quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Colocando azulejos

Não é a minha intenção, com esse post, dar uma aula de colocação de azulejos. Até porque não sou nenhuma especialista. Mas, nada me impede de compartilhar com vocês algumas coisas que ando aprendendo na prática, né? Então vamos lá!

Pra começar você terá que decidir se quer a colocação dos azulejos começando pelo teto ou pelo chão. É bem provável que você tenha que fazer essa escolha, porque raramente a altura dos azulejos preenche direitinho a da parede. Então você terá que escolher se quer o azulejo cortado próximo do chão ou do teto. Normalmente a gente coloca o pedaço menor no chão, porque essa parte fica escondida pelo piso, que entra por cima. Decidido isso, o azulejista conta de cima pra baixo, quantas peças de azulejo cabem inteiras na sua parede e calcula o quanto tem que cortar da peça que ficará menor.

Tudo medido, o azulejista monta, então, um calço com pedaços de madeira, sobre o qual ele irá apoiar a primeira fileira de azulejos inteiros. Veja na foto abaixo.


"Mas por que ele usa um calço ao invés de já começar com os azulejos cortados mesmo?" Essa foi a pergunta que eu me fiz. A resposta é simples: pra que os azulejos fiquem todos nivelados com o chão, o azulejista precisa ajustar o calço. Um pouquinho mais pra cima num canto, um pouco mais pra baixo no outro. Afinal, nenhum chão é super reto. Se ele cortasse os azulejos logo numa altura definida, corria o risco de cortar torto e jogar material fora. Com o calço de madeira, ele tem a flexibilidade de ajuste da posição dos azulejos.

Calço no lugar, ele começa a revestir a parede de baixo pra cima. Iniciando pela segunda fileira, apoiada no calço, ele segue até o topo. Por último, coloca os azulejos da primeira fileira, próxima ao chão.

Para que os azulejos fiquem bem colocados, o correto é que se passe massa na parede e nas peças. Com a ajuda de uma desempenadeira dentada, o azulejista faz ranhuras na massa, para que sua aderência seja melhor.

Apresentamos a desempenadeira dentada!

Detalhe importante: O sentido das ranhuras da parede deve ficar perpendicular ao das ranhuras do azulejo, como você pode ver na foto abaixo (ranhuras da parede estão na vertical e as do azulejo, na horizontal):

Esse é o Denilson, nosso azulejista. Se quiser o contato dele, deixe um comentário aqui no blog.

Quando o azulejista teima em não colocar massa na parede e no azulejo, o resultado é que a massa não se espalha de maneira uniforme. Na foto abaixo você vê o que acontece quando a massa não fica bem assentada. As manchas claras são os espaços onde a massa não pegou na parede. Esse espaços ficariam ocos, facilitando a quebra do azulejo. Se isso acontecer no piso, então, é prato cheio pra rachaduras.


Dependendo do tipo de azulejo comprado, o espaçamento entre eles varia. No caso ilustrado, temos um revestimento retificado. Ou seja, sua borda tem uma quina viva. Já os azulejos chamados bold tem suas bordas arredondadas (Mais explicações sobre diferentes bordas de azulejos e pisos, nesse blog). O espaçamento entre peças usado na colocação de azulejos retificados costuma ser menor (aqui a distância foi de 1mm). Fique atento a essas especificações. 

Tá, mas como é que eu sei que entre um azulejo e outro eu tenho exatamente 1 ou 2mm? Fico medindo com a régua? Nã-nã-ni-nã-não! Você compra os espaçadores, que nada mais são do que pecinhas de plástico em forma de cruz, que você encaixa entre uma peça e outra. Fotos abaixo!

Espaçadores de 1mm

Espaçador encaixado entre azulejos

Legal, legal! Mas ainda fiquei com uma dúvida, dona Biancolina! Como é que o azulejista corta os azulejos, pra revestir cantos menores? Ele usa um cortador de azulejos! Oh!!!

