quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Comprando janelas


Toda reforma é um aprendizado. Principalmente se você não é do ramo. São tantas coisas que você nem sabia que existiam... Cada dia que passa, você descobre que nunca tinha pensado que teria que decidir pra que lado deve correr a janela da sua cozinha. Pois é. Hoje vamos falar sobre janelas!

Se a fiação e a hidráulica do apê estavam nas últimas, vocês não imaginam as janelas... Uma pior que a outra. Dá uma olhada no basculante que ficava no banheiro. Olha o estado do pobre!


E lá fui eu atrás de fornecedor de esquadrias de alumínio. Alumínio, sim! Pois não quero essa ferrugem de novo nas minhas janelas!

A experiência me ensinou o seguinte: quando se trata de qualquer tipo de serviço, peça indicação. Sim, senhores! Da última vez que resolvi entrar na primeira loja de rua que vendia janelas e fechar negócio, me ferrei de verde e amarelo.

Depois de muito perguntar (quem passa por reforma, vira o chato perguntador), consegui algumas indicações. Vieram, então, tirar as medidas. E começaram as perguntas:


- Aqui a senhora vai querer basculante ou Maxi-ar?
Pra quem não conhece, a janela Maxi ar abre para cima e tem um ferrinho que a prende na sua base aberta. Veja na imagem ao lado.

- Qual será a altura do fecho?
No centro da janela, você diria. Nem sempre, caros leitores. Nem sempre. Se sua janela de correr é muito alta, o fecho no centro dela ficaria inacessível. Principalmente se a sua janela fica sobre a bancada da cozinha, por exemplo. A profundidade da bancada te coloca mais distante ainda da janela e consequentemente, do seu fecho. Então, se o vendedor não te fizer essa pergunta, não se esqueça de apontar esse detalhe!


- A senhora quer que forneçamos as pedras?
Pedras? Mais que pedras? Janela tem pedra? A janela, não, mas o peitoril dela, sim! Normalmente os fabricantes das janelas costumam fornecer também o peitoril (cobram por isso, lógico). A vantagem é que a pedra vem no tamanho correto e é colocada pelo vendedor. A desvantagem é que a pedra que eles fornecem é o mármore, que é mais barato, mas dura bem menos que o granito e escurece logo. No meu caso, escolhi comprar os peitoris em separado e vou usar o granito branco itaúnas (imagem ao lado)



- Pra que lado deve correr a janela?
Essa me pegou de surpresa! Nunca tinha pensado nisso, até porque a janela vai correr pros dois lados. Mas... Ela terá 3 folhas, então eu tive que decidir se a folha que fica mais pra dentro do apê fica à direita ou à esquerda. Na imagem abaixo, a folha que fica mais pra dentro é a da direita, reparem:



- A senhora vai querer um quadro fixo ou basculantes na janela de correr?

Em alguns casos, é legal ter um quadro fixo ou basculante na sua janela. Quando ela é muito alta, por exemplo, um quadro fixo no seu topo, dá uma quebrada na altura. Já se ela for muito larga, costuma-se correr apenas com os vidros do meio, fixando as laterais.

Nos basculantes, costuma-se colocar um quadro fixo na base. E se você tiver um aquecedor ao lado da janela, vai precisar de uma quadro fixo com um furo no vidro para a passagem do duto. É obrigatório, tá?

Gosto de ter basculante no topo das janelas altas, porque se o tempo estiver quente com chuva ou muito frio você fecha as janelas de correr e abre o basculante apenas, tanto pra proteger o ambiente da chuva quanto pra deixar entrar algum ar. Ao lado a foto de uma janela com quadros fixos no topo.

