terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fotografando tudo com medidas

Pensar no futuro é sempre muito importante. E não estou falando aqui sobre pensar na poupança do seu primogênito, na sua aposentadoria, na quantidade de armários que vai precisar ou na praticidade de um banheiro todo azulejado ao invés de pintado. Dessa vez estou falando de algo que fica escondido. Muito bem escondido, depois que sua obra acaba. Os canos e os cabos!

Pois é. Pode parecer besteira e um trabalho árduo e chato, mas tenha certeza de que no futuro você vai agradecer ao seu eu do passado, por ter tido esse cuidado. Pra evitar que você não acerte algum cano ou tome choque, quando for pendurar algo nas paredes, sugerimos que tire fotos de tudo tudinho antes que o pedreiro tape os buracos. 

Melhor ainda, é fotografar já com as medidas anotadas. E foi isso que fizemos! Dicas a seguir!

Primeiro tenha em mãos um rolo de fita crepe larga, caneta para retroprojetor e uma trena ou metro. Ah, sim! Uma câmera fotográfica também ajuda, né? :P







De posse desse material, você começa a tirar as medidas. Anota-as na fita crepe e cola ao lado de cada cano ou conduíte. Na foto abaixo você pode ver um exemplo. Importante sempre indicar (como fizemos com as setinhas) a origem do ponto inicial da medida. No caso da imagem abaixo, as medidas foram feitas a partir da parede à esquerda do ambiente. Por isso as setinhas apontam pra esquerda.


Você também pode usar como ponto de referência objetos que não ficam escondidos, como a válvula da descarga, torneiras, saídas de esgoto ou registros.



Crie padrões. No nosso caso, definimos que todas as medidas partem do centro dos seus objetos. Ou seja, a distância medida entre o cano e a parede, conta a partir do centro do cano. Assim você não fica na dúvida depois se mediu contando do canto esquerdo ou direito ou da parte de cima ou de baixo do objeto. Em alguns casos, deixamos isso bem claro, como na foto abaixo:


No caso de ambientes como banheiro e cozinha, onde o contra-piso ainda não está finalizado, prefira usar o teto como referência ao invés do chão. Mesmo que você pretenda rebaixar o teto e precise calcular essa diferença entre as medidas tiradas e o rebaixo de gesso, a medida fica mais exata, pois o chão sem contra-piso é muito irregular. 


Não economize nas fotos. Com as fotos digitais, ninguém mais precisa gastar dinheiro com revelação, certo? Então, quanto mais você fotografar tudo de todos os ângulos, com close ou sem close, melhor. Assim você não terá dúvidas daqui a milhões de anos, quando precisar rever as fotos.


Mas você pensa que parou por aí? Nada disso! Lembre-se que depois que tudo estiver coberto de cimento, terra e areia, pintadinho, azulejadinho, você não vai mais reconhecer foto nenhuma desse campo de guerra. Significa que, tão importante quanto fotografar, é organizar essa bagunça.

Uma boa prática é renomear suas fotos, com nomes que dão dicas de cada ambiente e objeto fotografado. Pra organizar ainda melhor, coloque o nome do ambiente antes da dica. Assim, quando você for olhar os arquivos no seu computador, eles ficarão ordenados por ambiente. Exemplos:

area_parede_tanque
banheiro_social_parede_bancada
banheiro_social_parede_box
cozinha_canto_aquecedor
cozinha_parede_bancada

Se você for ainda mais organizado, separe em pastas, cada uma com fotos de cada ambiente.

Agora, se você for top-de-linha-plus-master-über-organizado, você faz um desenho de cada parede, indicando os canos, os conduítes e as medidas. Ainda pretendo chegar nesse nível. Se eu conseguir, prometo postar o resultado aqui :)


5 comentários:

  1. Ops! Fiquei ate tonta com tantos numeros e fitas!!!!rs.

    ResponderExcluir
  2. Não tive essa idéia antes, que pena, mas fiz eu mesma uma planta da casa marcando os canos e fios para num futuro saber onde ficam.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha! Eu tb acho que se não anotar tudo rapidinho, vou me perder em tantos números!

    E Faby,
    O importante é que vc fez a planta! Assim não corre riscos depois! :)

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa dica... No início de setembro tb vou começar a reformar e ampliar, já anotei no meu caderno, muito boa mesmo... Boa reforma pra vc! Vlw!

    Ha! Eu tb tenho blog, tô começando agora, mas, se puder, dá uma passadinha lá, vlw!

    ResponderExcluir
  5. Jonathas, foi idéia do meu pai e a achei ótima! Mas como disse no post, é necessário muita paciência. A gente ia fazer a mesma coisa com os conduítes, mas o saco acabou antes :P
    Quem sabe vc não tem mais paciência do que a gente ;)

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...