segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A novela da janela

Ok. O título deveria ser a novela das janelas, mas aí não rimaria tão bem. Resolvi colocar no singular mesmo, apesar de ter tido problemas com mais de uma janela :P

Mas peraê? Você vai falar sobre janelas de novo? Já não estavam instaladas? Sim. As janelas com isolamento acústico já estavam instaladas. Só que eu não sou rica pra colocar vidro duplo no apê todo, né? No resto do apê coloquei janelas triviais mesmo.

Pois bem. Cozinha, banheiro e quarto precisavam de janelas novas. E lá fui eu atrás de fornecedor novamente. Pedi indicações, lógico, e acabei na Primão Esquadrias.

Tudo muito bem, tudo muito bom, até o dia em que resolveram entregar e instalar as janelas. Eu estava no trabalho e recebo uma ligação do meu pai: "Filha, mandei devolver todas as janelas! Vieram arranhadas, amassadas e uma delas, muito maior do que o vão."

Pirei! Imagina só, janelas demoram um tempão pra ficarem prontas. Eu queria que elas fossem logo instaladas pra começar a pintura e agora, devolvidas! Pra piorar, era final de ano. Natal, ano novo, festas e recesso. Tudo seria atrasado! Aaaaaaahhhhh!!!

Mas, confio no taco do meu pai. Se ele falou que não estava bom, é porque não estava. E lá fui eu telefonar pro seu Valter da Primão, pra combinar a segunda entrega.

Bom, encurtando a história, conseguimos que elas fossem repintadas e instaladas antes do "Reveillon na Obra".

Vamos aos detalhes.

Pra começar, em cima do vão da janela da cozinha temos uma viga. E, logicamente, essa viga é torta. Tentei indicar o problema nas fotos abaixo:



Se a janela fosse instalada a 90º com o peitoril, a "tortura" da viga ficaria muito aparente. Solução, empurrar uma das laterais superiores da janela mais pra dentro do apê. Igualando visualmente a espessura da viga torta.

Mas aí, isso geraria outro problema. Como uma das laterais da janela não fica encostada na parede e sim numa janela lateral, a inclinação ficaria visível. As fotos abaixo ilustram melhor o problema:

Como esse lado da janela foi empurrado pra frente, ficamos com esse vão entre a janela principal e a janela lateral

Percebam como o vão vai diminuindo, por causa da inclinação

A solução foi tapar esse vão com uma placa de alumínio que eles enviaram no mesmo dia. Ela foi cortada na medida certa e fixada com uma cantoneira. Percebam como agora não se nota mais a inclinação:



Outro porém que foi muito bem resolvido, foi o probleminha do fio nojento do interfone que entra pela janela da cozinha. Aliás, na foto aí acima vocês podem ver o fio correndo no topo da janela lateral.

Nem me lembro como ele entrava antes na casa. Provavelmente pela janela mesmo, que deveria ter que ficar aberta sempre. Mas isso, porque a antiga moradora não tinha um paizão com ideias geniais como eu tenho! Olha a solução que ele arrumou pro fio entrar discretamente e não ser amassado pela janela:

Um pedaço de mangueira foi usado como conduíte pro fio do interfone.


E pra vedar bem as janelas, os colocadores costumam usar silicone. Tem transparente e branco e eles vem em tubos, que são encaixados numa pistola.




Com a pistola fica facim facim de aplicar o silicone!

Pronto! Entre algumas dores de cabeça e muitos telefonemas pro fornecedor, as janelas na cozinha e banheiro, foram instaladas, enfim! Ficaram lindas, não?




P.S.: Mas quem disse que acabou aí? Ainda tinha uma janela que veio com tamanho errado. Era a do quarto. Além do tamanho errado, faltou o buraco pro ar condicionado. Mas não quero estender ainda mais esse post. No final, ela acabou chegando. Bem depois das outras, mas chegaram... UFA!

5 comentários:

  1. kkkkk. Adoro como explica tudo direitinho...rs. Olha palmas para vc viu amiga, reformar um ap antigo deve ser de matar! Eu não topo não! Mas para as corajosas como vc, mais uma vez parabens! Sem contar no antes e depois que é inacreditavel neh não! bjaum

    ResponderExcluir
  2. Depois do estresse vem a bonança, né? rs rs
    Ainda bem!

    ResponderExcluir
  3. rsssss.....aff, imagino a dor de cabeça! Mas q bom q deu td certo...queria eu um papai desses um idéias milagrosas! As vezes, a gente fica tão perdida q não sabe o q fazer né? Trabalhando então, sem tempo pra nada, ai q sufoco!
    To por aqui acompanhando as atualizações tá? Passa lá em casa pra tomar um café...ou um suquinho, se preferir! Bjsss

    ResponderExcluir
  4. acabei de comprar um apartamento antigo tb, tudo precisa ser reformado e simplesmente nao sei oq fazer com meu banheiro apertado e minha cozinha praticamente inexistente, talvez dividir minha sala que é gigantesca e transformar numa cozinha americana.

    A verdade é q nao sei de nada, to num dilema cruel, dia e noite medindo tudo o tempo todo e reestruturando tudo mentalmente ate ver se encaixa.

    Mas toda vez q desanimo venho no seu blog e me animo de novo, afinal vc tb viveu dilemas parecidos e no final tudo deu certo.

    Adoro seu blog!!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Nossa! Vc não sabe como sua mensagem me deixou feliz!!! :D
      Só o fato de saber, que meu humilde bloguinho e que todas as minhas agruras estão te dando esse alívio todo, já alegrou DEMAIS o meu dia e vai me fazer dormir muito mais contente da vida! Obrigada!!!
      Se tiver alguma dúvida, pode mandar! No que eu puder ajudar, estou à postos :)
      E fique tranquila, o caminho é duro e incerto, mas o final é sempre delicioso e feliz :)
      beijos!
      Bianca

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...