terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Escolhendo as cores

Tem gente que simplesmente ama de paixão decorar sua casa. Longe de mim dizer que odeio essa fase da reforma, mas como sou uma menina extremamente indecisa, o que deveria ser prazeroso, se torna uma dor de cabeça. Não está sendo diferente com a escolha das cores para as paredes do apê.

Cansei de fazer um milhão e meio de experiências no programa de arquitetura que estou usando para me auxiliar na obra, mas por mais que eu pinte e repinte as paredes de tudo que é cor e por mais que eu veja e reveja fotos e mais fotos de apartamentos na internet e em revistas, não consigo me decidir.

Enfim, não tenho mais pra onde correr, pois o pintor já vai começar a dar a primeira demão esta semana. Corri pra loja de tintas e escolhi algumas que me agradavam no catálogo da Coral. Pra nossa sorte, os fabricantes de tinta inventaram uns negócios chamados Tira-teima (Coral) e Colortest (Suvinil). São latinhas com cerca de 200 a 300 ml de base para mistura de cor. Você escolhe a cor que quer testar, eles fazem a mistura numa máquina, na hora, e pronto! Você leva a latinha pra casa, e pode fazer testes na própria parede que deseja pintar. Super recomendo, pois a cor NUNCA fica igual a que está no catálogo. E pode variar sensivelmente de ambiente para ambiente, pois a incidência de luz natural, iluminação artificial e cores no entorno interferem um bocado no resultado final. Importante lembrar também, que você precisa dar mais de uma demão de tinta, para ter uma acuidade maior da cor. Se conseguir pintar cerca de um metro quadrado e puder esperar 1 hora entre uma demão e outra, melhor. Caso queira usar uma mesma cor em mais de um ambiente, sugiro fazer o teste em cada um deles. 

Ah, tem outra coisa sobre essas tintas teste. Elas não são toooootalmente fiéis às cores das tintas de verdade. Trata-se de uma base fosca, que é misturada na hora. Então se você depois escolher uma tinta com brilho ou acetinada, pode ficar um pouco diferente. Sem falar que um espaço pequeno é diferente de uma parede inteira pintada, né? Ainda assim, acho muito melhor termos essa opção a nada.

Bom, minha ideia inicial para a sala era ter uma cor forte na parede de entrada, onde ficará a mesa de jantar.

Por favor, não reparem nas estampas do quadro e do lençol da cama. É o que temos pra hoje, ok?


Essa mesma cor, seria repetida em volta de uma porta que divide a sala do seu cachimbo. Achei essa ideia genial e super diferente!

À esqueda da foto você vê a tal moldura que eu pensei em pintar também.
Essa sou eu metendo a mão na massa, ou melhor, a tinta na parede!

Mas aí você compra as tintas e faz os testes. A cor que eu tinha escolhido era uma tal de "chá dançante" da Coral (a mesma da foto acima). No catálogo ela parecia como a cor das imagens que criei no computador. Mas quando passei na parede... Ui! Ficou tudo tão forte, que deu até medo de mandar pintar a parede inteira!



E a tal da porta pintada com a mesma cor também ficou estranhíssima. A parede está muito irregular e se colocamos nela uma cor forte, todas as irregularidades saltam ainda mais aos olhos... Não bom... :(


Aí passei pra cozinha. Depois de um milhão e meio de desenhos e muitas noites sem sono, resolvi que gosto mesmo de vermelho e por mais que a cozinha seja pequena, uma das paredes vai receber essa cor!

A parede escolhida é a que fica na lateral da entrada e onde quero colocar umas prateleiras. Estou pensando, inclusive, em fazer as laterais dos armários em vermelho também :)

Dessa cor eu gostei!

Aqui os 3 vermelhos que testei: cereja, hibisco e oriental (da esquerda pra direita)




Muito, muito, muito importante é você etiquetar as cores que passou na parede. Senão depois você esquece e confunde tudo. Usamos fita crepe, para escrever o nome de cada cor junto a elas.


Percebam que "deus" indicou, magicamente pra mim, qual sua cor preferida (né Carol? :P). Gostei da sugestão!

Aqui "deus" mostrou que adorou essa combinação de cores, mas expliquei a ele,
que estou com muita preguiça de fazer listras nas paredes...

