terça-feira, 9 de agosto de 2011

A reforma ideal

Eu poderia começar esse post chutando o balde e dizendo que na reforma ideal eu teria um apê pronto em dois segundos. Mas aí não tem graça nenhuma, né? Vamos tentar manter essa viagem próxima do mundo real, que é pra brincadeira dar algum samba.

Pra começar, eu não teria pressa e dinheiro não seria problema. Ok... Já ficou extremamente longe do real, mas é que tempo e dinheiro são limitadores demais. Então decidi que esses dois pontos seriam irrelevantes na minha reforma ideal.

Mas então, como eu teria todo o tempo do mundo, eu começaria a obra planejando tudo tim tim por tim tim, sem me esquecer de nada. Pois é. Antes de quebrar qualquer coisa, eu teria bem mais definido o que queria e onde queria. Mas nada muito definitivo, porque nunca se sabe o que vai aparecer atrás de cada parede.

Feito isso, eu chamaria o pessoal que pega no pesado e mandaria quebrar tudo. "Põe abaixo! Põe abaixo, tira o entulho e volta só quando eu precisar de novo!". Isso mesmo! Mandaria todo mundo pra casa! Só assim, eu não teria que resolver às pressas o que fazer com as vigas e colunas que surgiram no meio do caminho e acabaram com metade dos meus planos. Sim, elas se multiplicam, tem vida própria, as danadas!

Com todas as vigas, colunas, canos e maluquices aparentes, eu definiria de uma vez e com calma o que fazer pra realizar meus planos originais. E só depois, de ter tudo definidinho, é que eu chamaria os doutores da reforma de volta. Assim eles poderiam prosseguir com seu trabalho, sem correr o risco de ouvir a dona Bianca dizendo que por causa da tal coluna do banheiro, mudou de ideia e resolveu colocar a pia em outro lugar e depois em outro e mais em outro.

Nessa reforma ideal, eu também teria tempo pra percorrer todas as lojas de móveis e decoração do universo e além. Teria um consultor à minha disposição 24 horas por dia ou mesmo faria um curso intensivo a la Matrix pra virar A Arquiteta Decoradora em 5 minutos.

Menos, Bianca, menos! Volta pra Terra!

Bom, voltando... Na reforma ideal, a equipe de operários não faltaria às segundas-feiras e cumpriria com seus compromissos. Eles atenderiam aos meus telefonemas e sempre me ligariam se surgisse algum problema no meio do caminho. Eles também tirariam minhas dúvidas com todo prazer e não fariam cara feia se eu fizesse alguma sugestão fora dos padrões, mas completamente factível. Será que isso é pedir demais?

E não podemos esquecer dos fornecedores. Na reforma ideal os produtos chegariam no prazo e sem defeitos. Poderíamos, inclusive marcar um horário de entrega de verdade e não apenas o famoso "dia tal em horário comercial". E se porventura acontecesse de algum produto chegar defeituoso, seria trocado na mesma hora e sem as milhões de burocracias com as quais estamos frequentemente esbarrando. Sim, na reforma ideal, fornecedores não fariam parte de mais uma das nossas dores de cabeça.

Terminando meus devaneios, na reforma ideal tudo ficaria muito melhor do que eu havia imaginado e todo dia eu olharia pra cada cantinho do meu novo lar com um sorriso de orelha a orelha!

Se bem que, depois de tudo prontinho, mesmo que tenhamos tido milhões de problemas no meio do caminho, no final a gente sempre fica feliz e orgulhoso!


5 comentários:

  1. Na sua reforma ideal, poderia contratar um profissional especializado para fazer um projeto bem bacana pra você, que tal? ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu acho divertido fazer o projeto! Mas uma assessoria não seria ruim. :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Bianca, bom dia! Eu estou em vias de começar uma reforma porreta no antigo apê de minha avó e, por isso, comecei a procurar assuntos relacionados a este tema na web. Encontrei seu blog e já li tudo, fiquei mais animada ainda e percebi que o planejamento é o fator determinante para o início e sucesso de uma reforma grndiosa. Gostaria de lhe perguntar algumas coisas sobre a mão de obra, algumas dicas de como e por onde começar. Eu posso lhe mandar meu email com mais detalhes do esboço do meu projeto.
    Obrigada, Erica Alcira

    ResponderExcluir
  4. Oi Erica,

    Olha, eu não sou arquiteta, tá? Sou só uma metida a fazer obra. Mas se vc quiser, podemos trocar idéias. É sempre bom. Pode mandar um email pra grandereforma@gmail.com.
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Bianca, muito obrigada pela gentil resposta! Eu também não sou da área de arquitetura, mas assisto muitos programas sobre reformas (tem um no canal 552 da net digital HD, se chama TLC HD, que tem ótimos programas sobre o tema e, sem comercial!) e me dediquei muito na obra que meu pai fez aqui no apê em 2009, eu era praticamente o cão de guarda do serviço, inspecionava tudo e, o melhor de tudo é que mantive um bom relacionamento com o pessoal que trabalhou aqui. No fim das contas, ficou tudo maravilha, mãããããs (olha o mãs aí!) aprendi também com alguns erros e, serão corrigidos numa próxima oportunidade!
    Vou te mandar um email.
    "Brigadão"
    Beijos, Erica Alcira

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...