terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mexendo com o gás

Se você também está reformando um apartamento muito antigo, pode ser que tenha que mexer na tubulação de gás. Muita calma nessa hora. Comece escolhendo um bom profissional, pois com gás não se brinca.
No caso aqui do meu cafofo, resolvemos passar o gás por fora. A tubulação antiga passava debaixo do chão. Medo... Achamos melhor desativá-la e trazer o gás lá debaixo subindo por fora, pela parede do vão central do prédio, chegando direto na cozinha.

Deu um certo trabalho, mas conseguimos que o Ari subisse a tubulação de gás por fora. Hora, então, de tirarmos uma foto do número marcado pelo relógio de gás. Fizemos isso, pra checar alguns dias depois, se não tinha nada vazando.

Pra quem nunca viu, apresento o relógio de gás!

Esperamos uns 3 dias e fomos verificar se o número tinha mudado. Pra nossa desagradável surpresa, ele havia mudado. Medaaaaaa!!! Era muito pouca coisa, algo em torno de meio litro de gás em 3 dias. Mas ficamos na dúvida se essa quantidade seria relevante ou não.

Como o “gazista” precisava ainda trocar o buraco da saída de gás na cozinha (tinha ficado muito grudado na lateral do armário), pedimos pra ele esvaziar bastante a tubulação antes de começar a troca.

Tubulação esvaziada, troca feita, fotografamos novamente a marcação do relógio. Alguns dias depois, checamos os números e pro nosso alívio, nada havia mudado. E está paradinho até hoje.

Conclusão: a mudança da numeração da primeira medida, provavelmente se devia a alguma sobra de gás na tubulação. E como da segunda vez esvaziamos bastante a tubulação, não houve alteração na medição do gás. Normalíssimo. Ufa!

2 comentários:

  1. Menina... como isso é complicado pra mim que sempre usei botijão de gás.
    Mas eu tenho que ir logo me acostumando com essa engenhoca, pois no apê novo o gás será assim.
    Tenha um mês super abençoado!bjão

    alessandra-soares.blogspot.com


    Realizando Sonhos...

    ResponderExcluir
  2. Alessandra,
    Quase nunca a gente olha pra esse relógio de gás. Só prestamos atenção nisso, porque trocamos a tubulação. Normalmente a conferência é feita pela conta mesmo. Se acontecer de subir demais em algum mês ou outro, é bom verificar com a CEG se está tudo ok.

    beijos!

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...