quarta-feira, 27 de julho de 2011

As vigas (e colunas) que atrapalham nossas vidas - capítulo 3

Promessa é dívida, então vamos lá. Neste post terei a honra de apresentar a vocês todas as vigas que foram descobertas durante o quebra-quebra.

Bom, o maior problema num imóvel lotado de colunas e vigas, é que elas se transformam em obstáculos para passagem de canos, cabos e fios. Acontece que, nos idos de antigamente, as pessoas não precisavam de tantas tomadas quanto hoje e nem tinham internet, tv a cabo e essas outras facilidades da vida moderna. Ou seja, vigas e colunas não eram obstáculos. Porém agora o são e como não queríamos passar cabos pelo chão, tivemos que fazer alguns malabarismos para conseguir distribuí-los melhor pela casa.

Fora o fato de que, em alguns casos, vigas e colunas acabam dividindo os ambientes. Nesse caso você escolhe se rebaixa tudo que é teto ou se usa essa característica a seu favor.

Veremos neste post e em outros da série, quais as soluções que encontramos para contornar esses obstáculos.


~ ~ ~ ~ ~ ~  Vigas e colunas na sala - caso 1  ~ ~ ~ ~ ~ ~

Como vocês podem ver na foto abaixo, Temos uma coluna entre a sala e o corredor do apê.  Percebam que, para passarmos os cabos, que vem do final do corredor para o outro lado da sala, precisaríamos furar a coluna. O que não é possível. Coluna não se fura.

Ah, sim! Coluna chama viga e viga chama coluna. Então, pra piorar nossa situação, encontramos também uma viga atravessando a parede desta coluna de fora a fora. Ela fica a mais ou menos 2,40m do chão. Perceba como o buraco na parede pára à certa altura. Nada de passar cabos mais altos por ali.


Solução: Até a altura da faixa vermelha da foto abaixo, faremos um rebaixo de gesso. Assim o conduíte pode subir até essa altura e ficar escondido atrás do rebaixo.


E aqui você vê, em rosinha, o rebaixo por onde passarão os conduítes e poderão atravessar a sala. (A cor rosa, foi somente colocada aqui para destacar o rebaixo na imagem. Não será desta cor, ok?)




~ ~ ~ ~ ~ ~  Vigas e colunas na sala - caso 2  ~ ~ ~ ~ ~ ~

Em outra parte da sala, temos as famosas vigas e a coluna que dividiram o ambiente e acabaram por definir onde ficaria meu living, o escritório e a mesa. Veja aqui. Reparem como essas vigas tem alturas diferentes. O.o 





E pasmem! As vigas não são grudadas na coluna!!! Vou precisar engrossara coluna até que ele encoste nas vigas. O_O



Solução: 
Pra passarmos os cabos do lado direito para o esquerdo da sala, a idéia inicial era fazer uma prateleira como na imagem abaixo. Os conduítes ficariam escondidos acima dela. (Mais uma vez, esqueçam a cor rosa!). 


Acontece que, pela altura da prateleira, ela não seria suficiente para esconder os conduítes. Olhando de longe, eles ficariam visíveis. Acabamos mudando de idéia e resolvemos  preencher a base das vigas com uns 4 cm de gesso (ao invés de elas ficarem com altura de 75cm, ficarão com 79cm). Desta forma, os conduítes passarão por dentro desse preenchimento. Depois, se eu quiser colocar prateleira, eu decido.



~ ~ ~ ~ ~ ~  Vigas e colunas na sala - caso 3  ~ ~ ~ ~ ~ ~

Bom, essa viga aí abaixo dispensa maiores comentários. Já é nossa conhecida e teve post próprio.




~ ~ ~ ~ ~ ~  Vigas e colunas na sala - caso 4  ~ ~ ~ ~ ~ ~

E pra encerrarmos a apresentação das colunas e vigas da sala (ainda estamos apenas na sala!), mostro a vocês mais uma parede cheia delas! Veja que confusão! Como fazer pra passar os cabos de um lado ao outro desse portal?


Solução: Aqui não teremos outra opção a não ser passar os cabos pelo chão mesmo. Os conduítes atravessarão o portal pelo piso (aliás ali não temos tacos. No chão do portal - que era uma porta de quarto - ficava um trilho pra porta de correr, colocaremos uma soleira de madeira nesse buraco) e quando chegar na parede, tiraremos os tacos bem próximos à parede, que será, então, escavada abaixo da vida. Desse jeito passa bem um conduíte.

Não falei que reforma era igual a um quebra-cabeças? Aguardem os próximos capítulos!

8 comentários:

  1. Vixi... Santa Maria das Vigas hein... rsrsrsr Então, elas atrapalham mesmo, assim como as colunas. Mas não tem jeito, aquilo que é estrutural, estruturado está! O jeito é fazer o que vc está fazendo mesmo, adaptando, cobrindo com gesso... Mas olha, parabéns pela coragem, a mexida ai está sendo grande hein! Boa obra!

    ResponderExcluir
  2. Oi oi,
    É claro que essas vigas não eram muito bem vindas, mas no final, me ajudaram a ter novas idéias. Acho q vai ficar legal!
    beijos e valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Vixi na minha obra o predeiro passou os canduites por dentro das colunas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que perigo! Não sei se você sabe, mas toda obra atualmente precisa de um engenheiro acompanhando. A sua não teve esse acompanhamento?
      Bjos!

      Excluir
  4. No meu caso foram reclamar no prédio para a síndica, que o meu apartamento estava com vazamento, prejudicando assim o vizinho do andar abaixo. Ao verificar tal situação, fui neste imóvel previamente combinado é fotografei a viga que estava com um vazamento até fraquinho porém acreditem, quebraram uma viga no banheiro para colocar uma tubulação de água dentro das coluna e um lindo espelho q recobre está viga, afixado por parafusos enormes e o culpado sou eu 🤗 do andar acima. Por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que perigo! Quebrar uma viga pra passar tubulação! Isso é um perigo pra estabilidade do prédio! Tem que denunciar o seu vizinho!
      bjos

      Excluir
  5. Parabéns pela criatividade. E o principal, respeito aos sistemas estruturais.
    Att,

    Eng.Civil Thiago Pacheco
    eng.thiagopacheco@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Thiago, não tem como não respeitar os sistemas estruturais. Ninguém quer teto caindo sobre sua cabeça, né? Que bom que gostou do post! Abraços!

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...