terça-feira, 26 de julho de 2011

Botando os pingos nos is

Percebi que temos mania (pelo menos eu tenho) de chamar todos os funcionários de uma obra de pedreiros. Quebrou alguma parede, passou algum cano, colocou algum piso ou azulejo, é pedreiro!

Até que me dei conta de que o povo lá da obra só chamava de pedreiro o cara que levanta as paredes. O.O Jura??? Pois é... Juro!

Então resolvi passar a usar os nomes corretos pra cada função e achei que isso viraria um post interessante. Pra muita gente esse texto vai soar bobézimo. Paciência! É o que temos pra hoje :P

Mestre-de-obras: Costuma ser o cara mais safo. O que manda e desmanda. Geralmente é com ele que você negocia, é ele que chama o resto da galera e define quem faz o que. E ele acaba sabendo um pouco de tudo também.
Ah, sim! Alguns são bem nariz empinado, se acham os donos da sua reforma. Frequentemente não vão atender a seus telefonemas e dividirão sua obra com mais umas 5 ou 6. Então, mantenha-se firme e mostre que ele é o mestre da obra, mas o dono é você!
Por enquanto estou dando sorte. O Ari, o chefe da galera, é muito gente boa, paciente e saca do riscado. Sua equipe também é ótima. Não tenho do que reclamar.

Pedreiro: Pra minha grande descoberta, pedreiro é o cara que levanta as paredes e faz o emboço. Segundo o dicionário Aulete é o "Operário que se dedica a obras de alvenaria; ALVANEL". Já é hora de parar de chamar todo mundo de pedreiro, hein dona Bianca!

Eletricista: Esse é fácil, né? É o responsável pelas ligações elétricas e passagem dos fios. Simples assim.

Encanador (ou Bombeiro Hidráulico aqui no Rio): O nome também já diz tudo, o cara que cuida do encanamento, logo, faz toda parte hidráulica da obra.

Azulegista: Esse é o carinha que coloca os azulejos. Pois é, existem especialistas nisso. Até porque não é nada fácil colocar um piso ou um azulejo certinho no mesmo nível, tá?

Carpinteiro e Marceneiro: Pra minha surpresa, já vi pessoas falando que carpinteiro e marceneiro não são a mesma coisa. Os dois trabalham com madeira, mas pelo que consegui entender, o marceneiro seria um carpinteiro mais refinado. Consultando as definições no dicionário não percebi essa diferença entre os dois, mas acho que para o senso comum, ela existe.
Atualização em 02/05/2013 - dica do leitor Magnun
marceneiro: fabrica móveis em geral feitos de madeira;
carpinteiro: trabalha com a madeira na construção civil. (telhados, caixarias, etc...)
Valeu, Magnun!!!

Gesseiro: Esse é o cara que faz todo o trabalho com gesso. Normalmente a gente pensa em rebaixos e sancas, mas o trabalho dele pode ir muito além. Dá pra fazer nichos, recortes das paredes e até móveis.

Sintequeiro: Nem sei se essa palavra existe, mas é como costumamos chamar o profissional que faz o sinteco. Ele também repõe tacos quebrados e acerta desencontros de tacos. Mas é importante certificar-se de que o cara sabe assentar o piso direitinho, senão você acaba com vários morros e ladeiras na sua casa.

Pintor: Esse dispensa maiores explicações, né?

Pois bem, fora essa pequena listinha, durante uma reforma você vai descobrindo milhões de outros especialistas. Até mesmo dentro das diferentes funções, você vai encontrar pessoas mais ou menos especializadas em uma ou outra tarefa. Tem o cara que traz a ligação trifásica da rua pra sua casa (sabia disso???), o outro que coloca a louça e os acabamentos de metal muito melhor que os demais, tem o carinha que rejunta muito bem e por aí vai.

É ou não é um admirável mundo novo?

8 comentários:

  1. ai no Rio encanador não é "bombeiro"?

    ResponderExcluir
  2. Oi Christian,
    Tb chamamos encanador de bombeiro aqui no Rio. Eu ia colocar encanador/bombeiro, mas acabei esquecendo. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca(acho que é esse o nome), achei o blog por acaso e adorei. quantos nomes de profissionais, acho que é por isso que tudo é pedreiro, é mais fácil rsrsrs. Menina que mudança nesse apê, nem parece o mesmo. To seguindo seu blog pois gostei muito,
    Xerus

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, meu nome é Bianca mesmo, acertou :)
    Tb dei uma olhada no seu blog. Super reforma, hein? Boa sorte!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, Bianca, o nome do encanador carioca é até mais pomposo, com direito até a sobrenome: Bombeiro Hidráulico! :)

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Renato. Tinha me esquecido desse detalhe importantíssimo! Vou, inclusive, atualizar o texto! bjos

    ResponderExcluir
  7. Meio tarde para a definição de marceneiro/pedreiro, mas ai vai...
    marceneiro: fabrica moveis em geral feitos de madeira;
    carpinteiro: trabalha com a madeira na construção civil. (telhados, caixarias, etc...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magnum, super obrigada pela dica! Vou atualizar o post! Antes tarde do que nunca :)
      Abraços, Bianca

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...