Este é o cortador de azulejos. Ele possui uma ponta afiadíssima, presa a um braço que corre em linha reta. O azulejista marca a linha no azulejo e passa a régua!

Aqui você vê a ponta do cortador de azulejos. Nada mais do que um disco de metal bem afiado. Bem ao estilo cortador de pizza, saca?

E por fim, mas não menos importante, temos o acabamento das quinas. Se o seu azulejista é tão caprichoso quanto o Denilson, ele vai preparar os azulejos que serão colocados nas quinas das suas paredes. Repare na foto abaixo, que você não vê a borda de nenhum dos azulejos nessa quina. Como ele fez isso??? 



Com o uso da máquina que produz o som mais irritante de todos numa obra e que gera o pó mais fino do universo, a makita, o azulejista faz um ângulo de 45° nas bordas dos azulejos, assim ele consegue encaixar borda com borda no ângulo de 90°. Show, né?


Tcharan!!! E aqui, o resultado da brincadeira!



29 comentários:

  1. Ficou lindo e parece muito bem colocado.Realmente é necessário arranjar um pessoa especializada porque azulejo mal colocado é o oh, porque depois de um tempo começam a cair, então já vem o transtorno que será...
    Beijos e adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Essa parte deve ser realmente feita com muito cuidado, caso contrário fica um horror. aqui em casa o mané que revestio o banheiro fez tanta besteira que já pensamos em até trocar a lajota do chão!!!!!!!!!!!!cuidado e atenção nunca são d+
    Xerus e o banheiro está ficando lindos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia! Adorei seu post! foi muito informativo e vou precisar de um bom azulejista, pois começarei a reforma do meu banheiro no inicio de Novembro e se puder me enviar o contato do seu eu agradeço!! Ele parece ser bem caprichoso!
    meu email é: davidlfsp@gmail.com

    Bjo e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. ebbaa....tava sem noticias suas..to adorando ..vou cutucar mais e depois escrevo!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Denilson e parabéns para você, que achou um verdadeiro Profissional!
    Eu gostaria do contato dele e do seu marceneiro. Vc ainda tem meu email?
    Beijos Erica

    ResponderExcluir
  6. Seu azulejista tá de parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Estou conhecendo hj o seu blog e adorei estas dicas, pois estamos de ape novo e vamos começar a procurar tudo sobre reoforma. Muito obrigada pelas dicas e pelas fotos, muito bem explicadíssimo!Que show ficou o resultado final... aquele detalhe das quinas nunnnnnccccccaaaaaa passou pela minha cabeça, eu que já reformei o antigo banheiro de casa e ficou muito mal feito...

    ResponderExcluir
  8. Ola estou conhecendo hj seu blog, gostaria do contato do azulejista, o meu colocou tudo torto. Meu email é s.f.pierotti@uol.com.br. Muito obrigada por compartilhar os seus bons profissionais. Silvia

    ResponderExcluir
  9. Muuuito obrigada por este seu post, agora com todo este argumento, vou poder chamar a atenção de um azulejista aqui que já esta começando a me dar prejuizo. Se teimar em fazer errado, tchau, vou procurar um melhor.

    ResponderExcluir
  10. oi me nome é Rayane e estou fazendo uma reforma na minha casa, se puder passar o contato dele te agradeceria muito....meu email é: rayanemenezes@bol.com.br

    te agradeço

    ResponderExcluir

  11. Realmente um acabamento bem feito faz toda a diferença...A quina do meu banheiro não ficou tão legal...Mesmo olhando,reclamando pra caramba...bom gostaria do contato do seu azulejista.Ele é do Rio? meu e-mail é o m.marsanto@hotmail.com

