quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pintando azulejos

Levante a mão quem achou que eu ia conseguir fazer uma faixinha com os azulejos fofos da Eliane (ou de qualquer outra marca) na parede da minha cozinha?

_O/

NOOOOOOTTTT!!!

Relembrando meu projeto inicial. Os azulejos que gostaria de ter usado eram esses aqui:



Ou qualquer um dos presentes nas fotos abaixo:



E a ideia era colocá-los assim, embaixo do armário acima da bancada:


Pois bem, pra minha infelicidade, esses azulejos não são vendidos em pequena quantidade. Não os da Eliane, que na minha opinião, eram os mais fofos. 

Os outros azulejos desenhadinhos até eram vendidos em quantidades menores, mas eram caros, o frete era suuuuper demorado e caro também!

Foi então que a maluca aqui resolveu que não deveria ser tão difícil assim pintar azulejos. Sempre fui considerada uma menina prendada, então não deveria ter dificuldades em pintar umas flores num azulejinhos, né?

Ahã, Claudia, senta lá!!!

Inocente que só, comprei azulejos brancos, tamanho 10x10, da Tecnogres, algumas tintas pra pintura em porcelana e resolvi botar a mão na massa.

Esses são os azulejos que usei

Pra começar, caí na esparrela de acreditar que as tintas da Colorfix pra porcelana funcionavam. Segundo vários vídeos publicados na internet e muito merchand, elas seriam facílimas de se usar e você poderia queimar suas peças no forno de casa mesmo.

Observação importante - Queimar??? Sim, caros leitores, toda pintura em porcelana precisa ser queimada em fornos de temperaturas altíssimas, senão sua arte simplesmente descasca da peça depois de seca.

Não se enganem, as tintas da Colorfix (que você encontra em papelarias e lojas de material pra artesanato) não funcionam. Eles tem até uma canetinha que se diz milagrosa, mas que não quis pegar de jeito maneira nos meus azulejos.

Bom, como sou brasileira, não desisto nunca, certo? Resolvi partir pro profissionalismo. Entrei numa loja de porcelanas que tem lá perto de casa e comprei óleo de copaíba, tintas (são vendidas em pó) e terebentina, catei dicas na internet e comecei o processo.

Processo esse que se mostrou lento e doloroso. A primeira peça que pintei, depois de queimada, ficou bem mais ou menos. A moça que fez a queima, (uma simpatia, a Marisa), me explicou que os pontos onde a tinta tinha estourado, estavam com óleo demais, mas que se eu colocasse tinta de menos também não obteria um bom resultado.

Exemplo de uma das peças na qual a pintura estourou em alguns pontos


Foi então que começou o drama: a descoberta da mistura perfeita. Os primeiros azulejos ficaram assim:

Notem como o vermelho ficou MEGA apagado. Descobri na marra, que o vermelho é a cor mais difícil de se misturar. Pra que ele pegue de verdade na peça, você precisa trabalhar com ele quase seco. Quase nada de óleo de copaíba. Pode colocar um pouquinho de terebentina (gotinhas micras, tá?), pra que a tinta espalhe melhor, mas de forma que a cor não suma depois da queima.

Essa é a tinta vermelha misturada com o óleo. Uma pasta, praticamente.

Ah! Sem falar que é preciso ter uma senhora mão firme, pra conseguir que os desenhos fiquem bem traçados! A sorte é que a tinta sai fácil com um pano. Mesmo depois de seca (mas antes da queima, lógico!). Então errou, é só limpar e recomeçar.



Ah, sim! Eu usei luvas, porque essa tinta gruda que é uma beleza. Só sai mesmo com água raz ou solvente. E como eu não queria ficar sem pele, achei que uma proteção nos dedos nunca seria demais.

Olha, juro pra vocês que foi um exercício de paciência. Tentativa e erro total!!! Os azulejos foram e voltaram zilhões de vezes pro forno e tenho a impressão de que gastei a mesma coisa que gastaria se tivesse comprado os azulejos prontos. Mas por fim, consegui que as cores ficassem mais ou menos como eu queria. Aliás, tenho que agradecer pelo incentivo forte que recebi da Marisa. Sem a ajuda dela, eu teria desistido! Fato!

