quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Janelas com Isolamento Acústico

Não sei se já cheguei a comentar aqui no blog, mas meu apê fica de frente pra uma rua bem barulhenta no Rio de Janeiro. Pra piorar minha situação, o prédio fica de frente pra uma outra rua, temos ainda um ponto de ônibus quase em frente a ele e... muito, mas muito próximo a um Grupamento de Bombeiro Militar. Legal, né?

E como garota mal-acostumada que sou, que sempre morou numa rua calma e tranquila, nem entrei em pânico com a barulhada que meu novo lar poderia me oferecer. Imagina!

Mas é o tal negócio. Em toda obra a gente pesa as decisões na balança. E uma coisa é certa: me sentir bem, na minha própria casa, pra mim, é fundamental. Então resolvi encarar essa decisão como um investimento e fui atrás de janelas com isolamento acústico!

Depois de alguma pesquisa, cheguei à Alufama. Foi-me indicada por mais de uma pessoa, numa lista de discussão. Resolvi arriscar. É claro que visitei o escritório dos caras antes. Que, espertamente, fica num dos cruzamentos mais barulhentos de Copacabana e, lógico, possui janelas com isolamento acústico. Ajudou muito na escolha!

Eles possuem uma boa variedade de tipos de janelas e o atendimento foi bacana. Souberam me explicar as diferenças e me orientar na compra. Escolhi as com vidro duplo e esquadrias de alumínio brancas. Existe um modelo ainda mais mega-power, as janelas com vidro aeroporto, mas achei que seria um gasto exagerado.

Aqui vocês veem minhas janelas originais. Lembram que uma delas estava quase desabando?

Reparem como o prédio fica bem em frente a uma outra rua. Ou seja, em frente a um cruzamento.

Atenção, o prazo de entrega é bem demorado, costumam dar 45 dias. Por isso é bom você ficar atento a esse detalhe. Se deixar pra encomendar as janelas no final da obra, pode atrapalhar o seu cronograma.

Finalmente prontas, o pessoal da Alufama entregou o material e ligou pra agendar a colocação. Infelizmente não pude estar presente, mas meu pai ficou por lá. É sempre bom ter alguém de confiança por perto, né? Pros caras não fazerem besteira.

Mas não foi o caso da colocação dessas janelas. Tudo correu bem, como vocês podem ver nas fotos abaixo.


Ficou faltando um detalhe: pra variar, as paredes do apê são tortas e as janelas vieram um pouco menor que o vão, até para que pudessem ser encaixadas. Então eles ainda vão passar por aqui pra encher as laterais com espuma de poliuretano e colocar os acabamentos. Mas olha, mesmo sem a tal espuma, o isolamento já está funcionando que é uma beleza!

Laterais ainda ficaram com vãos abertos, que serão preenchidos com espuma de poliuretano.

E abaixo as janelas que foram arrancadas. As de madeira já eram, mas as de alumínio ainda foram doadas, pois podem ser aproveitadas ;)



Em breve postarei um vídeo pra vocês sentirem a diferença de se ter ou não janelas com isolamento acústico.

19 comentários:

  1. Oi,
    Acompanho sua reforma porque tb estamos fazendo uma e vejo muita semelhança nas nossas obras (já te falei isto em outra postagem). Hoje resolvi dar uma olhada e me deparei c/ o assunto janela. Coincidência porque acabamos de concluir a instalação das nossas e optamos por PVC justamente porque ela dá um bom isolamento acústico, apesar do nosso apto ficar na lateral e não ter muito problema c/ barulho. Mas a questão principal é onde fizemos e o desgosto que tivemos. Optamos pela Belle Acoustique por indicação de um vizinho que tinha acabado de passar por uma reforma tb. Até o capítulo um, ou seja, o orçamento, entrega, instalação foi tudo bem, mas quando chegou a hora de resolver problemas na instalação das persianas tivemos dificuldades principalmente no atendimento. Na verdade o nosso grande erro foi ter feito as persianas com eles! Parecia, e ainda parece, que os errados somos nós. Estou demais insastifeitos com a forma que estão nos tratando e por isso queria compartilhar com vc, que certamente tem que lidar com fornecedores - de quem a gente tudo espera é respeito e atenção. Boa sorte e parabéns pelos progressos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josilene,
      Trabalhamos com esquadrias de PVC Tigre. Somos uma empresa que atua no mercado a 14 anos. Sempre indicamos aos clientes procurarem no google informações sobre fabricantes de pvc que temos muitas reclamações dos concorrentes onde o preço é o único atrativo.
      Caso um dia precise, seguem nossos contatos.
      www.artmaisrio.com.br
      2456-1147 Casashopping
      2227-4012 Ipanema