Pra parede atrás da cabeceira da cama, escolhi um "rosa antigo". Algo assim:

Ainda não me decidi. Estou entre essas duas, que são bem parecidas, mas acho que curto mais o Rosa Pueblo, que é menos menininha:


No final ficou faltando resolver o tom de branco da sala... Estava super na dúvida entre branco mesmo ou cinza, que acho muito chique. Até que me deparei com dois apês, ilustrados no blog O Mundo de Calíope, que aliás recomendo a leitura!



Resolvi que é isso que eu quero! Paredes claras e móveis coloridos. AMO móveis coloridos! E o que é esse sofá azul, gente? Que azul delicioso!!!

Aí, depois que eu tiver os móveis, eu decido se ainda quero uma cor forte ou não na sala.

Mas o mais divertido dessa história toda de cores, são os nomes que os fabricantes criam pras benditas! É cada coisa mais hilária que a outra! Rosa pueblo, goiaba suave, hibisco, oriental, véu azul, tulipa africana, chá dançante, sais de lavanda, estrela nova, gota de pérola, peça de cristal, sopro de neve, branco casamento, branco minimalista, branco inspiração e por aí vai! Só perde pra nome de esmalte, né não?

19 comentários:

  1. Eu aqui toda empolgada e concentrada lendo tua postagem, quando vejo o OMundoDeCaliope, passo direto... continuo lendo, depois volto (oi?)... kkkkkk

    Obrigada por mencionar meu cantinho!

    Menina, e não é meu gosto combina com o teu? As mesmas cores que tu gostou, eram as que eu ia escolher tbm!! haha

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Melhor ainda é saber que você leu o post até o fim!

      E eu já tinha percebido que temos gostos parecidos. Por isso que indiquei seu blog pra leitura! :)

      beijos!

      Excluir
  2. Adorei as escolhas.
    Tenho certeza que seu cantinho ficará maravilhoso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lívia! Tô torcendo pra que fique maravilhoso mesmo!
      beijos!

      Excluir
  3. Oi querida, vim fazer visitinha e avisar que tem um selinho pra vc no meu blog ! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Você escolheu (ou não? rs) cores lindas!!
    Amei a dica do Tira Teima e do Colortest. Eu já tava me perguntando como ia fazer pra ver como a cor é na real.

    Boa sorte com o que falta decidir!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esse post te ajudou! Se não existissem esses potinhos a tortura seria ainda maior! Boa sorte!
      beijos!

      Excluir
  5. Oi Biancolina, linda as cores que escolheu.
    Tem selinho pra vc lá no blog, passa lá.
    Beijos

    http://www.loucurasdeumaconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Biancolina, parabéns pelo post! Bastante elucidador para quem não chegou na fase de pintura.
    Qual software vc usa para as simulações de decoração?

    http://umacearensenabahia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nágila! A ideia é compartilhar conhecimento!

      Fiz um post sobre softwares pra brincar de arquiteto:
      http://reformareforma.blogspot.com/2011/08/brincando-de-arquiteto.html

      beijos!

      Excluir
  7. Gostei desse Rosa pueblo vou colocar no meu quarto. hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Foi o rosa que acabei colocando no meu quarto! Bom saber que ajudei!

      Excluir
  8. vc comprou 1 lata de cada cor pra testar?? eu ate qria saber se eles dao uma amostra p gente testar... qria um tom proximo ao creme, mas nao mto forte...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não tem muito jeito, ou vc compra a latinha de teste ou você vai na sorte. O problema é que nem sempre o teste fica igual à tinta final, mas ajuda um poquinho.
      beijos!

      Excluir
  9. Oi meu nome é Gabriela e gostaria de saber qual loja vc comprou a tinta Rosa antigoestou atrás dele para pintar meu quarto.

    ResponderExcluir
  10. Oi meu nome é Gabriela e gostaria de saber qual loja vc comprou a tinta Rosa antigoestou atrás dele para pintar meu quarto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, vc encontra essa cor em qq loja que venda tintas Coral. Essa que usei foi o Rosa Pueblo, acrílica, super lavável, acetinada.
      Beijos!

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...