E quer saber, apesar de não ter ficado assim, nenhuma Brastemp, eu gostei do resultado! Se olharmos as peças bem de perto, vemos um monte de defeitos, mas aí eu digo que queria mesmo um estilo rústico e fica tudo certo! :)



E o prazer de olhar pra minha paredinha e saber que fui eu quem pintou os azulejos, não tem preço. Vale por todos os perrengues!!!



32 comentários:

  1. Bibs vc está ferrada! Vamos todos contratar você para pintar os nossos alzulejos! Me aguarde!!!! :)Lorena !

    ResponderExcluir
  2. Mulherr como ficou lindoo, adoreii!
    Queria eu saber fazer metade disso ai!

    Show parabéns!

    www.osonhodo603.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Itinha,
    Que bom que gostou! Fico mais feliz :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Posso pintar à vontade, Lorena, mas consultoria de decoração com pintura de azulejos incluída custa mais caro! hahaha
    Estou doida pra ver se novo apê!
    beijossss

    ResponderExcluir
  5. Bianca,
    Os preços da tomada aqui em Recife foi o seguinte:

    suporte = 0,69
    placa 1 segmento = 3,29
    mecanismo = 8,35 (tomada) 6,49 (interruptor)

    ResponderExcluir
  6. Passado o trabalhão todo, eu diria que assim dá até um sabor a mais, né não?

    Ainda mais que ficaram LINDOS!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que trabalhão... mas ficaram personalizados, isso que interessa! hehehe... e lindos!

    ResponderExcluir
  8. Lindos... amei, mulher prendada é outra coisa.
    Exclusividade, brinque com com Biancolina.rsrsrs
    Parabéns Bianca, estão muito fofos.bjão!

    Alessandra Soares

    Realizando Sonhos...

    ResponderExcluir
  9. Oi Bianca, tudo bem?
    Conheci seu blog nesta semana, durante um busca inveterada sobre dicas para construção e reforma. Comprei um ap no ano passado e agora vou começar a reformá-lo sozinha, acontece que não tenho muita grana sobrando, por isso preciso de muitas informações e ajudas e pelo que vi, aqui sei que vou ter muitas e muitas dicas.
    Ah, o blog já virou leitura obrigatória e diária.
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  10. Nina, Amanda e Alessandra, fico muito feliz em saber que outras pessoas acharam os azulejos bonitos :) No final, acabei ficando feliz com o resultado!
    Sheila, espero sinceramente, que meu blog ajude na sua reforma. A intenção aqui é essa!
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ficou lindo!!! Adorei!!

    Estou te seguindo!

    Me faz uma visita! http://umcharmedelar.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Bianca!!!
    Num tendi!! vc n disse q nao ia fazer mais c azulejos coloridos??Ia usar somente as cores nas paredes?
    Se vc tivesse ido no cemiterio(ou museu) dos azulejos teria se encantado c os azulejinhos anos 60..70 de la!..vc foi nesses lugares?? Eles custam 5(cinco) reais..os 15x15.....n sei se tem 10x10,mas vc poderia te los cortado q ficariam bacanas!!
    bjusssssssssss!!!

    ResponderExcluir
  13. Ficaram fofinhos sim! bjuuss

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, Thaty! Que bom que gostou!

    Anônimo (acho que vc é a Roberta, né não?). Eu nunca descartei a ideia dos azulejos coloridos. Essa ideia sempre mantive, junto com as paredes pintadas.
    E sim, eu fui no cemitério de azulejos e não tinha nada muito bonito, não. Por isso que resolvi pintá-los eu mesma :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Sou eu!!!!! a anonima!!!! ahaha...eskeci de assinar!!!!!!!
    Bianca..entao fica facil escolher a cor...vai baseada nas cores dos azulejos!!Abobora ficaria lindo(ja' tive parede abobora na cozinha..verde alface tbem eh lindo!!..mas se vc kiser ficar num mais convencional pode ser um aqua nos tons do azulejo liso azul sabe..

    Bjusssssssss
    roberta!!

