.
    beijos!

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...