domingo, 6 de novembro de 2011

Engessando o apê


Se você, assim como eu, gosta de luminárias embutidas, spots de luz em alguns cantos e desenhos com a iluminação, vai precisar de um teto de gesso. E se, assim como eu, estiver reformando um apartamento antigo, cheio de colunas e vigas estranhas espalhadas por todos os cantos, também vai precisar de um bom gesseiro pra fazer alguns malabarismos e desenhos no seu teto e parede, pra esconder conduítes.

Nos desenhos a seguir, você vê alguns dos locais onde escolhi usar o gesso:




Mas como é que funciona o trabalho com gesso?

Bom, aqui no caso do meu cafofo, foram utilizados dois tipos de material: placas de gesso e drywall. Na foto abaixo vocês vêem cada uma delas.



As placas de gesso nada mais são do que placas de gesso, dãããã, que você já compra prontas. E o dry wall trata-se de um sanduíche de papelão com gesso no meio. É mais leve e mais fácil de trabalhar. Aliás, hoje em dia tem muita parede que é feita com esse material. Por isso os apês mais modernos tem as paredes tão finas, através das quais se ouve o pum do vizinho!

As placas de gesso são presas da seguinte forma: o sujeito vem como uma pistola (sim, ele anda armado, cuidado!) que dá tiros no teto e consegue furar qualquer concreto, viga e coluna.


Pistola  utilizada por gesseiros

Nesses furos ele prende uns pregos que se parecem com agulhas gigantes (foto abaixo).

"Prego-agulha" que é encravado no teto ou na parede


Nessas “agulhas”, ele prende arames e com esses arames amarra as placas de gesso, que ficam suspensas. As placas se encaixam entre si como quebra cabeças e dessa forma, vão montando o teto rebaixado.


Encaixe das placas de gesso


Pra sustentar ainda melhor as placas, o gesseiro faz, então, uma massaroca de sisal com gesso e “cola” os arames nas placas com ela. Também usa essa mesma massa pra “colar” as placas nas paredes.

Massaroca de sisal com gesso "colando" placas na parede


E pra finalizar, o gesseiro arremata as costuras com gesso mesmo.

Esse é o Marcelo finalizando seu trabalho em gesso

Prontito! Agora é só fazer os furos e encaixar as luminárias. Mas atenção! Você NÃO deve furar as quinas onde as placas se encontram. Elas devem ficar intactas, pois são os pontos onde o maior peso está concentrado. Pode fazer furos nas juntas entre duas placas, mas nunca no encontro de quatro placas, ok?



Ah, sim! O drywall.

Bem, o gesseiro só o utilizou em alguns acabamentos, então não sei como se faz pra trabalhar com essas placas em casos mais complexos.

Abaixo você vê alguns resultados da mão do gesseiro no apezito!

Teto da cozinha rebaixado e "boneca" de gesso pra embutir spots

Teto da cozinha rebaixado

Teto da área rebaixado

Rebaixos na sala para embutir spots


7 comentários:

  1. Oi Bianca! Quantas novidades! A obra está de vento em popa, heim?! Adorei tudo, e aprendendo um pouquinho de cada um dos detalhes q vc está tendo tanto cuidado em explicar. Bj adorei!
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a obra andou bastante! Mas agora empacamos no sinteco! O cara que faria esse trabalho está sem tempo e ficamos na mão... E como uma coisa tem que ser feita de cada vez, a obra deu uma parada...
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esse post!
    Aprendi muita coisa! rs
    Bjs e parabéns pelas novidades!

    ResponderExcluir
  4. Menina... você me deu uma aula! rsrsrs...
    Eu nem imaginava que era assim que se colocava o gesso. Gostei demais desse post, com certeza me tirou muitas duvidas.bjão!

    Realizando Sonhos...
    alessandra-soares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vcs gostaram! Vou tentar fazer outros posts como este!
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. nao gostei a plaqueta nao da um acabamento muito legal a placa de fga da um acabamento mais fino e bem mais bonito

    ResponderExcluir
  7. Haha adorei!
    ''Causos'' hihi

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...