quarta-feira, 2 de novembro de 2011

As 3 leis (de Murphy) das reformas

Esse será um post curto, porém não menos importante.

Atenção! Se você está pensando em começar uma reforma, tenha em mente que você não poderá escapar das 3 leis de Murphy das reformas. Que são:

1) Sua reforma vai atrasar

Infelizmente, essa é uma verdade incontestável. A não ser que você, seu mestre-de-obras ou seu arquiteto sejam pessoas extremamente eficientes na arte da logística, sua obra vai, sim senhor, não adianta chorar, nem pedir penico, terminar com atraso!

É o pedreiro que não aparece. É o azulejista que se divide em outras duas reformas além da sua. É o material que não chega no prazo. É o registro que veio errado ou que ficou faltando. A lista de motivos para o atraso é infindável.

Então, esteja preparado. Sua reforma vai atrasar. Pode contar com isso.



2) Seu orçamento vai estourar

A não ser que você tenha a sorte de ter acesso à planilha da reforma do seu chefe, na qual ele anotou cada parafuso e porca que comprou, vai ser difícil você acertar em cheio, quanto vai gastar com sua reforma. É lógico que com a ajuda de alguém com experiência, alguma pesquisa e conversas com quem acabou de fazer uma obra, você consegue ter uma ideia dos gastos que te esperam. Mas pode ter certeza, seus cálculos serão sempre menores do que a vida real.


Isso porque imprevistos são muito comuns em reformas. Erros que precisam ser consertados, também acontecem. E tudo isso custa dinheiro.

Então tenha um dinheiro reserva, pesquise e faça muitos cálculos para evitar surpresas muito desagradáveis.



3) Você vai se estressar

Tendo em vista as duas primeiras leis que citei acima, já dá pra ter uma ideia dos motivos do stress que te espera. E por mais que você se ache uma pessoa zen, tranquila, calminha, você não vai conseguir escapar dos momentos de desespero. Estou sendo pessimista? Negativa? Não, não. Só estou te avisando. Assim você já entra no negócio bem preparado.

Segredo pra se descabelar menos? Muiiiiiita paciência, muita conversa com o arquiteto, com o mestre-de-obras e com os fornecedores, e bastante planejamento.





Mas tenha em mente o mais importante: no final, tudo fica lindo! E a satisfação de ter sua casinha do jeito que você queria, espanta todos os maus momentos vividos durante a reforma. Quem passar por isso, verá!

20 comentários:

  1. Pura verdade, na minha casinha minúscula o atraso foi de 10 meses, o orçamento explodiu assim como eu nas minhas crises agudas de stress.

    ResponderExcluir
  2. Esse post merece um troféu!
    Perfeito.
    Um ano de obra e eu já passei por tudo isso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Faby! 10 meses!!! Eu arrancaria todos os meus fios de cabelo!!!
    Que bom que gostaram Danny e Vinny! Eu bem que gostaria de ganhar um troféu! Escrever blog é quase tão trabalhoso quanto reformar um apê :P
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog, tenho gostado bastante de suas idéias para o apê. É incrível, não importa o tamanho da reforma, sempre atrasa, o orçamento sempre estourae o stress sempre aparece. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Alexandra! Que bom que está gostando do blog. Eu não vejo a hora de terminar essa reforma! As 3 leis já entraram em vigor há um bom tempo por aqui :P
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sigo seu blog já faz um tempinho e gosto daqui, muitas dicas para quem esta neste mundo de reformas.
    É verdade, concordo plenamente com esta lei, rsrsr. Chato tudo isso né, mas o que consola certamente é o fato de imaginar como irá ficar...
    Beijão, bom resto de semana.

    obs. não postei com o meu perfil, pq não consegui, está ocorrendo um erro... passa lá no meu cantinho!?!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani,
    Fico feliz em saber que tenho mais uma seguidora. Passei lá no seu blog. Bem legal! Parabéns!
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Bianquinha linda!!!
    Fantástico seu post!!! É exatamente o que aocntece!! Como eu passei por isso em 2007 na reforma do consultório, já estava calejada e "entregue". Calculei tudo com, pelo menos, o dobro de margem, não estipulei prazo e tentei não me estressar. Mas... mesmo assim, minha flor, ela ta durando muiot mais do que o prazo que eu NÃO estabeleci, to gastando mais do que o dobro previsto e, sim, eu me estressei, em muitos momentos. Reforma é isso... se não aguenta, nem começa, né?? hahahahah
    Beijos!!
    Manoela
    http://minhaqueridareforma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Aqui alguns exemplos normais de atraso:
    Carro enguiçou
    Mãe morreu(esse pessoal tem vaarrias mães,então n se assuste se o mesmo empregado perder mais de uma!)
    Mulher foi ter filho( esses homens rusticos são melhores q os nossos mauricinhos pois deixam de trabalhar p ir ajudar a mulher no trabalho de parto.... Ouuu.. Beber cerveja pra comemorar mais um salario familia!)
    Greve de onibus "aonde" moram...
    Transito
    E a the best for last q ninguem nunca viu: depressão! Sim meninas tive um marceneiro q sofria de depressão. Morava em teresopolis e qd surtava nem a cia achava o homi!
    Outros ocorridos:
    Arquiteto q repete " fulana, obra é assim meeexxmuuu.."
    E numa das vezes o pobre me pegou no dia q meu botox não deu certo e recebeu aquela resposta
    "olha só l.f. Qd for quintafeira e vc ligar p avisar o total a ser depositado em dinheiro p pagar os funcionarios eu naaaaao vou depositar dai vc vai dizer a eles " gente... Cliente é assim mesmo!!!"
    E ainda completei (essa peguei pesado)" .. E qd eu peço pra bater um preguinho vc me cobra ENTÃO meu querido qd vcs derem um "pum" a menos eu quero que seja descontado!!!!"
    ... Eu sei eu sei... O "pum" ficou feio.. Mas quem viveu isso sabe q dá raiva meiixmu e vai me perdoar!!!
    E n é verdade q pagamos pela obra E pelo prejú q eles causam e ainda achamos q eles tão fazendo um FAVOR qd trabalham direitinho??

