sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pintar as paredes da sua casa pode ser bem divertido!

Este artigo foi enviado por Guilherme da Luz, editor do site Planodesaude.net e Seguro de Viagem


Esta é uma das partes que podem ser mais fáceis e que vão dar um visual muito diferente ao local, e que é essencial para qualquer tipo de reforma. Porém, é preciso ter alguns cuidados com acidentes domésticos para cuidar de sua saúde e deixar o local bonito (não adianta apenas ter um plano de saúde para emergências, o melhor mesmo é prevenir).

Se quiser gastar pouco e mudar muito o ambiente a pintura é sempre uma opção, mas não pode ser feita de qualquer jeito. Quando dá para contratar um profissional, ótimo, mas quando quer economizar mesmo, o jeito é ficar atento a algumas dicas e também tomar cuidado com acidentes.


Entre as dicas para pintar as paredes de casa estão:


  • Tenha sempre os materiais básicos à mão, como fita crepe, rolo de pintura, massa corrida, lixa nº 150, espátula, misturador, pincel e, lógico, a tinta.
  • O cálculo de tinta necessária deve ser feito medindo-se a largura das paredes e multiplicando-as pela altura do solo até ao teto (chamada de pé direito). Na lata de tinta, você consegue visualizar esta informação e, se ainda tiver dúvida, pode pedir ajuda ao vendedor, pois ele te informa com mais exatidão. Em todo caso, sempre prefira comprar a mais do que a menos para não deixar nenhuma parte com tonalidade diferente.
  • Teste a tinta em um local da parede antes de começar a pintá-la por completo, principalmente quando a compra é feita por catálogo ou quando são tons misturados. Assim você pode trocar ou mudar a mistura antes de começar a pintura pra valer.
  • Sempre deixe o chão forrado com jornal, retire os interruptores, cubra os móveis e objetos e coloque a fita crepe em todos os locais que estão perto da parede, como rodapés e batentes.


Seguindo estas dicas, você pode começar sua pintura com cuidado para não manchar a parede e para deixar tudo homogêneo.

E para evitar pequenos acidentes, fique atento a algumas situações que podem ser evitadas.

Como evitar acidentes ao pintar as paredes de casa

Embora pareça besteira e muitos acham que nunca vai acontecer, a prevenção é sempre a melhor forma de evitar acidentes quando estiver pintando as paredes de casa.

Para começar, quando for precisar de uma escada para pintar locais muito altos, certifique-se que ela é segura e está firme no solo. Se tiver dúvidas, peça para que alguém fique embaixo para segurá-la e dar mais firmeza.

Quando o local for muito alto, prefira sempre chamar um profissional para evitar quedas graves, pois você pode desequilibrar-se com o rolo de tinta e ter um grande tombo. Em casos assim nunca é bom economizar.

Pessoas alérgicas à tinta devem usar uma máscara protetora e não devem ficar muito tempo no ambiente para que não sofram nenhum tipo de reação. Se tiver filhos ou parentes que tenham este tipo de alergia, retire-os do local antes de iniciar a pintura.

Estes cuidados são importantes para que sua casa fique com pintura nova sem afetar a saúde dos familiares e nem a sua. Porém, vale lembrar que em caso de qualquer acidente, você deve procurar seu seu médico de confiança (se tiver um plano de saúde) ou procurar o pronto-socorro mais próximo.

8 comentários:

  1. Ahh não vejo a hora de começar a pintar meu apê! Acho pintura muito divertido, eu mesma quero por a mão na massa kkk, pintura pode sim ser muito divertido ainda mais quando é na casa da gente!!
    Adorei o post!!
    Beijos
    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa postagem.....
    Vc acredita que comprei tinta hj p/ dar uma repaginada aqui em casa?
    E essas dicas foram ótimas........ pq as vezes esquecemos desses cuidados básicos.
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sei bem disso, mas pintei tudo sozinha! Cansa mas é bem legal ver o resultado final e saber que foi vc quem fez!
    Bjaum

    ResponderExcluir
  4. adoro essa proeza,já tenho até meu kit de pinturas,tô pensando quando chegar essa hora de pintar
    minha casa e eu com espírito carpinteiro andando atras do pintor,coitado kkkk!
    essas dicas são muitos sérias e podem alertar quem está querendo se aventurar,é muito gratificante
    você vê e mostrar para as pessoas que você fez,más tem que ter os devidos cuidados!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Biancolina,
    Adoro pintar as paredes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa vamos pintar uma parede da sala e do quarto e claro, marido vai ajudar e tudo será bem divertido mesmo...rs.

    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  7. Lá em casa meu pai sempre pintou as paredes sozinho, então acabei aprendendo... depois que a gente pega o jeito fica super simples mesmo... mas a dor nas costas no dia seguinte é cruel... rs...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  8. Ei, que bacana! Muitos comentários :)

    que bom que vocês gostaram do post. Não é divertido mesmo colocar a mão na massa?

    Abraços a todos!


    Guilherme

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...