sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Batendo o nível

Gente, eu ia escrever todo um post sobre como bater o nível. Pra me inspirar resolvi dar uma olhada no meu antigo blog, onde já havia escrito sobre isso, e percebi que o texto lá tinha ficado excelente. As fotos, inclusive, estavam melhores que as atuais. Como eu estou com uma enorme preguiça hoje (quem passa por reforma, sabe que isso acontece com frequência), resolvi replicar o outro post aqui. Assim, os leitores do Reforma Reforma, que ainda não conhecem esse fantástico e ultra moderno método, também ficam por dentro.

E lá vamos nós!

Imagine a seguinte situação: o seu pé direito tem, digamos, quase 3 metros de altura e você quer rebaixá-lo em 15 centímetros, para embutir as luminárias. Como é que o seu gesseiro faz pra que o teto de gesso não fique torto? Não, ele não sai esticando a trena em cada canto da sala, do chão até a altura que você quer que fique o teto. Não. Ele bate o nível!

Aí você me pensa: “Ahhhhhh! Lógico! Ele bate o nível! Eu ia justamente responder isso!”

Bom se você ia responder isso, já deve ter passado por alguma obra na vida, é engenheiro, arquiteto ou coisa do gênero. Pois antes dessa reforma, eu não tinha a menor idéia de que isso existia. Então praqueles que estão na mesma situação que eu estava, eu explico como se faz pra bater o nível.

Primeiro você vai precisar de uma mangueira. Sim, uma simples mangueira cheia de água. Nada de apetrechos tecnológicos com sensores infravermelhos, uma simples mangueira cheia de água é o material usado. Ah, sim, você vai precisar também de um metro ou trena e um lápis ou caneta para riscar a parede. É, você vai fazer um risco horizontal de 1 ou 2 cm na sua parede, na altura que lhe convier.

Parede riscada, você agora encosta a mangueira junto da marcação feita. Pega, então a outra ponta dela e a estica até, digamos, a parede oposta do seu aposento. Geralmente o nível é batido por duas pessoas, tá?

Edinho nivela a água dentro da mangueira com o risco feito na parede.

Continuando, a primeira pessoa, que está segurando a mangueira próxima ao risco, nivela, então, a altura da água que está dentro da mangueira com a altura do risco na parede (ver foto acima). Quando a água estiver paradinha, no mesmo nível do risco (ahá! Por isso que dizemos “bater nível”!), a segunda pessoa encosta a outra ponta da mangueira na parede oposta e aguarda até que a água do outro lado pare de se mexer. Quando a água estiver paradinha, pimba! Ela faz um outro risquinho naquela altura. Pronto! Está batido o nível! Você tem dois riscos, exatamente na mesma altura em relação ao chão.

Edinho e Seu Eduardo felizes nos mostrando como se bate o nível

Existe, logicamente, uma explicação física para esse método, mas não quero entrar nesses pormenores agora, até porque não saberia explicar. Fiquei apenas me perguntando, se nos países chamados desenvolvidos, eles ainda usam uma mangueira com água pra medir alturas e achei a idéia meio absurda. Tinha certeza de que eles teriam aparelhinhos eletrônicos, cheios de guéri-guéri, que apitavam ou acendiam luzes quando à determinada altura do chão. E sabe do que mais? Descobri que esse é um método utilizado mundo afora. Mas também, é tão simples e eficaz. Pra que complicar, né?



2 comentários:

  1. gostei muito em saber, vou tentar fazer eu mesma o revestimento da minha varandinha.

    ResponderExcluir
  2. Que coragem! Mas sabe que às vezes me irrito tanto com os pedreiros que tenho vontade de fazer as coisas no lugar deles? Boa sorte! beijos!

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...