Essas são algumas das dicas que anotei pra publicar aqui no blog. Se alguém se lembrar de mais alguma, pode deixar nos comentários! Todos nós agradecemos! :)

13 comentários:

  1. Me lembrei de um caso que ocorreu aqui em casa, como as janelas da cozinha e copa pegam muito sol pela manhã tivemos que colocar persianas, senão eu cozinhava junto com a comida no verão.. hehehe
    Então o rapaz que fez o orçamento perguntou que lado queríamos aquela cordinha de abrir e falamos qualquer lado nos dois casos, ele veio, mediu, olhou e concordou.. quando instalaram nos demos conta que a cordinha vai até o final da persiana, e que no lado que ficou ela estava em cima do fogão..imagina, não dava 1 dia para ela pegar fogo!! quando eu liguei para o cara do orçamento dizendo o que tinha ocorrido ele me diz "ahh mas vcs deveriam ter visto isso antes", eu respondi "mas quem tem experiencia nisso é vc não eu, foi para isso que vc veio na minha casa!" dai tiveram que retirar, arrumar e re instalar em outro dia.. por isso realmente é importante ter indicação (que não foi o meu caso) pois esses pequenos detalhes fazem TODA a diferença..
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Quantas duvidas néh... Nós estamos apanhando por que não sabemos que tipo de janela vamos comprar, e já esta chegando hora pra resolvermos isso.bjs

    ResponderExcluir
  3. kkk, pior que agente pensa que é só dar o tamanho da janela e pronto mas tem um monte de detalhe mesmo. tbm comprei pedras separadas pra escolher uma cor mais escura!!!!
    Xerus

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca, é a Erica! Que aula providencial sobre janelas! Eu já tinha parado para pensar bem sobre elas, mas não com tanta riqueza de detalhes... que fazem toda a diferença! Vc já pensou também nas janelas onde entram ar condicionados? Na bandeira ou quadro de cima, ou na de baixo?? Se mudarmos as janelas lá na minha avó, eu já pensei nisso, mas ainda não começou!
    E tem também um novo tipo de acabamento, que é um branco, de pvc, está sendo muito utilizado principalmente em construções novas. Eu acho muito chique, mas não sei muito mais sobre ele não.
    Quanto ao mármore branco, granito branco itaúnas, muito boa dica, mas tem que ver se não vai ser considerado como alteração de fachada, dependendo da cor que a pessoa escolher, tem que ficar atento!
    Ah, e tem também os vidros... duplos para não deixar a temperatura de dentro se misturar com a de fora, tem vidro fosco, tem vidro verde.......Muita calma nessa obra!
    Beijo

    ah, se vc puder, dê a indicação da loja onde vc contratou esse serviço, por favor.

    ResponderExcluir
  5. Muitas dicas por aqui, deveria ter te achado antes!!
    Bjo
    www.danifvieira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Roberta,
    Infelizmente esse tipo de erro é o que mais acontece, o fornecedor ou parece não ter experiência ou realmente acha que não é da conta dele te fazer todas as perguntas necessárias e quem paga o pato somos nós, clientes. Da última vez q comprei janelas sem indicação, me dei MUITO mal. Por isso que corri atrás de dicas de amigos.
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Viviane, são realmente muitas novidades, mas pelo menos o cara era experiente e soube me fazer as perguntas. Espero que dê tudo certo!
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, eu resolvi comprar as pedras separadas, pq sei que mármore não tem uma durabilidade tão boa. beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Érica, eu conheço as janelas em PVC, cheguei a fazer orçamento, mas são bem mais caras.
    Em relação ao granito branco itaúnas no lugar do mármore, acho que não tem muito problemas, porque é uma pedra bem clarinha e de longe (da rua) nem dá pra perceber que não é mármore, por isso não me preocupei com o padrão da fachada, até porque percebi que tem janelas de todos os tipos, então não deve rolar um rigor grande lá, não.
    Sobre cores dos vidros, não entrei nesse detalhe, porque queria tudo transparente mesmo. Só as do banheiro e cozinha que vou colocar mini-boreal. Aliás, muito bem lembrado! Fica pra um próximo post. E na sala vou colocar vidros duplos, pois o apê é de frente numa rua movimentada. Mas tb vou falar sobre isso depois. Ai, quanto assunto! bjos

    ResponderExcluir
  10. Dani, ainda tá em tempo de acompanhar o blog. Vem muita coisa por aí! Que bom que gostou! beijos!

    ResponderExcluir
  11. Bibs so uma lembrança: ao colocar as esquadrias pensa no espaço da futura cirtina persiana ou whatever... Assim fica embutida sem atrapalhar o resto. Na jan di banheiro entao eu recomendo p n ficar molhada! Bj

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar todos esses detalhes, são importantes.

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...