    ResponderExcluir
  16. eskeci de falar: fiz pintura em porcelana e o vermelho alem de mais caro eh complicadinho mesmo. E qt aos lisos,vc deveria ter usado a tecnica de taponee...que nada mais eh do que utilizar uma esponja e ir batendo a tinta de leve como se fossem varios carimbos...e no olhometro vai preenchendo os vazios.. pelo menos ha 22 anos era assim q faziamos!

    bj de novo anonima roberta

    ResponderExcluir
  17. Ahá! Sabia que era vc, Roberta!

    Pois é. Acho que devo mesmo me basear nas cores dos azulejinhos. Ainda assim, tá difícil. Tô achando que vou manter o branco ou algo clarinho. O pé direito da cozinha acabou ficando mais baixo do q eu imaginava, então se eu a fizer muito colorida, vai ficar sufocante.

    Poooooxa! Eu lá sabia que vc já tinha pintado porcelana??? Se soubesse, tava com meio caminho andado. Foi muito difícil conseguir qq tipo de informação. Na internet não tem nada que preste, acredita?

    Saudadessssss!!! beijosss

    ResponderExcluir
  18. Orgulhooooooooooooooooooo da minha APSFJFL!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Eeeeeeeeee!!! APSFJFL, eu é que tenho orgulho de ser sua amiga!!!

    beijossssss

    ResponderExcluir
  20. Oi Bianca, sou eu a outra prima metida!
    Adorei os azulejos, mas vc também poderia ter mandado imprimir em plástico colante a estampa q vc quisesse.... aí era só colar no azulejo e pronto!
    Se bem q artesanato é um môlho muito especial...
    Concordo q vc deveria usar uma das cores dos azulejinhos!!!
    Bjs mil da Patrícia

    ResponderExcluir
  21. Oi Patrícia,
    Não tinha pensado na opção dos adesivos. Mas será que não descolariam depois de um tempo?
    Pois é, tô pensando em paredes azul clarinho... Ai, dúvida!

    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá. To conhecendo esse blog hoje e do de cara com essa idéia que eu tambem tive, só que não executei pois ainda não iniciei nem a construção. Eu falei pro meu marido que queria a parede com azulejos coloniais. mas são super caros e tal. Então achei uns moldes de desenhos coloniais e disse pra ele que já tinha me resolvido (pq eu me viro pra deixar o caro barato ;P) que iria pintar e ia ser super tranquilo. Rsss.. agora to vendo que não vai ser do jeito que eu pensava. Mas do mesmo jeito ficaram otimo e concerteza eu usaria a idéia de que eu queria que ficassem bem rusticos. Beijos e boa reforma! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Realmente não é tão simples assim... A parte mais chata é acertar na cor e arrumar um lugar pra queimar a cerâmica. Senão a tinta não fixa. Uma outra ideia é vc catar azulejos antigos em lojas especializadas nisso. Pode ser que vc ache algum que te agrade e não chegam a ser tão caros. Enfim. Não desista!
      beijos!

      Excluir
  23. rsss.. passei o olho no projeto da sua cozinha e é igual a minha. Essa bancada próxima a janela com o fogão ao lado e a pia do outro. Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! A planta dos nossos apês devem ser parecidas :)

      Excluir
  24. AMIGA FALE MAIS SOBRE COMO VOCE QUEIMOU SEUS AZULEJOS!!! POIS FICARAM LINDOS E VOU ME ARRISCAR COMO VOCE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a queima dos azulejos não tem muito mistério, vc só precisa descobrir algum lugar perto de vc que faça isso. Acredito que nos locais que deem cursos de pintura em porcelana, eles devem saber onde encontrar um forno pra queima.
      A parte mais chata é encontrar a mistura perfeita do pigmento com os óleos. Isso é tentativa e erro, mesmo. Se eu tivesse feito um curso, com certeza teriam ficado bem melhor.
      beijos!

      Excluir
  25. seu azulejo ficou uma marmota ditado mineiro me desculpe por fovor mais e a pura verdade

    ResponderExcluir
  26. ola parabens pelas dicas,,,depois destas pinturas tiveram outras,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Não precisei mais pintar azulejos ou qq outra coisa de porcelana. Obrigada pelos parabéns! Bjos

      Excluir
  27. Parabéns pela iniciativa, o importante realmente é nao desistir!

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...