    Obrigada,
    Marcia

    ResponderExcluir
  12. Concordo com tudo!
    O barulho da makita, a poeira fina,mas adoro ela...e uma COISA me chamou à atenção, que é a tal quina de 45º que seu Denilson fez do azulejo? Gostaria muito de saber como ele fez isso. Já tentei fazer, mas não consegui bolar uma guia para isso. Poderia ensinar?
    Eu amei a quina do seu banheiro!Semana que vem vou revestir o banheiro da minha mãe sozinha (com minha Makita é Claro!).
    Um abraço e parabéns ao Sr. Denilson...com certeza muito bom, poderia abrir uma empresa de consultoria nesse ramo.
    Sandra Souza
    Rio das Ostras/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra,
      Acredite se quiser, mas a quina de 45º ele faz na mão mesmo. Nada de gabarito. Se não me engano, ele prende o azulejo e manda ver com a Makita. Anos de prática... Infelizmente, apesar de ser um profissional muito jeitoso, ele nos trouze outros problemas, então não o recomendo mais.
      Enfim, se vc encontrar algum tutorial sobre a quina, nos avise, que eu publico aqui!
      beijos!

      Excluir
  13. O acabamento do seu banheiro ficou perfeito mesmo, tomara que o meu consiga colocar assim. Ele garantiu ser bom no assunto.
    Li num comentário aqui em cima que você tem um marceneiro para indicar, vc é do Rio, né? Eu quero!
    bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise,
      Todos os contatos de fornecedores que indico, estão na página: http://reformareforma.blogspot.com.br/p/fornecedores.html
      O marceneiro q indiquei é bem básico. Ele fez as portas de correr e os armários do teto do corredor. É mais pra quebrar um galho. Se quiser um marceneiro bom mesmo, não saberia indicar... Tb estou à procura...
      bjos!

      Excluir
  14. as vezes a culpa da malcolocação sao daqueles q nao querem pagar o valor de mercado da mao d obra,a gente tem que ver os dois lados ok

    ResponderExcluir
  15. Haha nunca vi colocar azulejo começando pelo forro!

    ResponderExcluir
  16. Pois é o meu tambem começou...será que não é profisional!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Bia, Acabei de encontrar seu blog!! Também estou em obras! Lindo seu banheiro. Adorei sua forma de escrever!! Bjao

    ResponderExcluir
  18. Tá mas esse negócio de fazer o corte chanfrado (última parte, as quinas) é perigoso pois deixa o azulejo ou o porcelanato afiadíssimos e alguém pode se cortar.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria que o sr Denilson,entrasse em contato comigo, pelo email.fatimabatista3@hotmail.com ou pelo fone.2331-3541 sp.Tenho interesse nos seus serviços.Obrigada, aguardo contato.

    ResponderExcluir
  20. Ele coloca os azulejos sem tirar o nível das paredes? Primeira vez que vejo isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tira o nível, sim. Eu é que me esqueci de falar sobre essa primeiura fase da colocação. :)

      Excluir
  21. Bom dia Bianca
    Estou alucinada procurando um profissional para reformar meu banheiro. Voce podia me passar o contato do Sr. Denilson???
    Obrigada
    Rose - r_maktub@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Azulejo 30x60 qual tamanho do espaçador? Na caixa diz mínimo 5mm achei muito espaço e agora a parede está pronta. Fica muito feio?

    ResponderExcluir
  23. Azulejo na parede 30 x 60cm usei espaçador 5mm, conforme diz na caixa, achei muito espaço, fica muito feio?
    rosaligou@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso depende do tipo de azulejo. Se na caixa estava escrito 5mm, melhor seguir a instrução da caixa. Todo material se expande e contrai, por isso precisamos deixar espaço entre uma peça e outra. Se vc coloca os azulejos mais próximos do que deveria, eles podem trincar. Depois que o reboco for colocado, não vai ficar feio, não. Espero ter ajudado.

      Excluir
  24. Bom dia!

    Poderia me passar o contato do deilson? Meu email é brumvc@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Infelizmente não tenho mais o contato do Deilson. Abs., Bianca

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...