      Excluir
  2. Oi Rosilene,

    Eu não sei de que cidade vc escreve, mas aqui no Rio é prestação de serviços deixa muito a desejar. Não tive maiores problemas com a Alufama, empresa que me forneceu as janelas com isolamento acústico. Mas tive uma porção de problemas com a outra empresa, que fez as janelas com vidros comuns. Vou falar sobre isso em breve.
    Obrigada por compartilhar conosco o nome da empresa. Quem sabe não ajuda algum leitor a não cometer o mesmo erro, né?
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. bianca, o que é isso embaixo da janela? é pedra? brigadinha :)

    ResponderExcluir
  4. Prateleiras de vidro?!! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula, vc quer dizer o peitoril? Sim, é granito. Geralmente os fabricantes de janelas fornecem mármore junto, mas escolhi comprar separado o granito, que dura bem mais.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Putz, Veronica, não tinha pensado nisso! Pior é que agora acho que elas já foram pro lixo... Mas a ideia é boa! bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi.. que bom que resolveu seu problema.Realmente em casa agente quer paz e sossego.
    E conviver com esses barulhos urbanos, basta o dia a dia no trabalho e afins.
    Você mora em que bairro do RJ, é minha vizinha? rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Comecei acompanhar seu blog agora e estou realmente gostando até fiquei animada em tentar pintar os azulejos, no casoq ueria coloca-los no chão. Desculpa, não conheço essas janelas acústicas, elas tem vidro duplo que tbm mantem a temperatura interna?

    ResponderExcluir
  9. Oi panelinha,

    Pra pintar os azulejos só tenho uma dica: paciência :)

    Sobre as janelas, sim, elas tem vidro duplo, mas não sei te dizer se mantem ou não a temperatura interna, não tive essa preocupação. Mas acredito que sim. Tvz uma pesquisa no Google ajude ;)

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Ola,venho durante um tempo acompanhando o seu blog,pois estou começando uma reforma aqui em casa e voce da dicas muito boas,obrigada mesmo.Gostaria de saber se voce poderia me enviar o endereço da loja aonde voce fez as suas janelas, pois da uma enorme diferença.... meu email é :lidianecatharina@hotmail.com
    Mas uma vez obridgada
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Bianca,
    Vc já ouviu falar de cortinas acústicas também ? Tem alguma indicação se diminui o som ?
    Abs,
    Clarissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarissa,
      Infelizmente nunca ouvi falar nas cortinas acústicas, mas pelas fotos que vi na internet, elas parecem ser utilizadas em estúdios de gravação, pra isolar o som. Mas não sei dizer se elas funcionam bem sozinhas. Sinto não poder ajudá-la nessa...
      beijos!

      Excluir
  12. Bianca, tb sou do Rio e moro no Humaitá, na principal, é muito barulhento...
    Vc poderia me dizer o preço médio dessas janelas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Este serviço de janela acústica é bem interessante, muito bom estes posts.

    ResponderExcluir
  14. Também gostaria de saber o preço médio, pois estou fazendo as primeiras contas de uma obra em apartamento antigo e gostaria de saber se janelas com isolamento podem continuar na lista de desejos...
    Obrigada e parabéns pelo blog,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  15. Excelente escolha!
    Instalar janelas acústicas de material confiável e vindas de uma empresa também de confiança pode ser a diferença entre ter sossego e privacidade dentro de casa e sofrer com os ruídos externos. Parabéns pelo investimento, você realmente não terá como se arrepender...

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...