    ResponderExcluir
  11. Manoela, estou fazendo a mesma coisa que vc. Calculei um orçamento muuuuito maior, deixei o prazo pra lá e ainda assim, não aguento mais a reforma! Às vezes dá vontade de parar tudo, tirar umas férias e só continuar no ano que vem. Mas aí a gente perde o pique e corre o risco de viver uma reforma eterna! Acho que nessas horas a melhor opção é descansart, ao menos, uns 2 dias :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Roberta, querida!!! Excelente comentário! Vc fez uma lista perfeita! Agora... depressão! Essa pra mim é nova. Já vi amigo assassinado (infelizmente aconteceu mesmo, ele não estava mentindo) e mulher ciumenta, mas depressão é novíssima!
    E queria eu conseguir dar esses foras nos operários. Sou muito boazinha, isso é bem ruim...
    Mas, vamo que vamo que estamos chegando na reta final!
    beijossss

    ResponderExcluir
  13. É Biancolina... como diz a sua prima Roberta, há ocasiões (e obras se encaixam perfeitamente) q aquela senhora distinta, a famosa "Lady Murphy", agarra no seu braço e não te solta!!!!!!!!!! Peça a sua mãe p te ensinar alguns exercícios de yoga... ou recite um mantra, pois não há mais nada da fazer! Bjs
    Patrícia

    ResponderExcluir
  14. Oi Patrícia,
    Como já sou calejada, o stress está sendo bem menor. Só não entendi de onde vc tirou que minha mãe faz yoga!
    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Querida Biancolina, não esqueça q eu conheço a sua mãe há 53 aninhos.... ela já teve fase yoga (ela ficava de cabeça p baixo, apoiada na parede, e eu queria fazer igual, lógico!) e fase macrobiótica (mais ou menos o pré-cambriano do atual NATUREBA), quando só existia uma única loja no Rio de Janeiro q vendia esse tipo de alimento.. era minúscula e ficava em frente à Praça do Lido. Eu, sempre fiel companheira da sua avó, fui várias vezes até lá comprar coisas esquisitíssimas para a época! Bjão da Patrícia

    ResponderExcluir
  16. Queridíssima Patrícia,
    De todas as fases da minha mãe, que vc descreveu, eu me lembro, até porque sofri com elas (imagina uma criança tendo que comer pão integral no lanche da escola :P), agora essa da minha mãe fazendo yoga e ficando de cabeça pra baixo é super novidade! Vivendo e aprendendo!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  17. Amei seu blog, sua iniciativa e sua experiência!
    Eu mesma como arquiteta, não trabalho no dia a dia da obra. Minha praia é o planejamento. Eu entro antes p/ fazer o projeto e no final p/ executar os móveis e os acabamentos de decoração. Deixo a obra p/ quem está mais preparada p/ ela. Aliás, com a sua experiência, você já pode pensar em trabalhar com isso, viu? Que tal uma consultoria... É uma boa idéia!
    Sucesso e boa sorte nos empreendimentos!
    Telma Pereira
    (www.ambienteseideias.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  18. Oi Telma,
    Fico muito feliz em receber elogios de arquitetos. Como não sou da área, muitas vezes tenho medo de estar escrevendo besteira por aqui. E cada comentário desses só me anima a escrever mais.
    Já pensei em trabalhar com obras, mas se numa obra pessoal a dor de cabeça já é enorme, imagino como não deva ser, tocar obra dos outros... Não sei se aguentaria o tranco! :)
    Adorei as dicas do seu blog! Muita coisa linda!
    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Bianca, tudo verdade, estou terminando a reforma do meu apto novo e não acaba nunca, sempre tem que comprar alguma coisa, e o prazo de término é prorrogado toda semana, o pior é que vendi meu velho apto e tenho que mudar a´te 15/01, me desejem sorte!!! Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  20. Boa sorte pra você, então! Tenho certeza de que tudo acabará bem!!!
    beijos!

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...